Lentilha com Nozes e Cebola Frita

terça-feira, 05 de fevereiro de 2013

Lentilhas com nozes_F&F

Em casa nós amamos lentilha, e pra nós ela é bem vinda no arroz, na salada, em bolinhos assados, em sopas e em outras tantas combinações. Para muitas pessoas a lentilha sozinha pode parecer sem graça, mas a questão para fazer de uma simples lentilha uma deliciosa receita é a mesma de sempre: precisa ter tempero e ter capricho no que está fazendo. Um bom exemplo do que estou dizendo é que um mero arroz branco de todo dia tem um sabor diferente em cada casa, concordam?

 

Num dia desses de despensa quase vazia e muita preguiça de ir ao supermercado eu bati o olho num pote de lentilhas. Ao seu lado estava um vidrinho com nozes e eu nem precisei pensar muito para chegar à conclusão de que lentilha e nozes se preparadas juntas ficariam deliciosas! Para acompanhar uma carne moída (quase) esquecida no freezer foi  rapidamente transformada em quibe e nosso almoço estava garantido, e prometia ser delicioso! Quem diria que a despensa e o freezer fariam um almoço tão saboroso assim? Nada como uma despensa útil e um freezer bem organizado :)

 

LENTILHAS REFOGADAS COM CEBOLA FRITA E NOZES

(para 2 pessoas)

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de lentilhas secas
  • 1 cebola grande fatiada e cortada em meia lua
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 punhado de nozes picadas
  • 2 xícaras (chá) de água quente
  • 1 dente de alho picadinho
  • 1 colher (café) de pimenta síria
  • sal à gosto

 

Modo de Preparo: Numa panela aqueça o azeite e junte a cebola. Frite bem a cebola até que ela comece a queimar. Junte o alho, a lentilha, a pimenta síria e mexa bem. Refogue por 2 minutos e cubra com a água quente. Deixe ferver, reduza o fogo para o mínimo e cozinhe tampado mexendo de vez em quando por 20 minutos, ou até a lentilha ficar macia. Se precisar adicione mais água durante o cozimento, a intenção é deixar a lentilha sem nenhum líquido. Ao final do cozimento ajuste o sal e adicione as nozes picadas. Sirva em seguida com salsa ou hortelã fresca picada.

 

Acesse este post AQUI para ver as dicas dos ingredientes que você pode ter sempre à mão para esses momentos de despensa (quase) vazia.

 

Bom Apetite!

 

 

6 Comentários para “Lentilha com Nozes e Cebola Frita

  1. Tenho acompanhado suas receitas com bastante regularidade e estou encantada, assim como tenho recomendado o seu blog para outros contatos que também têm gostado bastante. Às vezes tenho dificuldade em acessar, não sei a razão, no entanto não desisto. Obrigada e parabéns por tudo.

    • Oi Ceila, obrigada!
      O blog andou sofrendo algumas manutenções nas últimas semanas, talvez por isso você tenha tido dificuldades no acesso. Agora concluímos as manutenções, mas se voltar a acontecer apenas atualize o seu navegador e o blog entra normalmente.
      Beijos!

  2. Oi Fabi, já há algum tempo tenho me aventurado na cozinha por sua causa e tenho tido ótimas experiências. Obrigada pela sua generosidade. Q Deus abençoe você e sua família! Indico seu blog pra todo mundo, rsrsrs.

    • Oi Luciana, que delicia ler isto. Que carinho gostoso! Fico muito feliz em saber que as receitas do blog estão te ajudando a se tornar uma super cozinheira, e agradeço por indicar o blog para os seus amigos :)
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *