Massa Caseira ao Molho Funghi

sexta-feira, 01 de fevereiro de 2013

Massa ao funghi2_F&F

Eu simplesmente amo massa caseira, amo fazer e comer, claro! A delicadeza e suavidade de uma massa caseira é simplesmente incomparável, a massa fica fininha, leve e muito saborosa. É engraçado dizer isso porque parece óbvio, mas depois da primeira massa feita em casa todas as outras deixarão de ter o mesmo sabor.

 

Sim, eu sei que dá um certo trabalhinho e que tem que demora um tanto a ficar pronta (difícil eu garanto que não é), mas todo o trabalho e espera valem muito à pena, e a recompensa é poder desfrutar de uma massa incrível que foi feita por você! Eu tenho máquina de macarrão em casa (cilindro) e com isso a tarefa fica bem mais fácil, mas eu gosto de preparar massa caseira com calma, então prefiro deixar esse tipo de diversão para o final de semana.

 

Essa aqui da foto eu fiz com molho de funghi seco, como sempre eu faço quando se trata de massa caseira, escolho um molho simples, com poucos ingredientes e nunca deixo a massa nadando no molho, porque gosto de sentir o seu delicioso sabor, eu gosto que o sabor e a delicadeza da massa fresquíssima prevaleçam no prato. E acho que com massa fresca tem que ser assim, pelo menos na minha cozinha é.

 

A receita da massa é a mesma de sempre, que eu aprendi a fazer há anos atrás com a minha mãe. Se você quiser me ver preparando a massa fresca em vídeo para não correr nenhum risco de errar, basta acessar este link e divirta-se!

 

MASSA CASEIRA AO MOLHO FUNGHI

(serve até 4 pessoas)

 

Ingredientes:

 

Para a massa:

  • 400g de farinha de trigo tipo 1
  • 4 ovos em temperatura ambiente
  • 1 fio de azeite
  • 1/2 colher (de café) de sal

 

Para o molho:

  • 2 xícaras (de chá) de água bem quente
  • 1 xícara (de chá) de funghi seco bem picado
  • 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 xícara (café) de vinho branco seco ou conhaque
  • 1/2 cebola bem picada
  • 2 dentes de alho bem picados
  • salsa fresca à gosto
  • pimenta e sal à gosto

 

Modo de preparo: Para a massa coloque a farinha em um bowl grande e faça um buraco no centro. Neste buraco quebre os ovos e junte o azeite e o sal. Comece misturando com um garfo a farinha para dentro dos ovos, aos poucos e com delicadeza, sempre em movimentos circulares puxando a farinha do centro até as bordas. Quando toda a farinha já estiver misturada com os ovos passe a amassar com as mãos e assim que a massa ficar mais consistente passe para uma bancada enfarinhada e passe a trabalhar bem com a massa, polvilhando mais farinha aos poucos até que a massa pare de grudar e fique bem lisa e homogênea. Faça uma grande bola com a massa, polvilhe um pouco de farinha sobre ela e deixe descansar por 30 minutos. Depois corte em porções e passe pelo cilindro para alisar e afinar a massa (eu gosto de passar até o nº6 para ficar bem fina mesmo). Depois de passar pelo cilindro liso deite as faixas de massa sobre uma toalha limpa e enfarinhe a superfície delas. Deixe descansar por mais 20 minutos e comece a cortar na largura desejada (eu amo o fettuccine, sempre). Passe a massa pelo cortador do cilindro, estique para descansar e polvilhe farinha. Depois de uns 20 minutos faça os ninhos, que deverão descansar por mais uma hora. Na hora de cozinhar o macarrão você deve colocar água abundante para ferver com um punhado de sal e quando a água estiver fervendo coloque os ninhos para cozinhar por apenas 3 minutos. Não deixe passar do ponto, é rápido mesmo!

Para o molho funghi hidrate o funghi na água quente por 15 minutos, coberto com um prato. Refogue a cebola e o alho na manteiga e quando estiverem macios junte o funghi picado e hidratado com o caldo que se formou. Assim que ferver junte o vinho branco ou conhaque e cozinhe por 5 minutos. Tempere com pimenta e sal à gosto, junte a salsinha picada e finalize com o azeite. Sirva sobre a massa bem quente!

 

Massa ao funghi_F&F

 

Bom Apetite!

 

5 Comentários para “Massa Caseira ao Molho Funghi

  1. Bom dia Fabiana, quantas delicias, adorei a kafta, achei muito interessante o kibe de abobrinhas e esta massa caseira fique encantada.Admiro quem faz massa em casa.Parabéns querida, tenha um ótimo domingo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *