Mac & Cheese

terça-feira, 05 de março de 2013

 Mac & Cheese_F&F

Uma das minhas comidas preferidas no mundo é massa, sem dúvida alguma. Pra mim é muito difícil resistir a um bonito prato de massa, e para falar a verdade quem é que resiste? Massa pra mim é algo que reflete o humor. Há aqueles dias para massas com molhos mais encorpados e fumegantes, há outros para um molho simples de tomates com manjericão, há ainda os dias de molhos incrementados e de salada de macarrão e os outros de macarrão na sopa. É impressionante como o macarrão tem presença forte na nossa cultura alimentar.

 

Lá nos “esteitis” não é diferente, e o povo de lá já elegeu o seu queridinho, os gringos amam de paixão esta massa aqui chamada Mac & Cheese. O Mac & Cheese é como se fosse o arroz feijão deles, e praticamente todo restaurante tem uma versão deste prato no cardápio, para nossa total alegria! Na minha opinião esta é uma das massas mais confortantes que existem, um verdadeiro ícone da comfort food e acho que justamente por isso há tantas versões da mesma “receita mãe”, já que todos querem dar aquele toque especial para deixar a comida ainda mais gostosa. E sabem o que é bom demais nesta receita além do sabor? É mega fácil de fazer e você pode usar os queijos que tiver em casa no momento. Para isso vale aproveitar os pedaços de queijo que sobraram do final de semana, daquela reunião entre amigos ou do fondue. Aliás, quando sobrar fondue um ótimo destino para ele no dia seguinte é justamente o Mac & Cheese, garanto que será um final muito digno para um nobre prato ;)

 

Eu, é claro, também tenho a minha versão de Mac & Cheese, que é aquela em que se usa todos os pedacinhos de queijo que estavam sobrando na geladeira (mas prestem muita atenção: um leve toque de gorgonzola é indispensável!), e aproveitei para estrear com esta receita tão gostosa a nova integrante da minha prateleira de panelas de ferro. Ela não é linda mesmo?

 

MAC & CHEESE

(para 2 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 300g de massa curta (usei parafuso)
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de leite
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 dente de alho picadinho
  • 1 xícara (chá) de queijos variados ralados (usei gorgonzola, gruyère, cheddar, parmesão e creme de ricota)
  • noz moscada a gosto
  • pimenta e sal a gosto
  • parmesão extra para gratinar

 

Modo de Preparo: Preaqueça o forno em temperatura média, se tiver o gratinador você pode usar apenas esta função. Numa panela derreta a manteiga e doure o alho. Junte a farinha de trigo e mexa bem até formar uma pasta grossa. Comece pingando o leite aos poucos, sem parar de mexer. Enquanto isso coloque a massa para cozinhar até que esteja al dente. Depois de adicionar todo o leite na panela reduza o fogo e mexa sem parar até começar a borbulhar. Junte os queijos e cozinhe por 8 minutos, mexendo de vez em quando. Se gostar de um molho mais líquido basta acrescentar mais leite, sempre um pouco por vez. Quando o molho estiver bem encorpado e os queijos derretidos tempere com noz moscada, pimenta e sal a gosto. Escorra o macarrão e coloque-o dentro da panela do molho (se a sua panela puder ir ao forno) misturando bem, ou transfira tudo para um refratário. Cubra o macarrão com queijo parmesão e leve para gratinar por 10 minutos, ou até que a superfície esteja levemente dourada.

 

Dica: Se quiser deixar com uma aparência mais dourada basta deixar mais tempo gratinando, contudo, lembre-se de que quanto mais tempo a massa ficar no forno mais o molho irá secar. Tome cuidado para sua massa não ressecar demais.

05_03_2013_10_32_11

 

 

Bom Apetite!

 

2 Comentários para “Mac & Cheese

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *