Medalhões de filé mignon com molho de amêndoas e laranja

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Esta receita é daquelas que ficam muito lindas, perfumadas e deliciosas e com cara de que deu um trabalhão pra fazer, mas na verdade é facílima de preparar e fica pronta em apenas 20 minutos! Fiz outro dia mesmo para um jantar em família e todos amaram, recebi elogios e fiquei super feliz porque como vocês sabem receber elogios pela comida que preparamos é muito bom!

Outra coisa bacana desta receita é que muda um pouco a forma de preparar o medalhão que na maioria das vezes é preparado com batatas ou com molho madeira. Eu acho uma delícia as versões clássicas, claro, mas também gosto de variar de vez em quando para ficar com cara de jantar especial ;)

Então chega de papo e vamos anotar a receitinha que é boa demais!

MEDALHÕES DE MIGNON COM MOLHO DE AMÊNDOAS E LARANJA

(para 6 pessoas)

Ingredientes:

  • 12 medalhões de filé mignon altos e limpos
  • suco de 2 laranjas (usei laranja lima, mas pode ser qualquer uma)
  • 3 dentes de alho triturados
  • 3 colheres (sopa) de amêndoas sem pele (inteiras ou em lâminas)
  • 2 colheres (sopa) de óleo de canola
  • 2 colheres (sopa) de manteiga gelada cortada em cubinhos
  • 3 ramos de alecrim fresco
  • pimenta a gosto
  • 1 colher (chá) de sal

Modo de Preparo: Misture o alho triturado com o sal e a pimenta e faça uma pastinha. Esfregue esta pastinha nos medalhões de ambos os lados e deixe descansar por alguns minutos. Aqueça bem uma panela ou frigideira funda e depois junte o óleo de canola e sele os medalhões dos dois lados, até que fiquem levemente dourados na superfície. Junte as amêndoas. Distribua a manteiga sobre a carne, depois regue com o suco de laranja e espalhe os ramos de alecrim inteiros sobre a carne. Reduza o fogo para o médio, tampe a panela e deixe cozinhar por 10 minutos. Desligue e sirva com arroz branco e salada.

Dica: Para calcular a quantidade certa de carne para qualquer número de pessoas basta contar 2 medalhões de tamanho médio para cada um.

Bom Apetite!

 

7 Comentários para “Medalhões de filé mignon com molho de amêndoas e laranja

  1. Fabiana, que ótima sua receita de medalhão! Adoro molhos com laranja, normalmente vemos bastante com carne branca, mas tenho certeza que essa sua combinação também deve ter sido um sucesso! Vou experimentar qualquer dia desses!

  2. Olá Fabiana,
    Gostaria de saber se esses filés podem ser feitos com antecedencia. Vou receber amigos para um jantar (10 pessoas) e não tem como eu fazer a carne e servir em seguida. Pensei em servir uma massa e uma carne para acompanhar. Vc pode me sugerir alguma?. Obrigada desde já.

    • Oi Marcia, você pode sim preparar os medalhões com algumas horas de antecedência, guardar na geladeira e na hora de servir aquecer no forno. Só tome o cuidado de não cozinhar demais a carne quando for prepará-la, pois preparando com antecedência o ideal é que ela termine de cozinhar no forno, quando for aquecida.
      Como esta receita tem um tempero muito rico em sabores eu serviria como acompanhamento um risoto milanês (link aqui: http://figosefunghis.com.br/2013/05/risoto-milanes-com-ragu-de-costela.html) ou um pappardele apenas preparado na manteiga com ervas e nozes. Fica deliciosa a combinação!
      :)

  3. Fabi, posso fazer a mesma receita, só que com limão siciliano? Não gosto muito da laranja…
    Ontem fiz o filé com batatinhas ao vinho do Porto! Ficou maravilhoso!
    Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *