Purê de Batatas básico

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Purê de batatas básico_F&F

Eu sei que purê de batatas é um prato que todo mundo conhece, gosta e provavelmente a maioria das pessoas sabe fazer e tem aquele toque especial para deixá-lo ainda mais gostoso, mas ao mesmo tempo eu sei que para algumas pessoas que estão apenas começando esta receitinha será muito bem recebida. É como se fosse o “pretinho básico”, um verdadeiro clássico que não pode (e nem deve) ficar de fora de nenhum caderno de receitas ;)

 

O meu purê de batatas é o mais básico possível, é exatamente o mesmo que eu aprendi com a minha mãe ainda criança e é desse que eu gosto. Na minha opinião não há muito o que se inventar com purê de batatas. Já vi gente que gosta de colocar requeijão, parmesão, cream cheese, creme de ricota e mais um zilhão de temperos. Não é que eu seja inflexível com relação ao purê, mas é que purê pra mim é aquele que eu conheci na infância e será o mesmo que eu irei apresentar aos meus filhos no futuro, é coisa de tradição de família mesmo.

 

Uma coisa que eu amo no purê de batatas é que além de ser simples e delicioso ele é também uma espécie de “elixir do bem”. Podem reparar, quando alguém está doente ou meio indisposto logo dizem: vou fazer um purezinho de batatas com arroz pra você comer e logo passa. Dor de dente? Purê! Dor de barriga? Purê! E na minha opinião um purê bem feito cura até dor de amor, de cotovelo e ressaca…hahahaha

 

Então será que podemos dizer que o purê de batatas é um patrimônio da humanidade? Se é eu não sei, mas que ele é quase uma unanimidade isso é, basta reparar as infinitas receitas que tem como integrante o purê de batatas, com ele se faz escondidinho, torta, gratinados, brandade de bacalhau, bolinho de bacalhau, e muitas outras.

 

PURÊ DE BATATAS BÁSICO

(serve 4 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 500g de batatas
  • 3/4 de xícara (chá) de leite morno
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 dente de alho
  • pimenta e sal à gosto

 

Modo de Preparo: Descasque e corte as batatas em cubos. Coloque em uma panela junto com o dente de alho descascado cobrindo-as com água e leve para cozinhar até que as batatas estejam bem macias. Escorra toda a água e esprema as batatas ainda bem quentes (junto com o dente de alho) na mesma panela. Junte o leite morno e a manteiga às batatas amassadas e ligue o fogo novamente, no mínimo, e mexa até começar a borbulhar. Tempere com pimenta e sal à gosto e sirva em seguida. Se você gostar do purê de batatas mais cremoso basta pingar mais leite morno aos poucos até atingir o ponto desejado. Às vezes eu coloco mais uma colherzinha de chá de manteiga quando desligo a panela, fica simplesmente incrível!

Bom Apetite!

11 Comentários para “Purê de Batatas básico

  1. Oi Fabi!!! Tanto tempo sem passar por aqui e me deparo com várias delícias!!! Depois de uma mudança de cidade quase traumática, passarei por aqui com mais frequência, mas só prá admirar mesmo, pq continuo sem fogão e colocar em prática essas delícias fica impossível!!! Adoro purê de batatas assim também, bem simples, delicioso e divino prá acompanhar qualquer prato!!! Bjão

    • Nossa Carol, o que houve? Mudança é sempre aquela coisa cansativa mesmo né, mas logo vai passar e você vai estar super preparada para fazer todas as receitinhas do blog ;)
      Beijos e boa sorte na nova casa!

  2. Eu amo purê de qualquer jeito. Também aprendi como você e uma vez um amigo me contou que colocava requeijão. Resolvi experimentar e também gostei. Então, dependendo do humor e da vontade fazemos o mais simples ou o mais “sofisticado”…rs
    Mas para mim, purê é um dos melhores acompanhamentos para carnes e peixes.
    Simplesmente delicioso!!!

    bjs e ótimo fds

    • Com certeza Cintya, purê é um dos melhores acompanhamentos ever! E se for bem feito fica inesquecível! Também já provei com requeijão, mas ainda prefiro com manteiga.
      Beijos

  3. Ai que delicia, quer ver se colocar uma colherada de creme de leite fresco..Gordice pura!!! Gosto de fazer tbm mandioca (aipim) dessse jeito diliça.. #nhami

  4. Minha mãe me acostumou com comidas normais, mas com um toque especial que ninguém usava. Com o purê não foi diferente. Ela sempre coloca uma boa quantidade de noz moscada no purê de batata e eu não consigo achar que um purê de batatas sem noz moscada seja um purê normal. HAHAHA Bom, fica a dica pra quem quiser testar. É realmente delicioso!

  5. Tb curto noz moscada no pure de batata e nunca experimentei com alho. Quando tenho tempo e o forno esta ocupado com algum assado, aproveito o calor e asso as batatas envolvidas em papel alumínio. Ela ficam sequinhas e o pure fica bem fofinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *