Quibe de soja recheado com ricota temperada

terça-feira, 16 de abril de 2013

Quibe de soja recheado_F&F

Há tempos que eu queria trazer pra vocês esta receita de quibe de soja recheado que eu tanto gosto, mas toda vez que eu fazia ou me esquecia de fotografar ou tinha preguiça mesmo (rsrrs), até que outro dia eu estava com bastante tempo e deu certo de tirar umas fotos desta deliciosa receita para publicá-la por aqui.

 

Ah, já sei, você vai me dizer que já provou quibe de soja em algum lugar por aí e estava sem graça, sem tempero, pálido e etc., mas novamente eu digo que o sucesso da receita depende do tempero e isso não é válido apenas para a proteína de soja, mas para toda e qualquer receita. Já cansei de falar aqui que não é porque a comida não tem carne que ela precisa ser ruim, e quem diz isso é porque nunca se comprometeu em fazer algo bom de verdade que não leve carne.

 

Eu gosto de carne, com certeza, mas também gosto de alternar os dias de carne com os dias sem carne e desta forma tornar minha alimentação mais leve e mais equilibrada. Depois que eu descobri as infinitas delícias que podem ser preparadas com a proteína texturizada de soja (entre elas este quibe é sem dúvida alguma o meu preferido) não me canso de fazer novos testes e experiências com ela. Este quibe aqui quando eu faço não sobra nada, nadinha mesmo! E para os que ainda tem um pezinho atrás com a PTS eu garanto que quem prova sem saber realmente não diz que este quibe não é feito de carne.

 

QUIBE DE SOJA RECHEADO COM RICOTA TEMPERADA

(serve até 4 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 1 e 1/2 xícara (chá) de proteína texturizada de soja granulada
  • 1/2 xícara (chá) de trigo para quibe
  • 2 colheres (sopa) de farinha de rosca
  • 2 ovos inteiros
  • 1 cebola bem picada
  • 2 dentes de alho bem picados
  • 1 colher (chá) de pimenta síria
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • sal a gosto
  • fatias de tomate para finalizar

 

Recheio de Ricota Temperada:

  • 1/2 pacote de ricota (aproximadamente 200g)
  • 4 colheres (sopa) de castanha de caju picada (ou amêndoas)
  • 2 colheres (sopa) de uvas passas
  • 1 colher (sopa) de maionese light (ou creme de ricota)
  • 1 fio de azeite
  • sal a gosto

 

Modo de Preparo: Hidrate a proteína texturizada de soja conforme as instruções da embalagem. Depois passe toda a proteína para um pano limpo, enrole e aperte bastante para que todo o líquido absorvido saia, ou coloque em um escorredor e aperte bem com as costas de uma colher. Feito isso coloque a proteína em uma tigela e junte o trigo já hidratado em água quente ou morna (o ideal é deixar o trigo bem soltinho sem nenhum excesso de água). Em uma frigideira refogue no azeite a cebola e o alho até que fiquem macios. Tempere a mistura de soja e trigo com este refogado e junte a pimenta síria e adicione sal a gosto. Por fim adicione os ovos e a farinha de rosca e misture bem para incorporar a formar uma massa com liga. Unte uma assadeira com azeite e coloque metade da massa no fundo, reservando a outra metade para a cobertura. Enquanto isso amasse bem a ricota e adicione as castanhas, as uvas passas, a maionese, o azeite e o sal. Misture e ajeite todo o recheio sobre a massa de soja que já está na assadeira. Cubra com o restante da massa de soja e depois com fatias de tomate maduro. Regue tudo com mais azeite e leve ao forno preaquecido em 180º por 30 minutos ou até que a superfície do quibe esteja douradinha. Sirva em seguida.

Quibe de soja_F&F

 

Dica: Para uma versão totalmente vegana apenas substitua os ovos da massa de soja por 2 colheres (sopa) de água na massa e substitua a ricota do recheio por tofu soft amassado e temperado com os mesmos ingredientes.

 

Quibe de soja recheado_F&F

 

Bom Apetite!

 

6 Comentários para “Quibe de soja recheado com ricota temperada

  1. Fabiana, esta receita é demais! Você tem razão, o tempero faz toda a diferença!
    A pimenta síria dá um sabor especial!
    Uma dica: eu retiro o excesso de água da proteína de soja com espremedor de batatas.
    Fica bem sequinha.
    Beijos, adoro seu blog.

    • Obrigada Silmara! A pimenta síria faz mesmo toda a diferença, eu concordo!
      Isso, pode usar espremedor de batatas sim, dá super certo! Em casa eu tenho um escorredor de silicone que é bem prático. Eu já deixo a proteína lá escorrendo e depois eu aperto das bordas dele e dou uma bela torcida e todo o excesso de água sai bem fácil pelos furinhos. Nem preciso sujar outro utensílio ;)
      Obrigada pela dica!
      Beijos!

  2. Seu site é um dos que eu mais gosto de culinária… E olha que sigo vários blogs. Suas receitas são super variadas, práticas… Parabéns!!
    :)
    Mas hoje meu (primeiro) comentário é só pra falar que eu adoro ver receitas vegetarianas por aqui… Fiquei com água na boca e já salvei essa receita pra fazer logo!

    • Oi Marina, muito obrigada!
      Pode ficar tranquila que as receitas vegetarianas são bem frequentes e sempre estarão por aqui porque em casa nós também amamos!
      Menina, você precisa muito fazer este quibe de soja, ele não só fica uma delícia como também é facílimo de fazer ;)
      Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *