Kafta grelhada com abobrinha

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Kafta com abobrinha_F&F

Como vocês sabem eu tenho uma quedinha por comida árabe. Simplesmente não resisto a uma mesa cheia daquelas pastinhas deliciosas, daqueles kibes recheados ou na travessa, esfihas, tabule, aquela variedade de arroz um melhor que o outro e é claro, as kaftas também! Além de ser uma comida deliciosa e linda a comida árabe me traz nostalgia e faz recordar minha infância.

 

Minha bisavó paterna era libanesa e veio ainda adolescente para o Brasil, mas como todas as meninas daquela época e principalmente sendo libanesa (onde as meninas são criadas até hoje para serem esposas exemplares), era uma exímia cozinheira e adorava fazer os almoços de domingo na casa dela e obrigatoriamente toda a família tinha que estar presente. Ela adorava ver a mesa cheia e a família reunida, e é claro, passava às vezes o final de semana todo cozinhando para o almoço de domingo.

 

Quando ela se foi eu já tinha 14 anos, então eu me lembro muito bem do sabor da comida preparada por aquelas mãos. O kibe cru era preparado manualmente em um pilão enorme, e mesmo já idosa ela colocava o pilão em sua frente e fazia o kibe. Eu como sempre fui de ficar na barra das mulheres que gostavam de cozinhar acabei felizmente aprendendo muito com a minha “vó Marrum” e me lembro perfeitamente de quando ajudava a fechar esfihas, moldar os kibes e empilhar as folhas de massa folhada para fazer os doces (e me sentia muito útil só de fazer isso…rsrsrs). Como era bom passar horas na cozinha com ela! Minha mãe aprendeu a cozinhar todos os pratos da culinária árabe com ela, e repassou pra mim tudo o que eu não consegui gravar na memória quando criança.

 

Esta receita de kafta aqui era da minha bisa, que moía a carne em casa, fazia a massa, moldava e colocava para grelhar na sua velha churrasqueira de ferro junto com os kibes recheados. Doces lembranças….Uma receita assim acompanhada de história só pode ser muito especial, não acham?

 

KAFTA GRELHADA COM ABOBRINHA

(serve 2 pessoas)

Ingredientes:

Para a Kafta:

  • 350g de carne bovina moída (nesta receita gosto de usar patinho)
  • 2 colheres (sopa) de manteiga gelada picada
  • 1 cebola pequena bem picada
  • 2 dentes de alho bem picados
  • 1 colher (café) de pimenta síria
  • 1 pitadinha de canela em pó
  • 1 colher (café) de sal
  • 2 colheres (sopa) de hortelã fresca picada
  • 2 colheres (sopa) de salsa fresca picada

Para a abobrinha:

  • 2 abobrinhas pequenas fatiadas no sentido horizontal
  • azeite a gosto
  • sal a gosto

 

Modo de Preparo: Numa tigela misture todos os ingredientes da kafta e amasse bem com as mãos até formar uma massa bem homogênea. Molde 2 kaftas grandes e altas (eu gosto de moldar no formato retangular) e leve para gelar por 30 minutos. Enquanto isso aqueça a grelha (elétrica, de ferro ou a da churrasqueira) e cozinhe as fatias de abobrinha no vapor, apenas para ficarem macias (não deixe ficarem muito moles). Grelhe as kaftas até ficarem douradas dos dois lados, mas não deixe secarem muito, elas precisam ficar suculentas. Tempere a abobrinha com azeite e sal a gosto e forre uma travessa com elas. Coloque as kaftas por cima e sirva com mais hortelã picada.

 

Bom Apetite!

 

11 Comentários para “Kafta grelhada com abobrinha

  1. Adorei. Adoro comida árabe, apesar de não ser da minhas origens, acho o tempero árabe delicioso e as pastinhas de morrer!!!!!
    E falando nisso, cadê os relatos da viagem?? Vou pra california daqui uns dias, e to morrendo pelas dicaas!!!!!
    bjao querida

    Kelly

  2. Amiga!
    Que saudade!
    Tá tão lindo o blog. Eu amei a marquinha nova.
    Parabéns!

    Eu adoro comida árabe e essa kafta além de linda, deve ter ficado especial mesmo com todas estas especiarias. Uma ótima pedida para o feriado de carnaval. Ficaremos em casa, fazendo churrasco (se a chuva deixar) e curtindo a família e os amigos.

    Beijos Flor e uma ótima quinta-feira :)

    • Oi Dani! Saudade de você também!
      Que bom que você gostou do blog, obrigada!
      Esta kafta é bem especial sim, é receita de família, tenho o maior carinho por ela. Faça que você vai gostar!
      Beijos e ótimo restinho de semana pra você!

  3. Oi Fabi!

    Estou escrevendo para lhe contar que fiz a receita da kafta! Adoramos, tanto o resultado final (o sabor é incrivelmente delicioso!) quanto a praticidade da receita! Obrigada por compartilhar!!!
    Bjs

    • Que bom Cintya, fico feliz em saber. Esta é uma receita da minha bisavó que foi passando de geração para geração, então eu tenho o maior carinho por ela ;)
      Beijos

  4. Simplemsnte sou apaixonada pela culinária árabe! adoro mijadras, tabules e tudo de mais que eles apresentam ! A receita que você postou é bemm simples e eu adorei! Vou fazer pq adorooooo kafta! :)

  5. Oi,
    Tudo bem? Queria fazer esta kafta , mas tenho que evitar a manteiga, será que posso substituir por alguma coisa ou simplesmente não colocar na receita? O que você acha?
    Valeu!
    Beijos.

    • Débora, a manteiga é para deixar a kafta mais macia, mais molhadinha, mas se você não quiser usar basta excluir da receita e adicionar um pouquinho mais de azeite.

  6. Deliciosa a receita. Fiz no grill por uns 2 minutos e ficou perfeita. Minha filha de 8 anos devorou até a abobrinha. Obrigada pela dica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *