Torta Invertida de Cebola Caramelizada

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Torta de cebola invertida_F&F

Ah, vocês sabem que eu adoro uma tortinha né? Além de serem deliciosas as tortas são uma refeição muito prática e combinam muito bem com um prato de salada ou com uma noite de petiscos. Fazia tempo que eu queria tentar fazer uma torta invertida de cebolas, e pensei que deixando as cebolas todas por baixo da massa isso facilitaria para que elas caramelizassem no forno, e para a nossa felicidade deu certo!!!

 

Mas não pensem que eu só estava interessada na torta…é que eu trouxe de viagem um refratário lindo da amada marca francesinha próprio para tortas e como sempre acontece comigo quando compro “um brinquedinho” novo, estava muito ansiosa para usar o refratário. Coisas daquela cabeça gorda pensante que eu já falei aqui pra vocês ;)

 

Então chega de papo e vamos logo pra receita que é realmente de babar! Para a massa eu usei a mesma receita daquela Torta Rústica de Brócolis, tomates e brie, mas diminuí um pouco a quantidade de farinha e substituí o óleo de canola por azeite. Para quem ainda não conhece esta massa é mais parecida com massa de pão, semelhante a uma focaccia mesmo, mais firme e não tão úmida.

 

 

TORTA INVERTIDA DE CEBOLA CARAMELIZADA

(rende 8 pedaços)

 

Ingredientes para a massa:

  • 2 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1/3 de xícara (chá) de azeite
  • 1 ovo inteiro
  • 1 xícara (chá) de leite morno
  • 1 colher (chá) de fermento químico em pó
  • 1 colher (café) de sal
  • alecrim à gosto (opcional)

Ingredientes para a cobertura de cebolas:

  • 2 cebolas grandes descascadas e fatiadas
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (chá) de manteiga
  • 2 ramos de alecrim fresco
  • pimenta preta moída
  • sal à gosto

Torta de cebola caramelizada_F&F

Modo de Preparo: Prepare a forma ou o refratário que será usado untando com a manteiga e regando depois o fundo com o azeite da cobertura. Em seguida polvilhe um pouco de pimenta e sal e arrume os raminhos de alecrim (eles serão o enfeite da torta). Depois ajeite as cebolas no fundo, por cima do alecrim, em camadas. Reserve. Misture bem todos os ingredientes da massa deixando o fermento por último e bata levemente com uma colher de pau até formar uma massa grossa e molenga. Finalize a massa com folhinhas de alecrim. Despeje a massa sobre as cebolas, polvilhe sal, faça furinhos com um garfo e leve para assar por 30 minutos, ou até que a massa esteja bem assada e levemente dourada, sendo que na metade do tempo você deve abrir o forno e fazer mais furinhos na massa com um garfo. Desenforme a torta ainda quente em um prato, deixando as cebolas voltadas para cima. Sirva em seguida.

 

Dica: Se você quiser pode adicionar uma camada de queijo na torta entre a camada de cebolas e a massa. Para quem não gosta de cebola esta torta também fica deliciosa com alho poró!

 

Bom Apetite!

24 Comentários para “Torta Invertida de Cebola Caramelizada

    • Ju, fica uma delícia com farinha integral sim, além desta aqui eu já fiz de outro sabor mas usando farinha integral e ficou mara!
      Beijos!

  1. Bah… eu fiz ontem a noite já!!! Deliciosa por sinal!!!! obrigado por todo dia colocar receitas pra inspirar-nos na nossa cozinha… lugar que mais amo da minha casinha!!! :) beijos!!!

  2. QUE DELICIA , FIQUEI COM AGUA NA BOCA ,HOJE MESMO VOU TENTAR FAZER PARA O JANTAR, COM UMA SALADINHA VERDE VAI FICAR DIVINOOOOOOO. ADOREI !! BJUS.

  3. Eba! vou fazer agora pro jantar…. te agradeço a resposta rápida e aproveito pra dizer que sou muito fã do blog. Parabéns, voce usa uma linguagem excelente, o blog deixa tudo muito charmoso e me faz babar aqui a cada receita! hahaha parabéns pelo trabalho ;) muita luz na sua vida. Beijo!

  4. Lais apesar de nunca ter comentado sou sua fã e sempre faço as receitas maravilhosas que vc compartilha….acabei de fazeresta maravilha (pena que esqueci de fotografar….) simplesmente PERFEITA…a quantidade de massa para a quantidade de recheio…equilíbrio perfeitooooo! Amei …e sempre fico na torcida para que venham mais receitas sem o uso de carne vermelha …este final de semana farei os tomatinhos….hummmm delícia!
    Bjs e obrigada por ensinar suas maravilhosas receitas!
    Siomara

    • Lara, esta massa fica boa com qualquer cobertura que você queira porque é uma massa neutra, fácil de fazer e saborosa também. Acredito que com berinjela fique divina! Bjos

  5. Nossa, que torta linda!! Vou testar com certeza. Fabi, as 8 porções tu fizeste em formas individuais? Será que funciona em um refratário maior, já que não tenho forminhas pequenas? Bjs

    • Oi Ana, eu fiz em uma forma grande para torta mesmo, redonda. Pode fazer até em forma retangular, refratário ou assadeira ;)
      Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *