Salada de Soja com Cenoura e Vinagrete

quinta-feira, 04 de abril de 2013

Salada de soja_F&F

 

Esta saladinha além de ser super saudável é também muito saborosa e refrescante. Apesar de muitos terem preconceito com a pobrezinha da soja eu gosto bastante e em casa consumimos muito, e não é para levantar nenhuma bandeira de “ser ou não ser natureba” como alguns gostam de dizer, mas sim por achar saborosa, nutritiva e versátil para usar em infinitas receitas.

 

Um dia, há uns bons 10 anos atrás, eu também já tive preconceito com a soja, até o dia em que por insistência de uma amiga provei a soja que tinha sido cozida junto com o feijão que todos os brasileiros conhecem. Eu achei tão bom, mas tão bom que acabei aprendendo a fazer o tal feijão com soja e de lá pra cá muitas outras receitas com soja passaram pela minha cozinha, mas confesso que a minha preferida é esta aqui: salada de soja! E quanto mais geladinha estiver melhor!

 

Para quem não tem muita intimidade com a soja precisa saber que a soja em si é esta aqui que parece mesmo um feijão, não apenas na semelhança mas também na textura, mas há também os produtos derivados da soja, categoria em que entram as “carnes de soja” (proteína vegetal texturizada), os queijos de soja (tofu), leites de soja, iogurtes e por aí vai. Hoje em dia é possível inclusive encontrar a soja em grãos já cozida e embalada a vácuo para preparo imediato. Esta receita aqui, por exemplo, pode perfeitamente ser preparada com a soja pronta para consumo, comprada embalada a vácuo, o que reduz muito o tempo gasto no preparo.

 

Gente, soja é bom, basta preparar com capricho como qualquer outro ingrediente. Um erro muito comum que eu vejo algumas pessoas cometendo é pensar “ah, soja é ruim mesmo então não há muito o que fazer…”. Eu não concordo com isso, acredito sim e aceito que há diferentes paladares e algumas pessoas definitivamente não gostam, mas há também aqueles que nem chegam a provar e já saem fazendo campanha contra. Então, quer saber de uma coisa? Deixa esse monte de bobagem pra lá, vai preparar esta saladinha delícia e depois me conta se soja é tão ruim assim como tanta gente fala.

 

SALADA DE SOJA COM CENOURA E VINAGRETE DE LIMÃO

(para 2 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) bem cheia de soja em grãos já cozida* (leia a dica abaixo)
  • 2 tomates maduros bem picados
  • 1 cebola pequena bem picada
  • 1 cenoura grande descascada e ralada
  • 1 punhado de salsa fresca picada
  • suco de 1 limão
  • pimenta e sal a gosto

 

Modo de Preparo: Num bowl misture o tomate, a cebola, a salsa picada e a cenoura e tempere com azeite, limão, pimenta e sal a gosto. Misture bem. Por fim junte a soja cozida al dente e mexa delicadamente. Leve para gelar até o momento de servir. Se preferir sirva acompanhada de folhas verdes variadas.

 

Dica: COMO COZINHAR A SOJA EM GRÃOS?

Lavar a soja com água gelada e deixar de molho em água fria de um dia para o outro, ou por no mínimo 6 horas. Se você preferir a soja sem a casca basta esfregar a soja entre as mãos após ter ficado de molho pelo tempo recomendado e depois peneirar a casca que estará na superfície. Se quiser passe novamente a soja por água corrente num escorredor (eu prefiro sempre deixar as cascas). Após escorrer a soja que ficou de molho coloque numa panela de pressão, cubra com água até passar 4 dedos do volume da soja no fundo da panela, tampe e deixe pegar pressão. Depois que pegar pressão abaixe o fogo para o médio e deixe cozinhando por 15 minutos. Os grãos não devem ficar desmanchando, apenas macios mas ainda al dente. Abra a panela e verifique se os grãos estão cozidos, caso ainda não estejam termine o cozimento com a panela destampada até o ponto desejado. Depois use na receita desejada.

 

Bom Apetite!

8 Comentários para “Salada de Soja com Cenoura e Vinagrete

  1. Olá, adorei fiz e ficou muito boa…aprovada. Eu tbem costumo usar bastante soja aki em casa, mas acho muito trabalhosa…não sabia que encontra- se grãos de soja ja cozidos e embalados à vácuo…
    Onde encontro, morei no Japão por 12 anos e lá é muito comum encontrar em qqer mercadinho. Voltei a pouco e ainda não encontrei em nenhum grande mercado, e olha que moro em Sampa. Será que não to sabendo procurar direito??
    Se puder me responder agradeceria muito…

  2. Olá, o mesmo raciocínio de preparo com soja pode ser aplicado ao feijão? Adoro feijão, ainda mais salada! Não que eu não goste de soja. Vou experimentar!

    • Makaê, você pode preparar esta mesma receita substituindo a soja por feijão. O feijão fradinho em especial é muito bom para saladas, e com esta vai combinar super bem! Depois me conta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *