Legumes Gratinados com Tofu

terça-feira, 09 de abril de 2013

09_04_2013_11_36_48

Eu ando numa fase totalmente apaixonada por tofu! Aliás, na maioria das vezes eu preciso me controlar para não comer o tofu todinho só com shoyu, gengibre ralado e um pouco de cebolinha. É simplesmente delicioso!

 

Ultimamente eu tenho testado fazer algumas receitas com o tofu, e uma delas foi este gratinado de legumes com tofu que fica bem leve, saboroso e é super saudável também.

 

Para quem não sabe, o tofu é o “queijo” da soja, ou seja, um queijo de origem unicamente vegetal, além de não conter lactose, o que é perfeito para os intolerantes a lactose. Há duas texturas diferentes do tofu em bloco, uma delas é a textura chamada “soft” e a outra é a textura firme. Cada uma delas serve para infinitos tipos de receita. Nesta receita aqui eu usei o tofu firme. Como o tofu não tem nada de gordura ele não derrete quando levado ao forno, mas ele fica com as bordas bem douradinhas. O tofu é uma ótima opção para substituir o queijo nas receitas mais tradicionais, sendo uma opção leve, sem gordura e cheia de saúde ;)

 

E você, já provou tofu? Se você nunca provou está na hora de perder o preconceito e se jogar nesta delícia porque é bom demais!

 

Gratinado de legumes com tofu

(serve 4 pessoas)

Ingredientes:

  • 1 abobrinha média bem lavada e fatiada
  • 1 berinjela média bem lavada e fatiada
  • 1/2 lata de molho puro de tomate (sem tempero)
  • 1/2 bloco de tofu fatiado (aprox. 200g)
  • 1 talo de alho poró lavado e fatiado
  • 1 tomate maduro bem picado
  • 1 fio de azeite
  • pimenta e sal a gosto

Modo de Preparo: Preaqueça o forno em 180º. Num refratário coloque metade do molho de tomate. Por cima do molho ajeite as fatias de abobrinha e berinjela intercaladas. Tempere com azeite, pimenta e sal e cubra com a outra parte do molho. Por cima do molho faça uma camada com o tofu fatiado e por cima das fatias de tofu salpique o alho poró. Regue com mais um fiozinho de azeite, adicione pimenta e sal e finalize com os tomates picados. Leve ao forno preaquecido por 30 minutos, ou até que os legumes estejam macios.

 

09_04_2013_11_34_24

 

Bom Apetite!

 

4 Comentários para “Legumes Gratinados com Tofu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *