Bagel Lox de Salmão

sexta-feira, 01 de março de 2013

Lox de salmão_F&F

 

Bagel Lox é um sanduíche de salmão curado (o lox) bem típico nos Estados Unidos, especialmente em Nova York, feito neste pão redondinho chamado bagel e que é servido já no café da manhã. É muito comum encontrar os ingredientes para este sanduíche nos buffets de café da manhã dos hotéis americanos para que cada um monte o seu. Como eu simplesmente amo salmão é claro que comi muito deste sanduichezinho na viagem. Fui discriminada pelo marido por “ser estranha e comer peixe com cebola logo de manhã” nas palavras dele – hahahha, mas eu comia mesmo, e comia feliz!

 

Pra mim uma das coisas mais bacanas de viajar é justamente isso, trazer inspiração e novas ideias para nossa vida. E nem precisa ser uma viagem para um lugar distante, acredito que qualquer lugar que fuja da nossa rotina já nos traz esta sensação. Novos cenários, novos climas, novas comidas é o que de melhor pode-se trazer na bagagem e eu sempre volto com a minha lotada :)

 

Sobre o sanduíche, é coisa simples de fazer, mas capaz de conquistar muitos corações. A versão original leva cream cheese, salmão curado, cebola roxa picadinha e alcaparras montado no pão bagel com sementes de papoula. E só!

 

Como aqui é muito difícil encontrar sementes de papoula eu usei um bagel comprado pronto mesmo e com sementes de gergelim. Também por ser mais fácil de encontrar usei salmão defumado em vez de salmão curado. Como sou rebelde substituí o cream cheese por coalhada seca temperada (adoro o azedinho da coalhada seca), além de acrescentar brotinhos de agrião porque sempre que eu ia montar o meu sanduíche eu gostava de colocar e acho que o ardidinho do agrião dá um equilíbrio de sabor muito gostoso neste sanduba. Rúcula picada, folhas de agrião, fatias de abacate e picles de pepino também são ótimas opções para incrementar o bagel lox. Todos sabemos que no fim das contas o gostoso mesmo é fazer aquele que tem a nossa cara, com os nossos ingredientes preferidos, então inspire-se e crie o seu também!

 

BAGEL LOX DE SALMÃO

(para 1 sanduíche)

Ingredientes:

  • 1 bagel 
  • 4 fatias de salmão curado ou defumado
  • 2 colheres (sopa) de coalhada seca ou creme de ricota
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • suco de 1/2 limão siciliano
  • 1 colher (sopa) de dill picado (opcional)
  • pimenta e sal à gosto
  • 1 colher (chá) de alcaparras
  • 1 colher (sopa) de cebola roxa picadinha
  • broto de agrião (ou de rúcula)

 

Modo de Preparo: Comece preparando o creme temperado. Misture a coalhada seca ou creme de ricota com o azeite, o suco de limão, o dill e tempere com pimenta e sal à gosto. Corte o bagel ao meio. Passe uma camada generosa do creme branco na parte de baixo do bagel, cubra com as fatias de salmão, acrescente a cebola roxa, as alcaparras, e por fim o broto de agrião. Cubra com a outra parte do pão e sirva.

 

Dica: Eu sei que não é fácil encontrar bagel, mas agora uma marca bem conhecida lançou uma linha de bagel que encontra-se em qualquer supermercado, mas se você por acaso não encontrar é claro que pode fazer o mesmo sanduíche usando outro pão da sua preferência.

Lox de salmão_F&F

 

Bom Apetite!

 

4 Comentários para “Bagel Lox de Salmão

  1. Adoro esse sanduíche, e esse está tão atraente… conta para o seu marido, o avô judeu russo do meu marido comia de “café da manhã” arenque com vodka! Bom, depois ia trabalhar num frigorífico… Beijos, bom fim de semana!

  2. Pingback: menu picnic | DECORACASAS

  3. Pingback: Delícias com limão siciliano | Colocando a mesa com charme

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *