Batatas Crocantes de Parmesão

segunda-feira, 04 de março de 2013

batatas crocantes

 

Eu amo muito batatas! Batata é boa de qualquer jeito: na salada, no purê, no forno, no hot dog, na carne de panela…batata é paixão nacional e talvez até mundial já que muitos países tem uma história culinária bem forte usando este delicioso tubérculo.

 

Estas batatinhas crocantes são feitas no forno e são simplesmente irresistíveis! São bem simples de preparar e acompanham bem qualquer tipo de refeição, do sanduíche ao peixe, podendo inclusive serem servidas como petiscos acompanhadas de uma boa cerveja geladinha. Dessa vez eu servi as minhas acompanhadas de um suculento peixe grelhado e arroz com legumes e achei a combinação perfeita.

 

O grande diferencial desta receita é que como as batatas são assadas com a parte temperada voltada para baixo o queijo parmesão ao derreter vira uma crosta crocante e fica grudadinha na fatia da batata, e quando são retiradas da assadeira parecem verdadeiros “cookies” de batatas, bem douradinhos e crocantes. Isso aqui é puro amor gente!

 

Olha só como esta receita é linda e fácil de fazer:

 

BATATAS CROCANTES DE PARMESÃO

(serve até 4 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 3 batatas grandes com a casca
  • 5 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • 2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 fio de azeite
  • pimenta e sal a gosto

 

Modo de Preparo: Preaqueça o forno em 200º. Fatie as batatas em rodelas não muito grossas nem muito finas. Unte uma assadeira com um fio de azeite e espalhe com um pincel ou guardanapo de papel. Tempere a manteiga em temperatura ambiente com pimenta e sal a gosto. Com a ajuda de uma espátula ou faca passe uma pequena porção da manteiga temperada em apenas um dos lados de todas as fatias de batatas. Coloque o queijo parmesão num prato. Em seguida passe a parte temperada das batatas no queijo parmesão comprimindo um pouco com as mãos para que grude. Coloque todas as batatas na assadeira com a parte temperada voltada para baixo e leve para assar por 20 minutos, ou até que as batatas estejam douradas. Retire do forno, deixe amornar por uns 3 minutos (é aí que elas ficam mais crocantes) e sirva.

04_03_2013_10_59_04

Estas receitas com batata também são incríveis, confira:

Pão de Batata muito fácil

Salada de Bacalhau com Batata

Bacalhau a Gomes de Sá

Moussaka

Bom Apetite!

12 Comentários para “Batatas Crocantes de Parmesão

  1. Que beleza!! Faço, como alternativa, essa mesma receita só que ao invés de manteiga temperada uso clara de ovo bem batida, temperada a gosto. Banho todas as fatias de batatas nas claras e sem seguida passo pelo parmesão, levando em seguida p/ assar. Realmente ficam deliciosas. Parabéns pelo trabalho. Tudo simples e delicioso.

    • Carilene, as batatas não precisam ser cozidas antes, vão direto para o forno. Por isso na receita eu digo para cortar as fatias nem muito grossas e nem muito finas (para que não queimem).
      :)

  2. Oi Fabi,
    Apesar de nunca comentar, sou fã do teu blog. Vivo espiando e sempre encontro alguma receita legal para agradar o maridão nos finais de semana (que é quando eu cozinho). As tuas receitas são super práticas e muito charmosas. Confesso que já fiz várias receitas suas aqui em casa e sempre são um sucesso.
    Meu marido nunca gostou de batata, mas depois que vi a sua receita de batata rústica ele vive pedindo para eu fazer! :) No próximo final de semana vou fazer essa com parmesão, tenho certeza que eu e ele vamos amar!
    Parabéns pelo blog e pelo capricho!
    Beijo.

    • Oi Karla! O arroz é coisa muito simples: você faz o seu arroz branco ou integral como de costume, mas quando a água do arroz ferver você junta 1 caixinha de milho verde e 1 xícara de vagens picadas. Aí você termina o cozimento em fogo baixo e pronto!
      Para o peixe: peça para o peixeiro cortar um peixe de carne firme em postas. Pode ser badejo (que foi o que eu usei), pintado, cação, tainha ou salmão. Tempere as postas com azeite, pimenta, sal e na hora de ir para a grelha regue com suco de limão. Coloque numa grelha bem quente, ou frigideira e doure dos dois lados. Prontinho :)
      Beijos

  3. Fabi!!
    Adoro seu blog! Acesso todos os dias mas sou uma fã “silenciosa” rs… nunca comentei mas para esse receitinha nao tenho como deixar passar em branco.
    Fiz ontem essa batata e fiquei apaixonada, são muito muito boas mesmo e ja imaginei mil possibilidades com ela. Fiz no jantar servindo com frango grelhado, arroz branco e creme de milho. Sucesso.

    Meu marido ja pensou em servir numa reuniãozinha para os amigos, como um aperitivo pois são práticas de fazer e excelentes! Todo mundo ama: batata + queijo.

    Obrigada pela dica

    Um beijo,
    Damaris

    • Que bom Damaris! Fiquei super feliz em saber que você fez a receita e que sua família aprovou. São bem fáceis mesmo né?!
      Como petisco também ficam deliciosas, ainda mais com uma cervejinha geladinha ;)
      Beijos

  4. delicioso!!! Nãochegou a esfrair, acabou! Mas fiz mais finas, e ficou saboroso e crocante… Acrescentei páprica picante e foi um arraso! Obrigada Fabi, pelas dicas simples e geniais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *