Biscoitinhos de canela

quinta-feira, 07 de fevereiro de 2013

biscoito de canela

Esses biscoitinhos de canela são perfeitos para acompanhar um cafezinho, um chá ou um copo de leite gelado no meio da tarde. São ultra simples de fazer e deixam a casa toda perfumada a canela, uma verdadeira delícia!

 

No escritório o pessoal não abre mão de fazer uma pausa para o café da tarde e sempre que eu tenho tempo (e disposição, claro) eu preparo alguma coisinha pra eles. Vou dizer que quando levo biscoitinhos eles comem compulsivamente até acabar, e olha que rende bastante esta receita.

 

A receita é a mesma dos biscoitinhos amanteigados com geleia deste post AQUI, mas dessa vez como eu queria algo menos doce optei por fazer sem cobertura nenhuma e adicionei bastante canela. Já fiz também esta mesma receita com uma cobertura de chocolate que ficou divina, simplesmente viciante!

 

BISCOITINHOS AMANTEIGADOS DE CANELA

(rende 30 unidades)

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de manteiga sem sal amolecida em ponto de pomada
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de canela em pó
  • 200g de chocolate derretido em banho maria ou 4 colheres de sopa de geleia da sua preferência (opcional)

 

Modo de Preparo: Preaqueça o forno em 180º. Enquanto isso misture numa tigela a manteiga e o açúcar e mexa bem até virar um creme. Adicione a canela em pó e depois a farinha de trigo aos poucos, peneirando cada porção direto na tigela. A cada adição de farinha pare e mexa até incorporar bem, para só então adicionar mais farinha. Depois comece a trabalhar a massa com as mãos, amassando e juntando até conseguir fazer uma grande bola de massa (esta massa é um pouco “esfarelenta”, mas é normal). Pegue pequenas bolinhas da massa e molde como se fosse fazer brigadeiro. Coloque-as numa assadeira forrada com papel manteiga e achate uma a uma, apertando o centro com o dedo indicador para formar uma pequena cavidade no centro. Se quiser adicione geleia da sua preferência nesta cavidade e leve para assar por 20 minutos. Se for adicionar chocolate derretido derreta-o em banho maria e deixe para acrescentá-lo nos biscoitos apenas depois de assados. Deixe o chocolate endurecer e sirva. Estes biscoitinhos podem ser armazenados em potes fechados e duram até 4 dias.

 

Bom Apetite!

 

7 Comentários para “Biscoitinhos de canela

  1. Fiquei de água na boca. É uma pena que agora tenho intolerância à lactose. Então, manteiga, nem pensar!! Daria certo fazer com margarina, tipo Becel? :(

    • Hum Alessandra, eu nunca testei substituir a manteiga por margarina, mas você pode tentar. Se for fazer o teste faça uma pequena quantidade para ver se dá certo, assim você não corre o risco de perder ingredientes.
      Você viu que agora o blog tem a categoria de receitas funcionais? São receitas justamente especiais para quem tem restrições alimentares. Fique de olho!
      Beijos!

  2. Pingback: Biscoitinhos Amanteigados de Canela | Na Cozinha da Poly

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *