Bolo de Banana, Pecã e Uvas passas

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Bolo de Banana_F&F

Como vocês sabem eu não sou muito fã de doces, mas esses bolinhos mais simples eu adoro! Outro dia ganhamos uma caixa de bananas do tipo nanica e depois de tanta granola com banana resolvi usar algumas delas para fazer um bolo com pecã e uvas passas que eu amo!

 

É claro que a receita é aquela mesma de sempre, a melhor receita de bolo simples do mundo pra mim, que veio lá do caderno de receitas da minha avó. É uma receita bem básica e dá para fazer qualquer bolo com ela, acrescentando outras frutas, chocolate ou o que você quiser. Também já fiz a versão integral dele – inclusive para aquele bolo de maçã com aveia e granola que faz o maior sucesso por aqui – e também fica incrível! Como eu não sou nenhuma especialista em doces sempre que quero fazer um bolo uso esta receita que não tem erro. Quando quero testar uma receita nova sempre fico pensando que não vai ficar tão boa quanto esta…hahahha

 

Além disso a massa rende muito e o bolo cresce que é uma maravilha. Garantia de bolo fofinho, perfumado e muito saboroso. Foi a primeira receita de bolo que eu aprendi a fazer na vida e naquela época eu adorava raspar a massa crua da tigela enquanto “ajudava” minha mãe a preparar (digo naquela época porque hoje eu não como ovo cru de jeito nenhum!), por isso esta receita é tão especial pra mim. Tem gostinho de infância e nostalgia :)

 

BOLO DE BANANA COM PECÃ E UVAS PASSAS

(rende 1 bolo bem grande em forma de buraco ou 2 de bolo inglês)

 

Ingredientes:

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 xícaras (chá) de açúcar (se quiser use metade de açúcar mascavo)
  • 3 ovos inteiros
  • 1/3 de xícara (chá) de óleo (gosto do óleo de canola)
  • 1/2 xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de canela em pó (se for fazer bolo de especiarias dobre esta quantidade)
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 3 bananas maduras bem amassadas
  • 1/2 xícara (chá) de uvas passas pretas
  • 1 xícara (chá) de nozes pecã picadas (ou outra castanha/nozes de sua escolha)
  • 1 colher (sopa) de mel

 

Modo de Preparo: Preaqueça o forno em 180º. Numa tigela misture os ovos e o açúcar e bata bem até virar um creme grossinho. Junte o óleo, o leite, a canela, a baunilha, o mel e mexa novamente para misturar. Aos poucos vá juntando a farinha e enquanto coloca na tigela vá peneirando direto sobre a tigela do restante da massa. Mexa a massa do bolo a cada adição de farinha até acrescentar toda a farinha. Por fim amasse as bananas e junte na massa. Mexa bem e acrescente as nozes, as uvas passas, o fermento e o bicarbonato. Unte 1 forma de bolo de buraco grande (ou 2 de bolo inglês) com óleo e polvilhe farinha, bata na forma de cabeça para baixo para retirar o excesso de farinha e preencha com a massa de bolo. Asse por 40 minutos em 180º ou até que enfie um palito no bolo e ele saia limpo.

 

Dica importante: Se você for fazer esta receita com muffins ou em porções de bolo menores (ou individuais) o tempo de forno será em torno de 20 a 25 minutos, portanto fique atento!

Bolo de banana_F&F

 

Confira outras receitas usando esta mesma massa como base:

*Bolo Integral de Maçã com Aveia e Granola

*Muffins de Banana com Canela

*Bolo Aromático de Natal

 

Bom Apetite!

 

5 Comentários para “Bolo de Banana, Pecã e Uvas passas

    • Nadia, pois é menina, dizem que essa história de vilão ou herói no assunto óleos vegetais é um pouco controversa…
      Eu particularmente aprendi a usar o óleo de canola com a minha mãe por ser o menos gorduroso de todos e ser rico em ômega 3, mas também compro muito em casa o óleo de girassol. O de milho, de algodão e de soja eu nunca uso mesmo. Perguntando uma vez à minha nutricionista ela me disse que o óleo de canola é perigoso se for super aquecido, utilizado para frituras, por exemplo, porque o que é cancerígeno nele são os componentes que se decompõe quando o óleo é super aquecido. Como eu detesto fritura eu nunca o utilizei desta forma.
      De qualquer maneira vou procurar me informar melhor sobre o assunto, valeu pela dica!
      Beijos

  1. Oi Fabiana, adoro sua receitas!
    Seu site foi um dos grandes incentivos pra eu passar a gostar de cozinhar, o que antes não era meu forte. rs
    Queria saber se você acha que dá certo eu dividir a receita pela metade, e então fazer só numa forma de bolo inglês. Porque somo só dois, e muitas vezes acabo jogando muitos bolos fora, porque a gente não dá conta. Será que eu poderia adaptar outras receitas também?

    Obrigada!
    Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *