Tomatinhos confit com alho e ervas

Tomatinhos confit_F&F

 

Esta receitinha é uma querida aqui no blog e na minha casa também! Apesar dela já ter aparecido por aqui há um tempão atrás eu resolvi publicar esta nova versão com alho pra mostrar como fica bonito.

 

O termo “confit” ou “confitado” traz uma certa desconfiança quando se lê pela primeira vez, dá aquela impressão de receita difícil e requintada, mas é só o nome mesmo porque na verdade é uma receitinha muito simples e fácil de fazer. A técnica de confitar foi criada para armazenar carnes – quando ainda nem existia geladeira – para que não estragassem, e consiste em cozinhar lentamente a carne em sua própria gordura e depois armazenar aquele alimento na mesma gordura em que foi preparado e dentro de um pote fechado. Hoje, no entanto, confita-se de tudo, e tudo o que é confitado dá um ar de glamour para qualquer sandubinha ou prato de massa corriqueiro de domingo. Eu gosto de deixar os tomatinhos inteiros mesmo para explodirem na boca, mas há quem goste de fazer com os tomates cortados ao meio ou picados, mas aí o azeite não fica “limpo”, o confit vai parecer mais com um molho. Fica gostoso sim, mas o efeito visual é outro.

 

Além de fácil de preparar o tomatinho confit dura vários dias conservado no azeite em que foi cozido e pode ser deixado na geladeira. Dessa vez eu fiz tomatinhos e alho confitados e preciso dizer que o alho fica um absurdo de delicioso. Cremoso por dentro e de sabor bem adocicado fica impossível de resistir. Por serem mergulhados em azeite imagina-se que é muito gorduroso, mas não é não, o azeite cozinha lentamente o alimento mas como não deve ferver e os tomatinhos não estouram ele não encharca o alimento de gordura. Sem contar que ter um pote de tomatinhos confit em casa é uma maravilha para colocar na mesa de petiscos e os elogios estão garantidos! Então bora cozinhar?

 

TOMATINHOS E ALHO CONFITADOS COM ERVAS

(rende aproximadamente 500g)

 

Ingredientes:

  • 500g de tomatinhos (cereja, uva, sweet grape, etc.)
  • 1 cabeça de alho inteira
  • 2 xícaras (chá) de azeite
  • 2 ramos de alecrim
  • 2 ramos de tomilho
  • pimenta e sal à gosto

 

Modo de Preparo: Separe os dentes de alho da cabeça e mantenha a casca. Junte na panela os tomatinhos bem lavados, os dentes de alho, os ramos de alecrim e tomilho e tempere com pimenta e sal. Se você tiver no seu fogão uma boca pequenina deixe-a acesa na chama mínima e cozinhe os tomatinhos com a panela tampada por 1 hora e 30 minutos, aproximadamente, sem deixar ferver. Não fique mexendo muito para os tomatinhos não estourarem (a não ser que você queira mesmo que eles se abram). Se não tiver uma chama mínima no fogão prefira fazer os tomatinhos no forno. Ligue o forno e preaqueça por 15 minutos em 80º, coloque todos os ingredientes em um refratário e leve ao forno por 1 hora e 30 minutos. Depois retire, espere esfriar e guarde em pote de vidro e coberto pelo azeite em que foi confitado. Armazene em geladeira.

Tomates confit com alho_F&F

 

Já imaginou estes tomatinhos dentro do seu sanduíche?

Tomatinhos confit com alho_F&F

 

Bom Apetite!

By Figos & Funghis on 28 de janeiro de 2013 · Posted in Antepastos, Clássicos, Comidinhas, Fácil, Petiscos, Vegetarianas

28 Comments | Post Comment

Cae Fernandes says:

Hum, Fabi, parece tão bom…e lindo!
O azeite põe junto com todos os ingredientes ou no final??
Bjks e ótima semana…

Posted on janeiro 28th, 2013

Figos & Funghis says:

Oi Cae, coloca tudo junto desde o início. O azeite é que vai cozinhar os tomatinhos.
Beijos

Posted on janeiro 28th, 2013

Lourdinha Tiritanlourdinhatiritan@ says:

Adoro tudo que vcs publicam….só delicias….Parabéns !!!

Posted on janeiro 28th, 2013

izilda souza b. silva says:

gostaria de saber o que fazer para nao ferver, pois de 15 minutos, começa ferver, estou tentado, grata

Posted on janeiro 28th, 2013

Figos & Funghis says:

Oi Izilda, você precisa deixar na chama mínima da menor boca que você tiver no fogão, ou então colocar no forno abaixo de 100° de temperatura. Se for fazer no fogão deixe a panela destampada, isso pode ajudar a dissipar o calor e não ferver os tomatinhos. Provavelmente isso está acontecendo porque seu fogão deve ser muito potente, mas mesmo se ferverem eles ficarão bons. Já aconteceu com uma outra leitora que disse que ferveram mas que ficaram deliciosos. Para todo “confit” que se for fazer o segredo é a baixíssima temperatura do fogo ou do forno. Abraços!

Posted on janeiro 28th, 2013

izilda s. b. silva says:

realmente ficou uito bom, estou repetindo a receita

grata
bjos

Posted on março 7th, 2013

Ana says:

Tenho uma dica para que isso não acontece…. pois no meu caso, mesmo na chama mínima, aquela bem pequena, o azeite começou a ferver. Aí coloquei a panela dos tomatinhos em banho maria…. e deixei cozinhar até terminar o processo. Espero ter ajudado!

Posted on novembro 2nd, 2015

Figos & Funghis says:

É uma ótima dica mesmo Ana ;)
Obrigada por comentar!

Posted on novembro 19th, 2015

Ricardo Gonçalves says:

Que foto linda!!!!!
Parabéns e feliz 2013!!!!!

Posted on janeiro 30th, 2013

Figos & Funghis says:

Obrigada Ricardo! Feliz 2013 pra você também viu!

Posted on janeiro 30th, 2013

Michelle says:

Oi Fabi, adoro o seu blog, parece que apreciamos as mesmas coisa. Suas receitas são leves simples e saborosas. Gostaria de saber se esse os tomatinhos ficam bem saborosos por dentro, já que são cozido com casca. Obrigada!

Posted on junho 6th, 2013

Figos & Funghis says:

Michelle, estes tomatinhos são simplesmente arrasadores menina, ficam perfeitos e deliciosos por dentro e por fora ;)
Faz e depois me conta!
Beijos

Posted on junho 11th, 2013

Sophia says:

Fabi, posso fazer com o alho descascado? É que pra comer eu acho mais fácil, poderia jogar direto numa massa ou num sanduiche sem me preocupar em descascar… rs

Posted on julho 4th, 2013

Figos & Funghis says:

Claro que pode, sem problemas.

Posted on julho 5th, 2013

Michelle says:

Oi Fabi, fiquei com uma dúvida. Após eles devem ser guardados em geladeira, mas, devem ser consumidos frios ou quentes?

Posted on agosto 8th, 2013

Figos & Funghis says:

Michelle, eu gosto de consumir frio mesmo, com pedaços de pão, torradas…mas também podem ser adicionados a molhos de massa.
:)

Posted on agosto 12th, 2013

Marcia Tavares says:

Comecei a cozinhar a pouco tempo,mais as minhas receitas preferidas são as do seu blog. Esta semana fiz a farofa de maracujá, todos amaram. Agora vou fazer o tomatinho confitados.

Posted on janeiro 17th, 2014

Figos & Funghis says:

Ô Marcia, que delicia de recado mais carinhoso! Fico lisonjeada por saber viu :)
Beijos e boa sorte no delicioso universo das panelas!

Posted on janeiro 22nd, 2014

Tomatinhos e Alho conflitados com ervas | Fit & Recipes says:

[…] Fonte Figos & Funghis […]

Posted on dezembro 18th, 2014

Amanda says:

Oi, tenho uma dúvida. Quando guardamos na geladeira o azeite fica normal ou esbranquiçado? O meu ficou um pouco mais pastoso e esbranquiçado, será que fiz alguma coisa errada ou isso é normal?

Posted on dezembro 21st, 2015

Figos & Funghis says:

Oi Amanda, é normal. No momento de servir você pode aquecer o pote de vidro onde estão os tomatinhos em banho maria, e o esbranquiçado vai sumir ;)

Posted on dezembro 25th, 2015

Debora says:

Olá, =] Eu fiz, mais começou a ferver , fiquei com medo de desmanchar, então desliguei e deixei esfriar para colocar no pote, ficou maravilhoso!! Perfeito!

Posted on setembro 5th, 2016

Figos & Funghis says:

Que bom que gostou Débora. Da próxima vez você também pode fazer no forno bem baixinho, mas desse jeito que você fez desligando quando começou a ferver também dá certo, só não pode deixar os tomatinhos estourarem para não deixar o azeite “turvo”.
Beijo.

Posted on setembro 6th, 2016

Renata says:

Depois de pronto, quanto tempo duram na geladeira?
Obrigada!

Posted on novembro 26th, 2016

Figos & Funghis says:

Até 1 semana Renata.

Posted on novembro 28th, 2016

Rose li Cordeiro says:

Eu fiz essa receita hoje, ficou maravilhoso… amei! Mas eu mudei um pouquinho, coloquei um.pouco de vinagre e especiarias. Deu muito certo. Muito obrigada.

Posted on maio 19th, 2017

Dyliane says:

Dá pra congelar? ?

Posted on setembro 24th, 2017

Figos & Funghis says:

Nunca congelei Dyliane, você teria que testar.

Posted on setembro 25th, 2017