Pizza de Panela de Pressão

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

pizza de panela3_F&F

Esta pizza de panela de pressão é uma tradição na família do marido. Minha sogra é especialista nelas e faz para os filhos desde que eram crianças. Desde a primeira vez que eu provei eu simplesmente me apaixonei pela massinha leve e saborosa e também pela facilidade no preparo, até que outro dia resolvi fazer em casa uma noite de pizzas e a receita escolhida foi a pizza de panela de pressão. Sucesso garantido!

 

Um aspecto bem bacana desta massinha de pizza é que ela requer poucos ingredientes, e que nós geralmente sempre temos em casa. Nada de fermentos ou farinhas especiais, por isso mesmo é uma receita para guardar com muito carinho para aqueles dias em que bate a vontade de uma pizza caseira bem gostosinha.

 

Outra coisa bacana desta pizza é que ela não vai pro forno, todo o seu preparo é feito na panela de pressão, mas se você não tiver panela de pressão pode fazer em outra panela com tampa, o resultado é praticamente o mesmo. Para quem tem criança em casa pode ter certeza que será uma alegria pra elas ajudarem a abrir as massinhas e escolher os ingredientes para a cobertura das pizzas, assim o entretenimento e a diversão na cozinha estarão garantidos ;) Que tal chamar a criançada para uma rodada de pizzas no final de semana?

 

Em casa eu fiz as massas e escolhi diversos tipos de ingredientes para a cobertura das pizzas: cebolas fatiadas bem fininho, tomates miúdos, alho em flocos, pimentões fatiados, cogumelos frescos, abobrinha, alguns tipos de queijo, linguicinha defumada fatiada, milho verde e é claro o molho de tomates e a mussarela. Coloquei tudo em potinhos e coloquei na mesa junto com as massinhas de pizza. Acho bacana cada um montar sua própria pizza, assim cada um come o que mais gosta.

 

PIZZA DE PANELA DE PRESSÃO

(rende 6 pizzas pequenas – serve até 4 pessoas)

 

Ingredientes da massa:

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 3 colheres (sopa) de óleo de canola
  • 1 ovo inteiro
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
  • 3/4 de xícara (chá) de leite

 

Modo de Preparo: Em uma tigela grande coloque a farinha, o sal, o açúcar e o fermento e abra um buraco no centro. Dentro do buraco quebre o ovo e adicione o óleo e o leite. Misture tudo aos poucos, puxando a farinha das bordas para o centro e quando estiver tudo bem misturado passe para uma bancada e sove um pouco a massa, deixando-a bem homogênea. Separe a massa em 6 bolinhas iguais e deixe descansar por pelo menos 45 minutos (quanto mais descansar, melhor). Depois de descansadas abra os discos de pizza do tamanho do fundo da panela que estiver usando. Coloque um fiozinho de óleo na panela e depois ajeite a massa no fundo da panela (em fogo baixo) por uns 2 minutos até dourar, depois vire e deixe mais 2 minutos. Faça isso com todas as massinhas, uma de cada vez. Reserve até o momento de colocar as coberturas. Na hora de montar a pizza coloque de volta ao fundo da panela e monte a cobertura com a massa já dentro da panela. Tampe (se estiver usando a panela de pressão retire o bico, assim ela ficará bem vedada retendo todo o calor dentro da panela mas sem pegar pressão – não há perigo algum, eu garanto) e deixe por alguns minutos, abrindo a panela a cada 2 minutos para ver se a pizza está pronta.

 

Cobertura e molho: Para o molho eu gosto de usar apenas tomates pelados em lata. Coloco o conteúdo das latas no liquidificador ou processador, junto um fio de azeite, uma pitada de sal e bato até ficar bem cremoso.

 

Para a cobertura use a criatividade e abuse dos ingredientes. A minha pizza preferida é a pizza vegetariana da primeira foto: molho de tomates, queijo, abobrinha fatiada bem fininha no sentido do comprimento, pimentões, cogumelos, cebola, azeite, pimenta e sal.

 

Pizzas doces também ficam deliciosas com esta massa, e a clássica de chocolate com morango é sempre uma ótima opção!

 

pizza de panela2_F&F

Pizza de Queijo, Cebola, alho em flocos e manjericão

pizza de panela_F&F

Pizza Margherita, um clássico!

Bom Apetite e mãos à massa!

 

16 Comentários para “Pizza de Panela de Pressão

  1. Olá Xará! Descobri seu site há alguns meses e já sou fã. Já fiz algumas receitas daqui e essa pizza me encheu os olhos!! Com certeza vou testar! Parabéns pelo blog!!
    bjs,
    Fabi

  2. Fabiana, tenho feito algumas das suas receitas e simplesmente estou ENCANTADA!
    Tudo delícia e facinho de fazer, meus sinceros parabéns!!!!!
    Ah, qual o modelo da sua câmera fotográfica?
    Suas fotos são divinas, nós comemos com os olhos.
    Um super beijo e obrigada por compartilhar:-)

  3. Oi Fabi, amei a receita amo pizza…. Sou de joinville/SC mas estou passando um periodo em SP capital rsrs to atras de uma mandolina de inox igual a sua, ainda não achei, vc comprou no Brasil ela? Se sim aonde foi? Te aguardo..
    Desde já obrigada..
    Beijos..

    • Oi Greice, minha mandolina eu comprei nos EUA, mas aqui no Brasil você também encontra de ótimas marcas. Eu gosto de comprar algumas coisas na Loja Pepper (www.pepper.com.br), compro pela internet e eles entregam rapidinho! Acho tão prático!
      Beijos

  4. Pizza na panela de pressão? Nossa! Tenho panela de pressão mas morro de medo. Uma pizza forrando somente o fundo? Está apetitosa, mas não sei se tenho coragem :) Dei uma passeada no blogue e gostei muito, parabéns!!

    • Luma, não tem perigo nenhum porque como você retira o pino da tampa da panela ela não chega nem a pegar pressão, é só para reter melhor o calor mesmo e cozinhar a pizza por igual ;)

    • Débora, o modo mais seguro é enfiar uma escumadeira grande por baixo da pizza, levantar a pizza e ir tirando devagar. Pode parecer loucura ou malabarismo, mas na hora é fácil. Como o queijo derrete e a massa é firme a pizza dificilmente irá se desmanchar.
      Beijos

  5. Oi Fabi! Quero primeiro te parabenizar, amo seu blog, pra mim hj o melhor!!!
    Só de ler seus comentários vc já me parece bem simpática e familiar!
    me fale, da pra fazer na panela normal tampada? ou fica muito diferente? Bja Deus abençoe sucesso

    • Oi Monica, muito obrigada!
      Dá pra fazer em panela normal sim, mas ela precisa estar bem quente para a massa cozinhar no tempo certo e não queimar. O ideal seria usar uma panela de ferro se você tiver, em substituição à panela de pressão.
      Beijos!

  6. Oi Fabi, tudo bem? Adoro seu blog e suas receitas :) Será que se eu substituir a farinha normal pela integral vai dar certo? Você já testou? Aguardo sua resposta!! Obrigada! Bjs

    • Bia, eu nunca testei esta receita de massa com farinha integral, só testando pra saber o resultado, mas já adianto que a farinha integral deixa qualquer massa mais dura e mais seca, então tente usar metade de cada uma para ter um resultado mais agradável de sabor e textura.
      Bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>