Bolo invertido integral de maçã com frutas vermelhas

segunda-feira, 06 de maio de 2013

Bolo upside dow integral de maçã_F&F

 

Sim, eu confesso que tenho uma queda por bolos de maçã, realmente são os meus preferidos, ainda mais quando se tem A receita perfeita para fazê-lo. No caso a receita perfeita é para o meu paladar, para a minha felicidade e satisfação, não tenho a presunção de que ela seja perfeita para todos, até porque como eu sempre digo, a democracia também é válida para a cozinha, o que me deixa muito feliz por poder “sair da caixinha” e não ficar presa a receitas exatas.

 

Este bolo aqui é especial porque ele é feito de forma invertida, ou seja, a parte que ficará na superfície do bolo depois de pronto é aquela que vai primeiro para a forma. Os americanos amam este tipo de bolo, e lá pra eles o nome desta delícia é Upside-down cakeGrande maioria dos cafés e confeitarias nos Estados Unidos tem sua própria versão do upside-down cake, então eu também  me senti à vontade para fazer a versão que mais me agrada.

 

Há tempos eu sonhava com um bolo invertido de maçãs e frutas vermelhas, e queria usar aquela receita clássica pra nós aqui no blog de Bolo Integral de Maçã com Aveia e Granola, mas desta vez eu adaptei para fazer a versão 100% integral, reduzi um pouco o açúcar e excluí a aveia e a granola. O resultado foi esta delícia que vocês estão vendo, um bolo bonito, com uma cobertura levemente caramelizada de maçãs e com uma massa integral escura e saborosa, bem pouco doce e nada enjoativa. Como vocês amam umas dicas eu digo que o mel e a canela são indispensáveis nesta receita, mesmo! E olha só que fofura, como fatiei as maçãs com casca e sementes, na hora de desgrudar as fatias da lâmina da faca as sementes ficavam e no lugar delas formaram-se estas lindas “florzinhas” naturais, por onde a massa penetrou e deixou o bolo todo floridinho. Fofura extrema né?!

 

BOLO INVERTIDO INTEGRAL DE MAÇÃ COM FRUTAS VERMELHAS

(um bolo alto na forma de 20cm)

 

Ingredientes:

 

Para a cobertura:

 

  • 2 maçãs vermelhas lavadas e fatiadas em lâminas finas
  • 1 maçã vermelha cortada em meia lua
  • 1 xícara (chá) de frutas vermelhas variadas (usei cerejas, amoras, framboesas e blueberries congeladas)
  • 1 colher (sopa) de açúcar demerara orgânico

 

Para a massa:

 

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo (pode mesclar com demerara se quiser)
  • 3 ovos
  • 1/3 de xícara (chá) de óleo de girassol
  • 1/2 xícara (chá) de leite (se preferir use desnatado ou sem lactose)
  • 1 colher (sopa) de canela em pó
  • 2 colheres (sopa) de mel
  • 1 colher (sopa) de essência ou extrato de baunilha
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 2 maçãs lavadas e bem picadas (com a casca)
  • manteiga para untar

 

Modo de Preparo:

1) Preaqueça o forno em 180º. Unte uma forma de buraco ou uma forma redonda lisa com manteiga e retire o excesso com um papel toalha. Forre o fundo da forma com a maçã cortada em meia lua e as laterais com as lâminas de maçã. Polvilhe sobre as maçãs do fundo uma colher de açúcar demerara e depois distribua as frutas vermelhas. Reserve.

Bolo upside dow integral de maçã preparo

2) Em um bowl grande misture os ovos com o açúcar e o óleo e bata bem até virar um creme bem homogêneo. Junte o leite, a essência de baunilha, a canela e o mel e misture novamente. Aos poucos misture a farinha de trigo integral já peneirando-a sobre o creme. Adicione uma xícara por vez, sempre peneirando e mexendo a cada adição. Por fim junte as maçãs picadas, o bicarbonato e o fermento e mexa com delicadeza para incorporar. Despeje a massa devagar sobre a camada de maçã e frutas vermelhas e leve para assar por 40 minutos em 180º ou até que a superfície esteja dourada e o palito saia limpo quando espetado dentro do bolo. Espere o bolo esfriar e desenforme sobre um prato, deixando a camada de maçãs por cima.

 

Bolo upside down  integral de maçã_2

 

 

Bolo upside dow integral de maçã

 

Bom Apetite!

 

17 Comentários para “Bolo invertido integral de maçã com frutas vermelhas

  1. G-ZUIS que bolo lindo!
    Vou fazer com com certeza… Bolo de maçã/banana são os meus favoritos, vivo fazendo versões diferentes (inclusive esse teu de granola e aveia).

    Arrasooooouuuu!

  2. Acho que esse vai rolar… Mas o que acontece quando faço bolos com a farinha integral que não crescem direito? Quando fizer esse, seguindo à risca, se ficar embatumado desisto de bolo integral rs! Gostei muito do blog… xonei!

  3. Gente, fiz esse bolo hoje e ficou maravilhooooooso! Até minha irmã que torce o nariz pras minhas receitas saudáveis ficou perguntando se era mesmo de farinha integral, porque tava muito bom. Rs. Olha, já fiz muitos bolos com farinha integral, mas esse ficou demais! Só pra constar, usei apenas 1 xícara para adoçar, sendo metade adoçante e metade mascavo com demerara :) Obrigada Fabi por compartilhar essas gostosuras com a gente.

    • Que ótima notícia Laíse! Muito obrigada, fico super feliz em saber que vocês curtiram o bolinho. Eu também amo esta receita de bolo integral e faço com várias frutas diferentes. Além de fácil é bem versátil ;)
      Beijos!

  4. Olá Fabi!
    Parabéns pelo trabalho, adoro o seu blog. As receitas são ótimas e o visual é incrível! Só passei para dizer que já fiz esse bolo maravilhoso muitas vezes e. Sucesso garantido! Obrigada. Abraço e muito sucesso para você.

  5. Bolo maravilhoso! Lindo e delicioso! Ótima receita. Fiz com amoras congeladas e ficou ótimo. Todos gostaram. Parabéns pelo blog. Vou fazer outras receitas. Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *