Couve-flor gratinada light

quarta-feira, 13 de março de 2013

Couve-flor gratinada light_F&F

Couve-flor é sem dúvida uma das maiores delícias do reino vegetal, mas além disso é um ingrediente super versátil na cozinha e que possibilita infinitas combinações e formas de preparo. 

 

Há pouco tempo atrás descobri também as qualidades nutricionais da couve-flor, que é uma grande aliada nas dietas de perda de peso por ter muita água em sua composição e por ter pouquíssimas calorias (100g de couve-flor possui apenas 22 calorias). Vitamina C, cálcio, magnésio, potássio e ácido fólico são outros componentes importantes da couve-flor que ainda tem poderes antioxidantes que ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas. Uma vez minha nutricionista me disse: se entope de couve-flor porque ela sacia e não engorda! hahahahah. Com tanta coisa boa assim quem é que não vai aderir?

 

Então outro dia me bateu uma vontade de comer couve-flor gratinada, como nos tempos de criança que minha mãe preparava este prato semanalmente de tanto que nós adorávamos. Mas a receita da mamy tem molho bechamel, tem manteiga, tem queijo parmesão e num jantar de meio de semana ia detonar a dieta. A solução encontrada para não ficar frustrada foi fazer uma versão light da receita tradicional e eu achei o resultado delicioso, fiquei bem feliz e minha cabeça gordinha ainda mais :)

 

COUVE-FLOR GRATINADA LIGHT

(para 2 pessoas)

Ingredientes:

  • 3 xícaras (chá) de couve-flor lavada e separada em buquês
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 4 colheres (sopa) de creme de ricota
  • 3 colheres (sopa) de leite desnatado
  • 2 dentes de alho bem picados
  • pimenta e sal a gosto
  • 1 colher (sopa) de farinha de pão (opcional)

 

Modo de Preparo: Cozinhe a couve-flor no vapor até que esteja al dente, sem deixar que amoleça. Num pote misture o creme de ricota, o leite, o azeite e o alho bem picado e tempere com sal a gosto. Coloque a couve-flor em potinhos e cubra com o creme de ricota temperado. Se quiser finalize com um pouco de farinha de pão sobre cada porção de couve-flor. Leve para gratinar por 20 minutos em forno médio ou até que a superfície esteja douradinha. Sirva bem quente. A minha eu servi acompanhada de uma porção de massa integral com molho ao alho e óleo com nozes, achei que a combinação ficou perfeita! Mas com arroz integral também fica ótimo.

 

Bom Apetite!

 

18 Comentários para “Couve-flor gratinada light

  1. oi fabiana, comecei a comer couve flor faz menos de 1 mes e to amando :p
    mas ateh hj nao fiz em casa pois almoço todos os dias fora.
    por favor me diga por quanto tempo devo cozinha-la, pois quero fazer essa receita urgente!!! bjo

    • Lu, é só você cozinhar no vapor até a couve-flor ficar um pouco macia, eu nunca marquei o tempo, mas é coisa de uns 7 minutos, no máximo. O ideal é você ir espetando um garfo se ficar em dúvida. Se ela ficar muito mole perde a graça :(
      Beijos

  2. Fabi… amoooooo couve-flor e tudo o que venha da terra, vegetais, verduras, tudo, tudo tudo… Essa couve-flor está de babar… e esse macarrão???? Hummmm???? Tão fininho que me faz sonhar!!! Bjão

  3. Adoro couve-flor! Esta semana fiz uma sopa de couve-flor q vc postou, ficou uma delícia! Até o meu marido que é muito chato pra comer, gostou bastante. Mas, eu falei pra ele que era de batata, pq se eu falasse que era de couve-flor, ele nem provava rs.

  4. Adoro couve flor, estou pra testar uma receita de massa de pizza com couve flor, mas antes vou ter que fazer essa gratinada. Sem sombra de dúvidas…
    ahhhh e não vai rolar o especial Califórnia no blog?!?!?!? rs..
    bjaooo

    • Oi Kelly, pois é menina. Está faltando tempo para o especial Califórnia. Mas vou me esforçar para fazer no final de semana, prometo ;)
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *