Sorvete de Doce de Leite com 2 ingredientes

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Sorvete de doce de leite_F&F

Sim, isto é um sorvete! Sim, ele é feito com apenas 2 ingredientes (uhu!)! Ok, eu sei que aqueles que são muito apegados às “regras fundamentais do preparo de um sorvete” (e isso existe? ) vão querer me queimar em praça pública por eu dizer que esta receitinha aqui é um sorvete, mas como eu sou uma mocinha moderna e adepta das receitas práticas e sempre aberta a novos truques na cozinha e – é preciso sempre lembrar – não estou participando de nenhum trabalho acadêmico sobre o legítimo sorvete, pra mim isso aqui é sim um tipo de sorvete, sorvete caseiro e feito num piscar de olhos, mesmo!

 

Esta receita veio da tia do meu marido, a Claudete, que ensinou para a minha sogra que depois ensinou pra mim, e eu preciso dizer que esta receita foi a melhor receita de sobremesa que me passaram nos últimos tempos! Confesso que fui testar toda desconfiada e me surpreendi, afinal sempre achei que fazer sorvete era super complicado porque sempre vi minha mãe preparar os dela e era aquela história: mistura vários ingredientes específicos, bate, coloca no freezer, retira, bate de novo, coloca de novo no freezer e nem fica pronto no mesmo dia (mãe, não fica triste comigo, seus sorvetes são deliciosos, tá? só dão “um pouquinho” de trabalho…rsrsrs)

 

Sabe aquela marca gringa moooito famosa pelo sorvete de doce de leite? Pois é, não seria nenhum exagero da minha parte dizer que este aqui fica igual – se não melhor – do que “aquele”, sem contar que fica muito mais barato fazer em casa e dispensa o uso de qualquer tralha de cozinha, seja ela uma sorveteira mega blaster conceituada, um processador ou um mero liquidificador. Aqui não tem nada disso meu bem, é só uma tigelinha, uma colher de pau em mãos e pronto! Adoroooo! Gente, só digo uma coisa: cuidado porque isso aqui vicia!!!

 

Bom, então vamos à dificílima receita desta delícia:

 

SORVETE CASEIRO DE DOCE DE LEITE COM 2 INGREDIENTES

(serve até 4 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 1 lata (300g) de creme de leite light
  • 1 lata (395g) de leite condensado

 

Modo de Preparo: Coloque a lata de leite condensado no fundo de uma panela de pressão e cubra com água até passar 2 dedos acima da altura da lata. Tampe a panela, ligue o fogo e cozinhe por apenas 10 minutos após a panela pegar pressão. Deixe a pressão sair e esfriar um pouco. Retire a lata de dentro da panela e passe por água fria. Abra a lata de leite condensado – que a esta altura já virou um doce de leite cremoso e lindo – coloque numa tigela e junte o creme de leite. Misture muito bem, coloque em um pote de plástico ou vidro e leve ao congelador por no mínimo 4 horas.

 

Dica: Eu gosto de tirar do freezer algum tempinho antes de servir, assim o sorvete fica mais cremoso e é mais fácil de fazer as bolas.

 

Dica 2: Basta adicionar 1/2 xícara de coco ralado hidratado em leite ao sorvete para que você tenha uma outra variação desta receita. Ameixas secas em pedaços misturadas ao sorvete antes de ir ao freezer também ficam um espetáculo nesta receita, para quem curte sorvete de ameixa :) Mas você também pode deixar a imaginação fluir e colocar o que achar que mais combina aqui, o sorvete é todo seu!

 

Bom Apetite!

 

62 Comentários para “Sorvete de Doce de Leite com 2 ingredientes

  1. Fabi, essa receita é tão deliciosa que nos faz duvidar de sua simplicidade…
    Faço sempre, e algumas vezes adicionei nozes, ficou divino!
    Um grande abraço e meu incentivo à todas, porque realmente é um deleite!

    • Olha aí Carol, você também já conhecia esta receitinha então?! Obrigada por comentar!
      Eu já fiz umas 3 vezes depois que minha sogra me passou a receita, numa delas coloquei nozes também, e na outra coco ralado. Fica divino!
      Beijos

  2. Oi Fabi!

    Adorei tua receita! Adoro sorvete de doce de leite! Fiquei com uma dúvida, a lata de creme de leite é colocada com soro ou não?

    bjos

    Nara

    • Nara, o creme de leite light quase não tem soro, então pode colocar todo o conteúdo da lata na receita. Já o creme de leite comum como tem mais soro você precisa retirar um pouco sim para usar na receita.
      Beijos

  3. Nossaaaaaaaaaaaaaaaaa q delíciaaaa!! Amo doce de leite!!! Vou fazer com certeza!!Só 3 dúvidas……pode ser o creme de leite comum sem ser light??? Outra….o creme de leite é com soro ou sem soro?? e a última…..o creme de leite é em temperatura ambiente ou gelado??? Essas cozinheiras de primeira viagem precisam de todos os detalhes!!kkkk Obrigada e tô sempre por aqui!! Bjinhos ;)

    • Tania:
      1) Pode usar o creme de leite comum sim
      2) O creme de leite light já bem com quase nada de soro, então nem precisa tirar. O creme de leite comum vem com bastante soro então precisa retirar sim o soro para usar na receita
      3) O creme de leite em temperatura ambiente mesmo
      Beijos!

  4. Vou fazer, com certeza! :)

    Mas, como boa mineira, prefiro um doce de leite caseiro, comprado no mercado. :) Esse de leite condensado eu chamo de leite condensado cozido, só, e acho uma delícia também! Vou tentar com os dois “doces de leite”!

    • Marcela, eu também adoro um doce de leite caseiro, e tem até receita dele na versão “de colher” aqui no blog, mas eu acho o leite condensado cozido uma delícia, só que eu gosto dele cremoso, tirando aos 10 minutos mesmo!
      E você que ama doce de leite lembra daquela marca Zebú? Não sei quantos anos você tem, mas eu quando era criança amava este doce de leite da Zebú, pra mim era o melhor que tinha! Acho que nem existe mais :(
      Beijos

    • Adriana, eu também amo sorvete de ameixa, e sorvete de doce de leite com ameixa (como nas sorveterias de interior) é de enlouquecer de bom!
      Beijos

  5. Minha reação ao ver a nova cara do Figos&Funghis:
    – Aiiii que lindo! hehehe Ficou lindo demais, da vontade de ficar por aqui lendo tudo, parabéns e muito sucesso! Beijos

  6. Fabi,
    O site ficou muito lindo, nem preciso dizer que amo lilás!
    Adorei a receita mas tenho uma dúvida, na verdade morro de medo de cozinhar leite condensado na panela de pressão. Você acha que utilizando um doce de leite de boa qualidade, já pronto, daria certo também?

    bjs e brigadú por suas receitas

    • Obrigada Samantha!
      Sim, com certeza você pode usar um doce de leite já pronto, mas prefira sempre os mais cremosos, ok? Digo isso por um único motivo:é mais fácil de misturar ;)
      Beijos

  7. Oi, Fabiana,

    Você já conhece o Pinterest? Seria legal se tivesse um botão do Pinterest no seu site para que pudéssemos compartilhar suas receitas com as pessoas de lá também.

    • Oi Éveni, eu conheço o Pinterest sim e adoro passear por lá. Pode deixar, vou acatar sua dica e instalar o botão do Pinterest por aqui ok?
      Beijos e obrigada pela dica!

  8. Conheci o blog há pouco tempo, achei ótimo! Receitas variadas e as fotos são lindas!
    Com relação ao sorvete de doce de leite, gostei muito da ideia, mas não gostei tanto do resultado.
    Achei que a textura ficou mais parecida com uma mousse que sorvete e também achei muito doce. Não tenho problemas com a questão da textura – passaria a chamá-lo de mousse – mas gostaria de saber o que poderia ser feito para deixar menos doce. Alguém sugere algo?

    • Oi Camila, com relação à consistência dele se você deixar no mínimo 3 horas no congelador ele adquire consistência de sorvete sim, daqueles mais cremosos mesmo. Com relação ao açúcar eu sugiro que você coloque então um pouco mais de creme de leite (algo em torno de 1/2 caixinha), e também fica a dica para acrescentar chocolate meio amargo picado, ou alguma frutinha mais azeda como a framboesa.
      Abraços!

      • Eu deixei mais de 10 horas e mesmo assim ficou mais mousse, pode ter a ver com a temperatura do freezer, não sei.
        Em relação ao doce, posso testar com mais creme de leite. Eu coloquei vários pedacinhos de chocolate meio amargo mas mesmo assim o doce prevaleceu. Enfim, eu gosto muito de doce de leite, então ainda vou testar algumas coisas diferentes com essa receita!

        • Camilla, pode ser temperatura do freezer sim, mas a questão do doce é coisa de paladar, não tem como todas as pessoas terem o mesmo paladar, cada um tem o seu, como DNA. Se você gosta de doce de leite não tem como não gostar deste sorvetinho. Aliás com relação à textura, no próprio post eu já disse que tinha gente que ia querer me queimar em praça pública por eu dizer que é sorvete porque de fato ele não é TECNICAMENTE um sorvete, é um trucão, um quebra galho, entende? Por isso mesmo a consistência pode não ser igual ao dos sorvetes industrializados. Se queremos que seja idêntico basta irmos no mercado e comprar, certo? Eu que não curto muito doces achei maravilhoso, não achei assim tão doce como você diz, mas…gosto é gosto :)

  9. Não sou purista em relação a sorvetes, nem acho que todos têm o mesmo paladar. O que eu queria era deixar minhas impressões sobre a receita baseado no que eu e as outras pessoas que comeram aqui acharam. Como eu disse, achei uma boa idéia e vou testar novamente. Mas acho legal ver comentários de pessoas compaladares diferentes. O blog é lindo es receitas são muito interessantes. Parabéns pelo trabalho

    • Claro Camila, eu entendi sim, não se preocupe :)
      Este espaço aqui é justamente para vocês participarem, comentarem, deixarem as impressões e os relatos sobre as receitas, se deu certo, se não deu, se gostou, se não gostou, enfim, é isso mesmo. O bacana é ver que os leitores participam! Eu adoro este retorno, com ele é possível sempre melhorar o blog.
      Seja sempre bem vida, você e tudo o que quiser comentar, ok?
      Beijos

  10. nossa estava com muita vontade de comer algum doce,mais queria um doce simples e achei esse sorvete. agora vou fazer acho que vai ficar muito bom.

  11. Que maximo!! Adorei a receitinha!! Ja me aventurei a fazer hoje para o dias dos namorados!!! só nao usei o leite condensado pra virar o doce de leite, acabei comprando um no mercado pronto mesmo. Mas fica bom igual!! Amei seu siteee!!! Parabensss

  12. Oi Fabiana! Vi sua receita por acaso e lógico, me apaixonei pelo sorvete. Moro na Austrália e por aqui não temos as coisas boas da terrinha, mas vamos lá: Eu bati na batedeira o creme de leite até ficar firme, em ponto de suspiro e depois bati por 2 minutos com o doce de leite pra deixar mais consistente. Ficou perfeito! Mesmo! Proxima tentativa será com o côco!

  13. Quando li, pensei será que vai ficar bom?
    Então resolvi faz, meu Deus que delicia , não da vontade de para de comer.
    realmente fica igual aquela marca famosa.
    Meu marido gostou muito, agora temos um sorvete rapido de fazer, neste calor do maranhão
    Amei obrigada pela receita.

  14. Procurando uma receita de sorvete de doce de leite pela internet, dou de cara com essa maravilha!
    Corri pra cozinha ontem mesmo e estou apaixonada! Que sabor, que textura e que simplicidade!
    Obrigada por compartilhar esse maravilha com a gente!
    Já virei fã!
    Bjs

    • Este sorvete é uma tentação né Carol? O que eu acho melhor nele é que dá pra fazer em qualquer hora do dia mesmo, sem ter que se programar, afinal sempre temos uma lata de leite condensado e uma de creme de leite na despensa!
      Aqui em casa eu nem posso fazer muito se não meu marido vai virar uma bola, pois ele é viciado neste sorvete!
      Bjos

  15. Gostei muito desta receita. Resolvi acrescentar uma pitada de flor de sal e uma colher de café preparado bem forte – e consegui o que queria: intensificar o sabor do doce de leite.
    Obrigada.

    • Que bom Karine :)
      Gostei das suas adições. Eu adoro acrescentar ameixa seca picada neste sorvete também, acho que combina lindamente.
      Beijos e bom natal!

  16. Vou ser sincero, não estava acreditando muito na receita não, mas vou ser sincero, ela é nota 1000, muito fácil e muito boa, realmente lembra o sorvete tão famoso, mas bem mais barato, virei seu fã.

    • Hahahahaha, William eu adoro pessoas sinceras! Tem que ser assim né? Gostou fala, não gostou avisa também que tentaremos melhorar na próxima ;)
      Fico feliz que você tenha gostado, da próxima vez coloque nozes pecã picadas pra ver que arraso! Se você gostar de nozes, claro!
      Abraços!

  17. Rapaiz! provei essa receita e todos lá em casa ficaram doidos! O sorvete fiz como manda a receita, só que para facilitar minha vida usei doce de leite pronto mesmo e creme de leite de caixa que já vem sem soro. Mas o pulo do gato lá em casa foi colocar por cima do sorvete na hora de servir Biscoito de chocolate triturado com a mão mesmo! Aqueles biscoitos baratos que não são recheados. O sabor de chocolate não é muito doce é equilibra o sorvete que é bem doce. Se tiver querendo fazer algo mais fino ao invés do biscoito de chocolate coloca Cookies de chocolate também triturado! Além disso também pode colocar uns pedações de chocolate meio amargo triturados! Eu e minha esposa fazemos quando vamos receber os amigos e é impressionante como a turma gosta!

    • Vinicius, este sorvete é de matar mesmo, meu marido é viciado nele! E realmente, as visitas ficam impressionadas em saber que não é daquela marca famosa (e cara), mas sim um pequeno truque para fabricá-lo em casa.
      Abraços!

  18. Ja tentaram essa receita com Creme de Leite Fresco? Tentem fazer, sim, o creme de leite é bem mais caro e blá blá blá, mas se por um acaso encontrarem na promoção, utilizem o creme de leite fresco, fica mais que perfeito!

  19. Bah! Tá ai a receita que estava procurando. Vou fazer ela com uma calda quente de banana ou somente pedaços de banana. Dá para fazer também com massa de biscoitos de maisena triturados e levar ao freezer com a calda de banana ou ameixa. Bom vou parar de escrever que já estou salivando no teclado. Hahaha. Valeu pela receita! Beijo e Abraço!

  20. Pingback: 30 receitas de sobremesas fáceis e refrescantes para o verão - Enfoco Notícias Rondônia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *