Arroz 7 grãos com mexilhões

sexta-feira, 17 de maio de 2013

16_05_2013_12_18_18

 

Eu amo frutos do mar e sempre que tenho oportunidade compro frescos, mas quando não consigo acabo comprando congelados mesmo. Hoje há boas marcas disponíveis no mercado, e os mexilhões por exemplo podem ser encontrados pré-cozidos e embalados a vácuo, o que conserva seu sabor, cor e frescor mesmo depois de congelados.

 

E foi numa dessas tardes mais geladinhas e cinzentas que me deu vontade de comer algo saboroso, colorido e com cara de praia ensolarada…hahahaha. Abri o congelador, bati os olhos no pacote de mexilhões e não tive dúvidas, eu os prepararia para o meu almoço solitário. Queria algo que não fosse tão calórico, mas a vontade por um arroz com mexilhões era imensa e a ideia não parava de martelar na minha cabeça, então como minha mente gordinha venceu eu procurei ao menos usar um arroz com muita fibra e mais saudável, e o escolhido foi o meu arroz do coração: 7 grãos! Como este arroz é bom! Dessa vez usei a versão com cenouras, mas qualquer um deles ficaria delicioso.

 

Para quem nunca usou mexilhões congelados eu digo que eles descongelam muito rápido e podem ser inclusive adicionados ainda congelados na receita. Outra dica importante é que o mexilhão não deve ser cozido por mais do que 3 minutinhos, caso contrário ficará borrachudo e sem gosto. Também por este motivo eu sempre prefiro deixar descongelar antes de usar na receita.

 

ARROZ INTEGRAL 7 GRÃOS COM MEXILHÕES

(para 1 pessoa)

 

Ingredientes:

  • 1/3 de xícara (chá) de arroz integral 7 grãos (usei com cenoura)
  • 1 xícara (chá) de água
  • 12 mexilhões (deixe uns 4 com a concha)
  • 1 pitada de açafrão da terra (cúrcuma)
  • 1 dente de alho bem picado
  • 1 colher (chá) de óleo de girassol
  • 1 punhado generoso de salsa fresca picadinha
  • pimenta e sal a gosto

 

Modo de Preparo: Refogue o alho no óleo de girassol até que esteja quase dourado. Adicione o arroz e dê uma breve fritadinha. Junte o açafrão e cubra com a água. Deixe ferver, reduza o fogo e cozinhe por 15 minutos com a panela semi tampada, ou até testar o grão e ver se está quase no ponto. Ajuste o sal e a pimenta a gosto. Junte os mexilhões, tampe a panela e cozinhe por mais 3 minutos. Desligue, salpique a salsa sobre o arroz (e se quiser regue com um belo fio de azeite) e sirva bem quentinho!

 

 

16_05_2013_13_39_33

 

Bom Apetite!

8 Comentários para “Arroz 7 grãos com mexilhões

  1. Oiii!!
    Amei a receita, sempre quis fazer mexilhões, mas não sabia como.
    Então, uma dúvida, você colocou mais água quando colocou os mexilhões na panela de arroz?
    Obrigada, adoro seu blog!
    beijos

    • Oi Sheila, eu não coloco mais água não, os mexilhões cozinham quase que no vapor, além do próprio calor da panela e do arroz. Beijos!

      • Ah, e não se esqueça de manter o fogo bem baixo quando acrescentar os mexilhões para não correr o risco do arroz queimar ok?

        • Obrigada pela dica!
          Vou fazer no fim de semana. Estou adorando estas idéias mais lights no seu blog, principalmente utilizando tofu.
          Menos caloria com mais sabor :)
          Beijinho

          • Oi Sheila, obrigada! Eu também amo as receitas light, e na verdade é o que eu como durante a semana, acabo deixando as massas, risotos e comidas com molho para o final de semana.
            Tofu é uma paixão pra mim, não pode faltar!
            Beijos

  2. Oi Fabiana! Conheci seu blog essa semana e estou apaixonada!!! Fiz esse arroz para o jantar e ficou delicioso. E para sobremesa, servi o sorvete de doce de leite. Obrigada por compartilhar essas comidinhas tão gostosas…. beijos, Daniela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *