Nutella Caseira

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

28_02_2013_11_12_24

Pelo título da receita acredito que ela dispensa maiores apresentações não é mesmo? Sim, como boa chocólatra eu amo nutella e desde que vi em uma revista gringa uma receita para preparar nutella em casa eu não sosseguei, eu sabia que precisava testar!

 

Testei a tal receita mas confesso que não me agradou tanto quanto eu esperava, achei que ficou muito doce e a textura não era bacana, ficou muito açucarada. Então fiz uma adaptação aqui, outra ali e cheguei na minha receita preferida de nutella. Um creme bem bom de chocolate com avelãs que não dá pra parar de comer, e ainda fica bom no recheio de bolos, tortas e no preparo de outros doces. Digamos que é uma versão não industrializada da famosa Nutella, que não leva conservantes e cumpre exatamente o mesmo papel daquela.

 

 

É tão simples de fazer que não dá nem tempo de ter preguiça ;)

 

NUTELLA CASEIRA

(rende aproximadamente 400g)

 

Ingredientes:

  • 380g de chocolate ao leite picado
  • 120g de avelãs
  • 1 colher (sopa) bem cheia de chocolate em pó sem açúcar
  • 2 colheres (sopa) de óleo de canola
  • 1 colher (sopa) de açúcar

 

Modo de Preparo: Preaqueça o forno em 180º. Espalhe as avelãs sobre uma assadeira e leve para assar por 10 minutos, ou até que perceba que as peles estão começando a se soltar. Retire do forno e deixe esfriar um pouco. Com as avelãs ainda mornas esfregue-as entre as mãos para retirar toda a pele (grande maioria delas irá se descascar totalmente, se ficarem algumas não se importe). Triture bem as avelãs em um processador ou liquidificador até formar uma farofinha de avelãs. Derreta o chocolate em pó com o açúcar numa panelinha em fogo baixo, assim que derreter desligue. Junte o óleo, o chocolate em pó derretido com o açúcar e processe novamente para misturar. Enquanto isso derreta o chocolate ao leite picado em banho maria até que fique completamente líquido e liso. Derrame o chocolate derretido ainda bem quente no processador junto com os outros ingredientes e processe novamente até se formar um creme homogêneo. Transfira a nutella para um vidro esterilizado com tampa e deixe esfriar e descansar por pelo menos 2 horas antes de usar.

 

Este preparo dura até 1 mês se for armazenado em vidros com tampa e não precisa ser deixado em geladeira.

 

Dica: Se você não quiser pedacinhos de avelãs no seu creme de chocolate processe por mais tempo até obter uma farinha de avelãs. Depois, ao final do processo e com o creme de avelãs ainda quente passe-o por uma peneira para retirar os pedacinhos de avelã que restaram.

 

28_02_2013_11_17_42

Bom Apetite!

12 Comentários para “Nutella Caseira

  1. Veio bem a calhar. Gosto de nutella, mas quem come com mais frequência aqui em casa é a filha. O marido comprou um monte de avelãs e agora preciso dar um jeito nelas. Quer coisa melhor do que com chocolate? rs O duro vai ser quebrar as benditas, pq estão com a casca…

  2. Amei a receita e estou louca para experimentá-la. Acho que veio a calhar pois muitas vezes não encontramos no mercado a industrializada e sem dizer que caseira é muito mais economica. Obrigada por compartilhar!!!

    • Luiza, ela endurece se for colocada na geladeira. Se for deixada em temperatura ambiente ela fica mais cremosa sim. É claro que por não conter conservantes e aquele monte de agente químico que mantém a textura como nas industrializadas a textura desta nutella caseira é diferente.
      Beijos

    • Leticia, eu nunca tentei no liquidificador, mas creio que dê certo sim. Tente ir pulsando os ingredientes antes de bater direto, para dar uma triturada de leve nas avelãs.
      Bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *