Falsa lasanha de beterraba e queijo cottage – light

quinta-feira, 09 de maio de 2013

Lasanha de beterraba com cottage_F&F

 

Ok, lasanha mesmo, de verdade, é aquela que tem um monte de camadas de massa, queijo, molho e tal (uma tentação), mas em dias de dieta quando a fome aperta e você não quer simplesmente misturar folhas com tomate e queijo o negócio é botar a imaginação para funcionar e foi assim que nasceu esta falsa lasanha de beterraba.

 

Beterraba é assim, há quem ame e há quem odeie. Eu faço parte do primeiro time, mas com um detalhe importantíssimo: beterraba pra mim nunca pode ser crua, acho horrível. Agora, uma beterraba cozida no vapor ou refogada com um temperinho de azeite e limão por cima é coisa divina! E beterraba com cottage, ou com tofu (que é outra opção deliciosa e totalmente vegan desta receita) combina demais! E quem foi que disse que comida de dieta precisa ser ruim, feia e sem graça?

 

Para quem está torcendo o nariz para a pobre da beterraba (mas riquíssima em nutrientes) eu digo que quando avisei pro marido o que teríamos para o jantar ele logo respondeu: mas será que isso fica bom mesmo? É que ele não é muito fã da dita cuja não, mas quando levei a belezinha montada no prato toda linda ele comeu tudinho e ainda pediu mais, depois de me dizer que estava tão gostoso que nem parecia comida light! Ó que coisa boa, pontinhos pra mim :)

 

LASANHA DE BETERRABA E QUEIJO COTTAGE – LIGHT

(serve duas pessoas)

 

Ingredientes:

  • 1 beterraba grande descascada e fatiada (lâminas mais finas)
  • 4 colheres (sopa) de queijo cottage ou tofu amassado
  • 1 colher (sopa) de pistache ou castanha de caju picada
  • 1 colher (chá) de azeite
  • 1 colher (chá) de suco de limão
  • pimenta e sal a gosto
  • folhas verdes para acompanhar (no caso usei mini agrião)

 

Modo de Preparo: Cozinhe as fatias de beterraba no vapor até que estejam macias – mas não deixe amolecer demais, é só para ficar al dente mesmo – e assim que cozinharem coloque em uma tigela com água gelada para cessar o cozimento. Misture o cottage ou o tofu com o pistache picado e tempere com azeite, pimenta e sal. Coloque no prato uma fatia de beterraba, depois uma camada da mistura de cottage ou tofu e depois repita as camadas. Finalize com um punhado de folhas verdes sobre a lasanha de beterraba e depois regue com o suco de limão, umas gotas de azeite, pimenta e sal. Sirva preferencialmente fria, mas se preferir aquecer leve ao forno por 10 minutos em 180º.

 

Dica: Esta lasanha de beterraba pode ser servida como entrada de uma refeição ou como prato principal, dependendo da sua vontade e da ocasião. Se for servir como prato principal fica bacana acompanhar de uma salada de grãos ou de uma porção de arroz integral. Para os que não dispensam carne esta receita também fica muito boa acompanhada de um filé de frango grelhado, peixe ou outra carne da sua preferência.

 

Bom Apetite!

 

 

Um comentário sobre “Falsa lasanha de beterraba e queijo cottage – light

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *