Salmão Skin

quinta-feira, 21 de março de 2013

Salmão Skin_F&F

 

Salmão skin é um dos pratos mais conhecidos da culinária japonesa, mas também pode ser um belíssimo componente de uma refeição comfort food como este prato aqui.

 

A inspiração para esta receita veio de um prato que eu comi durante a viagem para a Califórnia, no restaurante Casanova que fica na pequena e estonteantemente linda cidade de Carmel, região do famoso Big Sur. O prato era um salmão selvagem preparado grelhado com a pele e depois servido sobre um aveludado purê de cenouras e acompanhado de molho beurre blanc. Na Califórnia eles dão muito valor aos ingredientes locais e a grande maioria dos restaurantes muda o cardápio sazonalmente, conforme os ingredientes que tem disponíveis a cada época do ano, e o resultado disso é que a comida é mais vibrante, mais saborosa, e mais verdadeira pois o bom ingrediente dispensa o uso de muitos temperos. Tudo bem que era o primeiro dia do ano e, com o vinho e a boa companhia tudo fica mais delicioso ainda, mas de fato este restaurante foi pra mim um dos 3 melhores da viagem. (Em breve falo mais sobre ele – sei que estou devendo pra vocês as matérias da Califórnia, estou preparando tudo com carinho e logo trago pra cá  ;) )

 

Mas então, com esses dias frios que passam aqui por SP não tem como não pensar em uma comidinha reconfortante e pra mim poucas comidas são tão reconfortantes quanto um delicioso purê. Eu aproveitei e substituí o purê de cenouras da receita inspiradora por purê de abóbora (aquele mesmo que vocês estão cansados de ver por aqui) porque eu amo muito, mas poderia ser qualquer tipo de purê. Para deixar o prato mais light eu omiti o molho beurre blanc e posso dizer que eu amei o resultado. Ok que por aqui não se encontra salmão selvagem pescado diretamente da natureza numa praia paradisíaca a poucos metros da minha cozinha, mas o salmão comunzinho que eu tinha deu conta do recado e a refeição foi divina, perfeita para o que eu queria aquele dia, então nem preciso dizer como isto me fez feliz né? Já pensou um jantar romântico com este prato lindão?!

 

SALMÃO SKIN COM PURÊ DE ABÓBORA

(para 2 pessoas)

Ingredientes:

  • 2 pedaços grandes e altos de lombo de salmão com a pele
  • 1 colher (sopa) de óleo de canola
  • pimenta moída a gosto
  • sal a gosto
  • 1 fio de azeite
  • alho poró para montagem do prato

 

Para o purê de abóbora: 500g de abóbora japonesa sem casca, cortada em cubos e já cozida e escorrida, 1 colher (chá) de manteiga (ou azeite), 1 pitada de pimenta e sal a gosto. Amasse bem a abóbora (se gostar de purê bem lisinho passe pelo processador ou mixer) e adicione a manteiga, a pimenta e o sal. Se quiser um purê bem cremoso adicione ainda 3 colheres (sopa) de leite morno e misture bem.

 

Modo de Preparo: Tempere apenas a parte da carne do peixe com azeite, pimenta e sal. Aqueça bem uma frigideira ou grelha com o óleo de canola (espalhe o óleo com um pincelem toda a frigideira para não precisar adicionar mais) e quando já estiver bem quente ajeite os pedaços de salmão com a pele virada para baixo. Deixe dourar em fogo alto até que a pele esteja crocante e a carne esteja cozida, o tempo será de aproximadamente 7 minutos. Sirva sobre o purê e finalize com alho poró fatiado e salsa fresca picada.

 

Bom Apetite!

4 Comentários para “Salmão Skin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *