Panelinhas de Cogumelos

quinta-feira, 25 de abril de 2013

 Panelinhas de cogumelos_F&F

Pois é, como não poderia deixar de ser já que o nome do blog é Figos e Funghis, eu sou a doida do cogumelo (no bom sentido, é claro…rsrsr) e esta é mais uma receitinha delícia com eles!

 

Outro dia eu encontrei de uma só vez 4 variedades de cogumelos no mercado e não resisti, mesmo sabendo que somos uma enorme família de 2 eu levei todos eles pra casa e tinha o “sofrido” desafio de usar todos em menos de uma semana, já que eu não curto congelar cogumelo – eles sempre ficam aguados e borrachudos.

 

Me lembrei de uma receita que eu tinha provado há um tempão atrás em uma festa e que era simplesmente divina: panelinha de cogumelos. Afinal de contas o que poderia ser mais prazeroso para uma apaixonada por cogumelos do que uma panelinha fumegante de cogumelos com…cogumelos? O resultado foi esta belezinha aí da foto, uma verdadeira delícia bem quentinha, cheirosa, facílima e que foi preparada em menos de 15 minutos! Sim, eu disse menos de 15 minutos!

 

O bacana desta receita é que ela pode ser servida assim mesmo como a estrela do cardápio ou pode ser usada como recheio de uma deliciosa torta de cogumelos, pode ser a base de uma sopa de cogumelos, pode ser o acompanhamento de alguma carne ou o que mais a sua cabeça gorda imaginar. Boa essa história de receita versátil né?

 

Se você faz parte do meu time e é assim, um alucinado por cogumelos, você precisa urgentemente fazer esta receitinha. É sucesso garantido, puro luxo e poder!

 

PANELINHAS DE COGUMELOS

(para 4 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 200g de cogumelos shiitake
  • 200g de cogumelos shimeji
  • 200g de cogumelos paris
  • 200g de cogumelos eryngui (ou outro da sua escolha)
  • 1 cebola pequena bem picada
  • 2 dentes de alho bem picados
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1/4 de xícara (chá) de vinho branco (ou tinto)
  • tomilho a gosto
  • sal e pimenta moída a gosto
  • queijo gorgonzola esfarelado para finalizar

 

Modo de Preparo: Limpe bem os cogumelos com uma escovinha ou pano úmido (evite deixar de molho em água ou passar por água corrente pois os cogumelos absorvem muito líquido). Retire os talos do cogumelo shiitake e fatie o restante (guarde os talos e use para fazer caldo de legumes depois), separe os cogumelos shimeji , corte os cogumelos paris em 2 ou 4 partes, fatie os cogumelos eryngui com os talos. Numa frigideira grande ou numa panela derreta a manteiga com o azeite e doure a cebola com o alho. Junte todos os cogumelos e refogue por apenas 3 ou 4 minutos, sem deixar murchar demais. Regue com o vinho e cozinhe em fogo alto por mais 2 minutos. Ajuste o sal, adicione pimenta a gosto e finalize com folhinhas de tomilho. Desligue, distribua nas panelinhas e antes de servir cubra com pequenas porções de queijo gorgonzola esfarelado.

 Panelinhas de cogumelos2_F&F

Cogumelos eryngui: Esta variedade de cogumelo é nova por aqui. Começou a ser cultivada no Brasil recentemente e é uma das variedades prediletas do Jamie Oliver. Ele sempre usa nos programas dele quando prepara receitas com cogumelo. Este cogumelo é muito saboroso, de consistência firme e deve ser preparado com o talo (haste).

 

Bom Apetite!

 

10 Comentários para “Panelinhas de Cogumelos

    • Isso amiga, exatamente esta que eu ia fazer pra nós antes de enchermos a pança com pãezinhos e presunto de parma…hahahaha. Faça, você vai amar!
      Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *