Este é o tipo de receita que lembra minha infância. Uma carninha bem saborosa feita com legumes coloridos e num molhinho pra lá de especial. Receitas assim são a cara da minha mãe, que é prática que só na cozinha! Ela sempre fez essas receitas pra nós e por isso pra mim tem jeito de infância.
O bom desta receita é o fato de que tudo é feito em uma única panela (ou travessa), basta juntar os ingredientes, colocar no forno e esperar ficar pronto. Dá para usar qualquer corte de carne, não só o filé mignon, e com pedaços de frango também fica muito bom! Para acompanhar basta uma massa simples ou um arroz branco e uma bela farofinha.
FILÉ AO FORNO COM LEGUMES
(serve até 6 pessoas)
Ingredientes:
- 1 peça de 1 kg de filé mignon limpo
- 2 cebolas grandes cortadas em meia lua
- 4 tomates cortados ao meio
- 1 pimentão vermelho cortado em tiras
- 2 batatas grandes cortadas em cubos com a casca
- 4 dentes de alho com a casca
- folhas de alecrim a gosto
- 2 colheres (sopa) de óleo de canola
- 1/3 xícara (chá) de caldo de carne ou vinho (tinto ou branco)
- pimenta a gosto
- sal a gosto
- salsa fresca picada a gosto
Modo de Preparo: Tempere a carne com pimenta e sal a gosto. Aqueça o óleo na panela e doure a carne de todos os lados, apenas para selar. Se a panela que estiver usando puder ir ao forno basta espalhar os legumes em torno da peça de carne, regar com o caldo ou com o vinho, polvilhar pimenta e sal nos legumes, finalizar com as folhas de alecrim, tampar e levar para assar por 40 minutos em 200º. Se você não tiver uma panela que possa ir ao forno basta transferir a peça de carne para um refratário após selar de todos os lados e no refratário juntar todos os outros ingredientes, cobrir com papel alumínio e levar para assar pelo tempo indicado acima. Quando a carne estiver pronta retire-a do forno, fatie toda a peça e retorne para a travessa dos vegetais. Finalize com salsa fresca picada a gosto e sirva bem quente.
Dica: A carne é assada em pedaço inteiro e só é cortada depois de pronta porque desta forma ela fica bem mais suculenta na hora de servir. Se você for usar carnes que não sejam tão macias quanto o filé mignon dobre a quantidade de caldo da receita e o tempo de forno para garantir que a carne fique macia, abrindo o forno para acompanhar o cozimento algumas vezes.
Bom Apetite!