Pão de Liquidificador sem Glúten e sem Lactose

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Pão sem glúten e sem lactose_F&F

Fazia muito tempo que leitores com intolerância a glúten e a lactose me pediam receitas especiais e alternativas isentas desses ingredientes para que pudessem usufruir mais do blog, mas eu confesso que tive que pesquisar bastante sobre o assunto, estudar, tirar minhas próprias conclusões, fazer alguns testes e é claro, recorrer a especialistas no tema que pudessem me ajudar nesta nova empreitada.

 

E pelas lindas coincidências da vida acabei conhecendo o querido e talentoso chef (além de coach em saúde e bem estar) Marcelo Facini, que tem vários cursos na área da gastronomia funcional, sendo que o principal deles foi concluído recentemente na Le Cordon Vert. O Marcelo me convidou ano passado para um jantar super especial na casa dele com cardápio 100% vegetariano e sem levar nada de glúten e nem lactose. Na época eu até contei um pouco sobre o jantar  aqui pra vocês. De lá pra cá o Marcelo se especializou ainda mais nesta área até que este ano publicou o excelente livro ” Um Brinde à Saúde sem Glúten e nem Lactose” onde conta sobre sua experiência de excluir tais elementos da alimentação, dá orientações claras sobre a mudança de hábitos alimentares e fornece algumas receitas do gênero também. Para quem quer se aprofundar mais no assunto eu recomendo demais este livro porque é ótimo mesmo!

 

Como o Marcelo é um fofo e é meu amigo ele gentilmente cedeu para o blog uma receita especialíssima que ele faz há anos – e que nem no livro está! – de um pão de liquidificador sem glúten e sem lactose que é absurdamente fácil e prático de preparar. Então a primeira receita do blog sem glúten e sem lactose é esta delicinha de pão que eu tenho certeza, vai te conquistar assim como conquistou a minha família. Todos os ingredientes podem ser encontrados facilmente em lojas de produtos naturais e conforme dica do próprio Marcelo o mais bacana desta receita é que você pode variar bastante acrescentando sementes, ervas, especiarias e castanhas na massa, dependendo da ocasião. Eu espero que os meus leitores especiais que sempre me pediram receitas assim fiquem felizes com a receita e prometo que elas aparecerão com mais frequência por aqui, agora com um pouco mais de conhecimento e prática sobre o assunto :)

 

Como o blog é baseado em receitas reais que são de fato reproduzidas aqui na minha cozinha e não uma “mera biblioteca virtual de receitas” (é gente, aqui se cozinha de verdade!), de nada adiantaria eu trazer a receita pra vocês sem tê-la executado antes, porque aí eu não estaria sendo honesta em dizer que é boa, que funciona e etc., e foi por isso que eu não trouxe antes, justamente porque eu gosto de testar e aprovar antes TODAS as receitas que passam por aqui. E é por isso que vocês sempre podem confiar, viu seus lindos?!

 

PÃO DE LIQUIDIFICADOR SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

(rende 1 pão de forma grande – forma de bolo inglês)

 

Ingredientes:

  • 3 ovos inteiros orgânicos
  • 3 colheres (sopa) de azeite de oliva (ou óleo de girassol ou de canola)
  • 1 caixinha (aproximadamente 200g) de creme de leite de soja
  • 1 colher (sopa) de açúcar demerara
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 xícara (chá) de farinha de arroz
  • 1/2 xícara (chá) de trigo sarraceno
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca
  • 1 colher (sopa) de fermento seco instantâneo (ou um saquinho de 10g)
  • 1 colher (café) de bicarbonato de sódio
  • 1 xícara (chá) de leite zero% lactose (ou leite de soja, ou de arroz, ou de amêndoas, ou de painço ou até mesmo de água se não encontrar nenhum deles)

 

Modo de Preparo: No copo do liquidificador colocar os ovos, o azeite, o creme de leite, o açúcar e o sal e bater bem. Depois abra novamente o liquidificador e junte a farinha de arroz, o trigo sarraceno, a farinha de mandioca e vá adicionando aos poucos o leite (ou água), mexendo com uma colher se precisar. Bater tudo novamente e por fim juntar o bicarbonato de sódio, o fermento e bater rapidamente (apenas pulsar) para misturar aos outros ingredientes. A massa fica bem líquida e lisa. Despeje a massa em uma forma de bolo inglês untada com azeite (ou óleo de girassol) e enfarinhada com trigo sarraceno ou com farinha de arroz. Deixe em um local fechado e morno (eu coloquei dentro do forno desligado) por uns 20 minutos até a massa crescer. Depois leve para assar por 30 minutos em 180º até que esteja completamente assado. Faça o teste do palito para se certificar que o pão está assado por dentro.

 

Dica: Esta massa rende bastante e cresce mesmo, então escolha uma forma grande de bolo inglês ou então divida em duas formas pequenas para não correr o risco da massa derramar enquanto assa.

 

Bom Apetite!

 

39 Comentários para “Pão de Liquidificador sem Glúten e sem Lactose

  1. Oi Amoré!
    O pão ficou com a cara boa heim… vou fazer no final de semana e te conto depois.
    Será que dá pra incrementar, tipo colocar uma colher de linhaça dourada ou castanhas e nozes?
    Beijo Grande =)

    • Dá sim Dani, com certeza. Eu inclusive dei esta dica no post, o Marcelo disse que fica muito bom se adicionar sementes, nozes, castanhas, ervas e até especiarias. Fica muito gostoso o pão, pode fazer que você vai gostar!
      Beijos!

  2. Por isso que adoro esse blog, vc é uma fofa!!
    Sou frequentadora assídua do blog, adoro ver suas receitas lights, embora quase nunca as faça. Descobri recentemente que tenho intolerância a lactose e de lá pra resolvi melhorar a alimentação e como tive que excluir leite e derivados, vou adorar suas receitinhas funcionais!! :*

    • Muito obrigada Bárbara! São recadinhos assim como o seu que me animam e incentivam a trazer sempre novidades aqui para o blog.
      Fico feliz que você possa aproveitar as receitinhas funcionais que agora serão mais frequentes por aqui ;)
      Beijos!

  3. Adoro receitas variadas , pois nós depois dos sessenta anos temos que comer saudável,fiz esse pão e coloquei até uvas passas sem sementes, gergelim, ficou divino! Obrigada pelas dica! bjus

    • Erli, que ótimo saber que você aproveitou e ainda deu um toque todo pessoal na receita. Este pão é mesmo muito versátil e só faz bem! Em breve trarei mais receitas sem glúten e sem lactose pra vocês, aguarde!
      Beijos

  4. desculpa, mas essa receita contem Gluten, o gluten é encontrado em trigo,aveia,centeio,cevada e malte, e a receita pede trigo, então nunca que esse pão é sem gluten u.u

    • Oi Suzane, o glúten de fato é encontrado nesses produtos que você menciona, mas se você procurar se informar vai entender que os celíacos podem sim consumir o trigo sarraceno que não lhes faz mal algum.
      Esta receita do chef Marcelo é aprovada por médicos e nutricionistas e por isso foi qualificada pelos especialistas desta forma.
      Pode fazer sem medo de ser feliz ok?
      Bjos

    • Suzane, para que você não tenha mais duvidas e não corra o risco de falar o que não conhece eu colo abaixo esta questão colocada no site da Acelbra (associação dos celíacos do Brasil):

      “Tenho visto que alguns produtos sem glúten incluem o trigo sarraceno. Será seguro?

      O trigo sarraceno não é de fato trigo, nem tão pouco um cereal. É 100% seguro para os celíacos, apesar do infeliz nome que tem. Da mesma forma existe outro pseudocereal de origem sul americana que não tem glúten. É a quinoa.”

      Se quiser tirar outras duvidas acesse este link aqui: http://www.acelbra.org.br/2004/faq.php

      Beijinhos!

      • Ainda não fiz essa receita, mas sobre essa questão do trigo sarraceno o que eu achei, nas informações vinha que o produto teria glúten pois a maquina usada era a mesma que embalava os produtos com glúten.

        • Gisele, também já comprei alguns em que o pacote dizia “pode conter glúten”, justamente por ser processado nas máquinas industriais que são as mesmas que processam farinhas algumas vezes. Mas como eu sempre compro o orgânico e de moinho de pedra sei que estes não tem problema algum, são mais puros e mais confiáveis.
          Para quem NÃO PODE ingerir glúten, o site da ALCEBRA tira esta e outras muitas dúvidas. Vale a pena dar uma olhada lá ;)
          Beijos

    • Oi Marcello, o trigo sarraceno também é conhecido como trigo mourisco e pode ser encontrado em lojas de produtos naturais.
      ;)

  5. Obrigada pela receita, vou testá-la, pq desejo emagrecer e continuar saudável sem glúten e nem lactose. Imagino que essa receita ficasse muito boa incluindo ervas finas (batidas no liquidificador) e azeitonas ou castanhas. Gosto muito de pão de ervas. Até agora não encontrei nenhuma receita de pão sem gluten q/ fosse saborosa, pela sua experiência, se colocarmos farinhas de linhaça, feijão branco e centeio , acha q/ conseguiremos um melhor sabor? Abraços Wilma

    • Wilma, eu acho que farinha de linhaça deixa tudo mais saboroso sim, e com certeza com as ervas este pão fica ótimo, eu já fiz esta versão com ervas e adorei! Mas em vez de bater tudo no liquidificador eu prefiro picar muito bem as ervas com a faca e depois misturar com a massa do pão antes de colocar na forma. Prefiro fazer assim porque eu gosto de ver os micro pedacinhos de ervas no meio do pão ;)
      Já a farinha de feijão branco e de centeio eu nunca testei nesta receita.
      Bjos

  6. Será que a fécula de mandioca no lugar da farinha de mandioca daria no mesmo?
    E se não colocar o trigo sarraceno fará muita diferença? A consistência dele é mais próxima à farinha de mandioca ou à farinha de arroz. Gostaria de testar sem ele.
    Gratidão por suas receitas ótimas.

    • Hilde, eu nunca testei com estas adaptações que você está sugerindo, mas imagino que talvez a fécula de mandioca possa ser usada no lugar da farinha de mandioca sim, precisa testar. O trigo de sarraceno é para ajudar na consistência e no sabor, mas a consistência dele não tem nada a ver com a farinha de mandioca ou com a farinha de arroz, ele lembra mais aquele triguilho usado para fazer quibe, sabe qual é? Mas sendo esta uma receita sem glúten não dá pra usar o triguilho…
      Beijos

  7. …faço pão de batata com farinha de arroz e fécula de batata, será que substituindo o trigo sarraceno pela fécula dá certo??

    • Eu nunca testei Mara, sempre que faço a receita faço desse jeito, então eu não posso te garantir o resultado.
      Só testando mesmo pra saber.

  8. Olá tudo bem? Estou pesquisando a respeito de paes sem gluten e sem lactose para fazer pro marido, gostei da receita, quero testar, mas fiquei em duvida quanto ao fermento. É aquele granulado de pão?

    Grata

    • Oi Viviane, é aquele granulado bem fininho de fazer pão sim, o biológico seco instantâneo, mas como sugere o chef Marcelo este fermento pode ser substituído pelo químico comum também se você não tiver o outro.

  9. Oi, estou fazendo um tratamento e não posso comer nada com trigo, leite e derivados e café. Só que eu sinto muita falta de pão, café, leite etc. o que poderia fazer para comer um pão sem trigo e onde encontro estes alimentos.

    • Oi Jirlane, em lojas de produtos naturais e nos grandes Supermercados (como o Pão de Açúcar, por exemplo) você já encontra muitos ingredientes sem lactose e sem glúten. Macarrão sem glúten tem o bifum (macarrão japonês), pães de queijo a maioria é sem glúten (mas é sempre bom verificar nas embalagens). Leite e derivados sem lactose é até fácil de achar, mas é claro que não são idênticos ao sabor dos produtos que você estava acostumada a comer, muda um pouco mas é questão de adaptar mesmo. Este pão aqui do blog é bem fácil de fazer e você pode prepará-lo toda semana para não sentir tanta falta de pão.
      Agora, com relação ao café, só mesmo perguntando ao seu médico se você poderia tomar o do tipo “descafeinado”, pois além deste não conheço nem um outro substituto.
      Boa sorte!

  10. adorei a receita, e vinda do chef Marcelo com certeza já está aprovada, obrigada pelo seu empenho e pela receita, o glúten e a lactose causam inchaço abdominal, sem dúvida devem ser evitados, ainda mais agora pro verao :) bjos

  11. Fiquei surpresa ao verificar que muitas pessoas desconhecem o trigo saraceno pq é otimo, n contem glutem , eu uso muito…para evitar o problema do moinho que provavelmente é utilizado para moer o trigo (que contem glutem), eu compro o trigo em grãos, lavo muito bem, espalho numa forma antiaderente, e coloco no forno para secar em baixissima temperatura, mexendo de vez em quando, ate ficar bem seco. Para moer, uso um moedor de graõs, q uso so para esta fazer esta farinha. Com os grãos pode-se fazer uma especie de risoto, com legumes picadinhos, queijo ralado e forno… fica uma delicia, e com a farinha, faço crepes, bolos, tortas, e tantas outras coisas. Estou á disposição….Agora vou experimentar a receita do pão…tenho certeza que deve ficar muito bom !

    • Oi Ginette, muitíssimo obrigada pela sua contribuição! Pois é, por incrível que pareça muitas pessoas celíacas não sabem que o trigo sarraceno é bom e NÃO CONTÉM glúten… muitas vezes pela falta de informação acabam restringindo ainda mais o cardápio. Eu vou testar este seu risoto com toda certeza, fiquei super interessada nele!
      Beijos!

    • Que bom Douglas que você gostou. Só preciso te lembrar que quem é intolerante a lactose (não sei se este é o seu caso, mas imagino que não) não pode usar nenhum derivado de leite, inclusive o creme de leite comum.
      Abs.

  12. Pingback: Pão low carb, sem glúten | Super Mama Fit

  13. Adorei esta receita,como estou fazendo uma dieta com baixo carboidrato,coloquei creme de leite normal pois nao tenho intolerancia a lactose,no lugar da farinha de arroz,coloquei farinha de girassol,no lugar da farinha de mandioca,coloquei farinha de amendoa e os outros ingredientes o mesmo da sua receita,so coloquei sal,minha dieta restringe o açucar,ficou otimo,show de bola.

  14. Gostei muito da receita, bem simples, rapida de fazer e bem saborosa e leve. No entanto, tambem nao me dou bem com produtos de soja… tem algo que possa substituir o creme de leite?

    Bjim

  15. Olá!

    Gostaria de agradecer a receita e dizer que realmente é deliciosa e super leve.

    No entanto, fiz o teste, mas novamente a soja continua “conversando” comigo. :(

    Será que tem como trocar o creme de leite à base de soja por outro? Sou intolerante à lactose num nível bem elevado, a ponto de ter que trocar medicamentos por conta de sua presença na fórmula, e também ao glúten.

    Bjim,

  16. Fiz hoje e ficou excelente! Muito gostoso e super fofinho.
    Ao invés de 1/2 x de trigo saraceno, usei 1/2 x de farinha de arroz integral.
    Detalhe: Foi a primeira vez que fiz pão caseiro.
    Super recomendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>