Quibe Assado de Abobrinha

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

quibe de abobrinha cópia

Oi gente, tudo bom? Repararam que o blog está de cara nova para 2013? Todo trabalhado no novo visual para receber as receitas do ano todo, e é claro, para continuar recebendo vocês por aqui sempre com muito carinho. Espero que vocês aprovem porque eu adorei! As principais novidades são o novo logotipo personalizado para o blog, uma tabela linda e super fofa de pesos e medidas ilustrada exclusivamente para o blog, o campo de pesquisa destacado no alto da página, um espaço maior para as fotos e o retorno das sugestões de receitas relacionadas, além de outras coisinhas técnicas que não nos interessam muito, né?! A versão 2013 do Figos & Funghis tem direito até a um slogan, que é a cara deste cantinho aqui: “Receitas fáceis para todos os dias”…as do dia a dia, as dos dias de festa e dos outros dias também :)

 

Então mudando de assunto, vamos focar no post de hoje:

Como vocês já sabem quibe é uma figurinha fácil por aqui. Em casa nós gostamos tanto que vira e mexe eu testo uma versão nova para variar um pouco do tradicional quibe de carne e dessa vez o teste foi um quibe vegetariano de abobrinha com queijo cottage que ficou delicioso, levinho e muito saudável.

 

Para quem gosta de uma refeição mais leve no jantar este quibe de abobrinha é uma bela opção porque além de ser rápido e fácil de preparar é um prato muito leve, daqueles que satisfazem sem deixar a sensação de que você vai sair rolando. Sem contar que de vez em quando é bom passar uns dias sem carne, principalmente no jantar. Tenho certeza que quem fizer vai amar esta receita!

 

QUIBE ASSADO DE ABOBRINHA

(para 2 pessoas)

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de trigo para quibe já hidratado
  • 1 abobrinha pequena lavada e ralada com a casca
  • 4 colheres (sopa) de queijo cottage
  • 2 colheres (sopa) de nozes bem picadas
  • 2 colheres (sopa) de folhas de hortelã picadas
  • 1 cebola pequena picadinha
  • 2 dentes de alho picadinhos
  • 3 colheres (sopa) de farinha de pão (ou de rosca)
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • pimenta e sal a gosto

Modo de Preparo: Numa tigela misture bem todos os ingredientes do quibe até formar uma massa homogênea. Se quiser fazer porções individuais molde “medalhões” de quibe com as mãos e coloque em uma assadeira untada com azeite. Se quiser fazer um quibe de travessa basta untar uma travessa e espalhar o quibe na mesma regando com azeite por cima. Leve ao forno pré-aquecido em 200º por 20 minutos ou até que a superfície esteja levemente dourada e crocante. Sirva em seguida.

Bom Apetite!

 

33 Comentários para “Quibe Assado de Abobrinha

    • É isso aí Gabi, dá sim para substituir. Mas o cottage além de dar liga agrega muito sabor e leveza nesta receita, fica bom demais, provem e depois me falem!
      Beijos!

    • Obrigada Jú!
      A viagem foi ótima, uma delícia! Depois vou preparar um post pra colocar aqui no blog. Aliás, obrigada pela dica do Hambúrguer em Sausalito, nós fomos e amamos!
      Beijos!

    • Oi Eloiza, obrigada!
      Então, eu resolvi fazer assim agora porque cada post vai ter sua página própria, e assim cabe muito mais receita na página principal, você escolhe a que quer ler e abre. Também facilita na hora de carregar a página na casa dos leitores porque às vezes um post tem mais de uma foto e em alguns computadores fica mais lento para abrir/carregar o site. Ah vai, não dá trabalho nenhum, você vai se acostumar logo, eu garanto :)
      Beijos

  1. Oi, Fabi. Há muito tempo leio seu blog e acho super bacana. Sou nutricionista e muitas vezes suas receitas inspiram sugestões para os meus pacientes :) Essa farinha de rosca faz muita diferença mesmo?

    • Oi Mariana, que delícia saber disso! Eu adoro versões mais saudáveis e light das receitas tradicionais porque assim consigo controlar melhor o meu peso. Olha só, a farinha de rosca pode ser substituída por aveia em flocos ou pode ser simplesmente omitida da receita porque a única finalidade dela é dar liga e consistência mais firme ao kibe, então se fizer sem ela o sabor será o mesmo.
      Beijos!

  2. Fiz e adorei! Substitui o cottage por requeijão light e ficou ótimo, só faltou a hortelã. Agora já consegui comprar o cottage e quero repetir a receita!! Nem deu tempo de tirar foto pra por no meu blog também ahahaha
    Beijos e parabéns, já adorei seu blog!!

  3. Oi Fabi! O blog está lindo, adoro suas receitas!

    Fiz esse quibe ontem, mas ele demorou bem mais do que os 20 minutos… foi pelo menos 1 hora para poder formar a casquinha por cima. Outra coisa, por dentro é meio molenga mesmo? Ficou gostoso, mas achei que faltou consistência, como vc hidratou o trigo? Beijos!

    • Oi Fernanda, obrigada! Então, o tempo de forno é mesmo uma coisa complicada, eu passo as receitas de acordo com o tempo e temperatura do meu forno, e nós que cozinhamos sabemos que muda muito mesmo de um para o outro. Tudo influencia: se é elétrico ou a gás, se é novo ou mais antiguinho, a marca, a potência, enfim, com forno nunca dá para ser exato. O ideal é cada um conhecer o seu e saber reconhecer quando a receita está pronta, e quanto mais você usar o seu forno mais você vai entendê-lo…é quase uma relação amorosa…kkkkk
      Mas então, eu sempre hidrato o trigo do kibe com água morna e depois eu aperto bem ele, muito, para sair toda a umidade possível. Este kibe fica sim mais molinho por dentro porque é uma receita light, sem gordura, sem ovos, sem carne, e com pouquíssima farinha de rosca (que é só para dar liga), então realmente ele não fica tão firme, mas eu não acho que isso atrapalha não. Mas gosto é gosto né, imagina só se todos gostassem de abobrinha? Não ia sobrar pra mim! hahahhaha ;)
      Beijos!

  4. Fiz e ficou uma delícia, casquinha levemente crocante e muito macio por dentro. Tive que fazer substituições, pk na hora não tinha alguns ingredientes, então, lendo os comentários vi que tinha outros; usei aveia pk não tinha farinha de rosca; usei ricota caseira (fiz na hora com leite e vinagre) e usei ervas finas pk não tinha hortelã!!! Mesmo com tanta substituição, ficou uma delícia. Obrigada pela partilha!

    • Maria, estou vendo que você é uma cozinheira de mão cheia ;) É isso mesmo, quando não temos tudo temos que usar a criatividade e adaptar.
      Beijos

  5. Fabiana, fiz o quibe mas ficou um pouco mais “mole” do que o desejado. Não sou uma cozinheira tão experiente e não sei bem o que poderia ter feito diferente. Moro fora do país e por vezes a diferença dos ingredientes altera um pouco as receitas.
    Fora isso, adorei o sabor e a combinação dos ingredientes. Sempre procuro receitas interessantes no seu blog e sempre acho alguma coisa gostosa.
    Você tem alguma sugestão em como deixar ele mais “sequinho e compactado”?
    Obrigada

    • Gisele, como eu disse nos comentários da receita este quibe fica mesmo mais molengo que o quibe comum. Você pode fazer duas coisas para que ele fique bem consistente como você prefere: adicionar um ovo e dobrar a quantidade de farinha de rosca.
      Eu sinceramente prefiro ele mais molinho do que dobrar a farinha de rosca e não adicionar ovo, pois gosto dele bem levinho, mas gosto é gosto e as receitas estão aí pra isso, para serem adaptadas ao gosto do freguês!
      Beijos!

  6. Pingback: Kibe (assado) de abobrinha | receitaquedeucerto

  7. Pingback: Segunda sem carne – Quibe assado de abobrinha | Só Simples Assim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *