Moqueca de Bacalhau

terça-feira, 02 de abril de 2013

02_04_2013_10_34_50

Eu sei que a semana santa já passou, mas eu não poderia deixar de dividir esta receita linda com vocês. No feriado eu comi bacalhau preparado pela família, mas no final de semana anterior uma certa pessoa acordou me pedindo logo cedo para preparar moqueca, mas como eu nunca tinha feito moqueca com bacalhau resolvi que dessa vez a moqueca seria luso-baiana…hahahaha

 

Para a moqueca eu usei a mesma base de receita que o Augusto lá de Itacaré me ensinou, só que dessa vez como eu queria o dendê mais acentuado já o adicionei desde o começo do cozimento e achei que também ficou ótimo. Agora, o que eu preciso confessar pra vocês é que depois desta moqueca meus conceitos sobre o prato mudaram porque com o bacalhau ficou sensacional, se bobear até melhor do que com os outros peixes mais comuns para a receita.

 

Se você nunca fez moqueca não se assuste, é muito mais simples do que parece e é o tipo de receita que é só juntar tudo na panela, tampar e deixar cozinhando  até ficar pronta.

 

Ah, nesta moqueca aqui eu aproveitei para acrescentar uns camarões bem no final do preparo porque cozinham super rápido, e pra quem curte camarão uma moquequinha dessas é o sinônimo de felicidade :)

 

MOQUECA DE BACALHAU

(serve até 4 pessoas)

Ingredientes:

  • 4 postas de bacalhau já dessalgadas*
  • 12 camarões médios limpos e sem a casca (opcional)
  • 2 cebolas fatiadas (fatias grossas)
  • 2 pimentões vermelhos fatiados
  • 1 pimentão amarelo fatiado
  • 1 pimentão verde fatiado
  • 3 tomates maduros fatiados
  • 2 colheres (sopa) de azeite de dendê
  • azeite comum o quanto baste
  • 1 dente de alho bem picado
  • 1/2 cebola picadinha
  • 1 punhado bem generoso de salsa fresca picada
  • 1 punhado de coentro picado
  • pimenta e sal a gosto

 

Modo de Preparo: Numa panela grande (se você tiver panela de barro ou de ferro aproveite para usá-la) coloque um fio do azeite comum para aquecer e refogue nele a cebola picadinha e o alho até começar a pegar uma cor. Junte o azeite de dendê e mexa bem. Forre a panela com as fatias de cebola, depois faça uma camada de tomates fatiados, uma de pimentões e ajeite as postas de bacalhau. Regue com um fio de azeite comum e cubra com os pimentões e tomates restantes, junte a metade da salsinha e todo o coentro. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo alto até ferver, depois reduza o fogo para o médio baixo e deixe cozinhar tampado por mais 10 minutos. Acerte o sal e adicione pimenta a gosto. Não é necessário mexer pois os vegetais ficarão bem macios e um saboroso molho se formará na panela. Se for adicionar os camarões este é o momento. Quando a moqueca estiver quase pronta espalhe os camarões sobre o molho, tampe e deixe cozinhar por uns 3 minutos. Polvilhe a salsinha restante e sirva bem quente com arroz branco.

 

* Se você ainda não sabe como dessalgar o bacalhau confira as dicas desta matéria aqui: Bacalhau do bom! Tudo o que você queria saber.

 

Moqueca de bacalhau_F&F

E se você quiser conferir uma outra receita de Moqueca de Bacalhau feita com palmito, leite de coco e numa legítima panela de barro capixaba  corre lá pro blog da minha amada amadinha Faby , que coincidentemente também preparou esta delícia no feriado de Páscoa!

Aliás minha gente, aqui cabe um pequeno desabafo: para ser bem honesta e pouco hipócrita amizade no mundo blogueiro é coisa rara (muito rara), mas as poucas amizades que eu fiz nesse mundinho até hoje são leais e verdadeiras, daquelas que valem à pena e fazem a gente acreditar num mundo melhor e mais limpo. Até que uma busca no google nos direcione para a cruel realidade de mais um plágio incoerente e desleal… :(

Bom Apetite!

10 Comentários para “Moqueca de Bacalhau

  1. Parabéns, Fabiana!
    Anotei esta deliciosa (e bela) receita de moqueca; vou fazer para o fim de semana. :)
    Um abraço
    Sandra

  2. Olá, Fabi! A altura da posta do bacalhau interfere no tempo de cozimento? Pois tenho 3 em casa e são bem altas… Essa quantidade é para 2 pessoas? Ah, e o dendê é mtooo necessário ou posso deixar apenas com o azeite? Estou pensando em fazer no fds! Obrigada!!

    • Oi Fê, a altura da posta interfere no tempo de cozimento sim, mas não no caso desta receita porque como é para o bacalhau ficar mesmo “tomando gosto” no molho o procedimento é o mesmo com postas mais altas ou mais baixas. Quanto ao dendê, pra mim é essencial porque eu tenho dendê em casa só para fazer moqueca praticamente…hahahha, mas na verdade para uma versão digamos assim mais light você pode ficar só com o azeite comum mesmo, sem problemas. Na verdade o dendê é forte e muita gente não gosta, eu já comi moqueca sem dendê e estava igualmente deliciosa. Eu costumo calcular uma posta média por pessoa, já se as postas forem bem grandes 1 posta dá para duas pessoas. Em casa por exemplo meu marido sempre come uma posta e às vezes até duas sozinho, mas eu geralmente não consigo comer sozinha nem uma posta inteira se for muito grande. Bacalhau é um peixe bem firme e sacia rápido, acho que é por isso que eu nunca como taaaanto.
      Se você fizer no findi depois volta aqui pra contar como ficou ok?
      Beijos!

  3. Pingback: Moqueca de bacalhau | Pimenta no Reino

  4. Cara Fabiana,
    Quero registrar aqui um elogio às suas qualidades na gastronomia e à sua generosidade em compartilha-las conosco. Uso e abuso das suas receitas, que além de fáceis , são inspiradoras e nos despertam para querer aprender e fazer melhor. Depois do seu blog , posso dizer que minhas comidas estão fazendo um sucesso (antes e depois). Qualquer hora envio uma receita especial pra vc. Fiz a muqueca da bacalhau com camarão, só acrescentando amais leite do coco, um pouco de molho de tomate e pimenta malagueta e do reino. Ficou maravilhosa. Obrigada….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *