Brownie com Caramelo de Macadâmia e Flor de Sal

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Brownie com macadâmia e Flor de sal_F&F

 

Um dos meus programas preferidos no final de semana é cozinhar! Entro na minha cozinha munida de ideias, ingredientes e muita energia e só saio de lá depois de estar totalmente satisfeita com os meus experimentos. Coisa de gente louca né? Sim, gente louca por esta terapia deliciosa que é cozinhar. Os probleminhas e os aborrecimentos já ficaram da porta para fora e eu volto a ser aquela pequena menina empolgada e curiosa que não largava da saia da mãe e da vó quando iam para a cozinha, feliz da vida porque ia pegar numa colher de pau.

 

E foi num desses finais de semana que eu resolvi fazer uma bela gordice: brownie com caramelo de macadâmia e flor de sal. Confesso que há tempos esta gordice rondava meus pensamentos, mas a ideia parecia tão food porn que eu deixava ela ali adormecida até criar coragem. Brownie é o doce preferido do marido, então esta foi a desculpa perfeita pra gordice sair da cabeça e virar realidade. No mesmo dia coloquei no Instagram do blog a foto do caramelo sendo preparado e o povo babou por lá, mas o destino dele permaneceu em segredo até agora – se todo suspense fosse bom assim hein?!

 

Ah gente, vamos combinar que brownie sozinho sem nenhum plus já é uma maravilha né, então só imaginem aquele bolinho cremoso super delicioso ganhando uma cobertura generosa de caramelo com macadâmias e uma pitadinha de flor de sal! Imaginaram? Então, agora não há muito mais o que falar, é correr pra cozinha e preparar esta delícia para encher de felicidade o povo aí da sua casa. É amor em forma de brownie!

 

E ó, esta receita aqui é a minha queridinha de sempre, e já apareceu aqui outras vezes. Depois de testar muitas receitas de brownie eu cheguei a conclusão de que esta é a minha preferida. É fácil, é simples e só suja uma única tigelinha :) Até criança faz! Quer mais felicidade que isso?!

 

BROWNIE COM CARAMELO DE MACADÂMIA E FLOR DE SAL

(rende 12 pedaços ou 1 brownie pequeno)

 

Ingredientes:

  • 200g de chocolate meio amargo picado (ou outro chocolate amargo da sua preferência)
  • 100g de manteiga sem sal
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 4 ovos
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada

 

Para o caramelo:

  • 1/3 de xícara (chá) de açúcar demerara
  • 3 colheres (sopa) de creme de leite
  • 1/2 xícara (chá) de macadâmias grosseiramente picadas
  • 1 pitada boa de flor de sal

 

Modo de Preparo: Numa tigela refratária junte a manteiga e o chocolate picado. Leve ao microondas por 2 minutos, retire e mexa bem com uma colher de pau até que a mistura esteja totalmente homogênea e brilhante. Junte os ovos, o açúcar e mexa novamente, com vigor. Por fim junte a farinha de trigo peneirada e misture tudo de novo. Prepare o caramelo. Coloque em uma panelinha o açúcar e o creme de leite e leve para o fogo baixo mexendo sempre até ferver. Junte as macadâmias, a flor de sal e deixe cozinhar por uns 2 minutos. Passe a massa do brownie para uma forma de fundo removível forrada com papel manteiga. Depois cubra a massa com o caramelo de macadâmias e flor de sal. Leve para assar em 180º por aproximadamente 20 minutos, ou até que o brownie esteja com uma casquinha crocante na superfície e ainda molhadinho por dentro.

 

Dica: Este brownie pode ser servido ainda quente acompanhado de uma bola de sorvete, pode ser servido com uma porção de creme de leite fresco batido ou ainda sozinho acompanhado de uma xícara de café ou de chá.

Brownie com macadâmia e flor de sal 2_F&F

 

 

Bom Apetite!!!

 

4 Comentários para “Brownie com Caramelo de Macadâmia e Flor de Sal

  1. Conheci o blog hoje e não consigo parar de ler… é simplesmente lindo visualmente! Já anotei várias receitas e vou testar todas!

  2. Oi Fabi, tudo bem?
    Quero fazer essa receita para cortar quadradinhos e dar de presente no final do ano, mas aqui na minha região é praticamente impossível encontrar flor de sal! Se fizer o caramelo sem ela dá certo também?
    Beijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *