Carne de Panela básica

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Carne de panela_F&F

Não sei o que acontece comigo que toda vez que eu faço uma viagem mais longa quando fica perto de voltar pra casa me bate uma vontade da comida do dia a dia…e começo a sonhar com um arroz e feijão, com um bifinho acebolado, com uma massinha feita do meu jeito, enfim, no final das contas a comida que sentimos mais saudade é a da nossa casa. Viajar é uma delícia, óbvio, e eu estou sempre pronta para a próxima, mas como diz o velho ditado chegar em casa é ainda melhor!

 

E dessa vez eu cheguei com vontade de carne de panela, aquela bem suculenta com um molhinho encorpado bem bom e preparada junto com meus legumes favoritos. A carne de panela que eu mais gosto e faço aqui é aquela bem básica mesmo, sem frescuras, feita na panela de pressão e servida com um digno arroz e feijão preparados no dia. Ah, poucas coisas são tão reconfortantes como uma refeição assim :) A escolha da carne vai de cada um, eu particularmente prefiro sempre a ponta de peito bovino que é uma carne muito saborosa e fica quase desmanchando quando cozida na pressão, mas a minha avó por exemplo usa músculo e outras pessoas que conheço preferem coxão mole.

 

Se você é daqueles que ainda tem medo de uma panela de pressão e nunca teve coragem de usar é hora de perder o medo. Basta usar com cautela que nada de trágico irá te acontecer, eu garanto. Sabendo respeitar o limite de capacidade da panela (que nunca pode ficar cheia até a boca! o certo é preencher até a metade ou no máximo 3 dedos acima da metade), vedando bem direitinho e acompanhando o cozimento com atenção não tem como dar errado. O principal erro que algumas pessoas cometem e que as fazem ficar traumatizadas com a panela de pressão é abrir enquanto a pressão dentro da panela ainda está alta, por isso o ideal é esperar toda a pressão sair – e nunca coloque debaixo da água corrente como faz a doida da minha mãe, por favor! – e somente então abrir a panela com segurança. Bom, dito isso, vamos à receita que é daquelas que você precisa colocar no caderninho de receitas real ou virtual e passar para a família e os amigos porque é molezinha e fica uma delícia!!!

 

CARNE DE PANELA BÁSICA COM LEGUMES

(serve até 8 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 1,5 kg de ponta de peito bovino bem limpo (ou músculo, ou coxão mole) e cortado em pedaços grandes
  • 4 batatas grandes cortadas em cubos médios
  • 3 cenouras descascadas e cortadas em pedaços grandes
  • 4 mandioquinhas (batata baroa) descascadas e cortadas em pedaços grandes
  • 1 lata de tomates pelados
  • 1 lata (a mesma medida da lata de tomates) de água
  • 1 cebola pequena bem picada
  • 3 dentes de alho bem picados
  • 1/2 xícara (chá) de salsa fresca picada
  • 3 colheres (sopa) de óleo de canola
  • pimenta moída e sal à gosto

 

Modo de Preparo: Na panela de pressão (para esta quantidade indicada na receita use a panela grande) coloque o óleo para esquentar e junte os pedaços de carne. Polvilhe pimenta e sal e dê uma bela fritada de todos lados para selar a carne. Em seguida junte a cebola e o alho e refogue por alguns minutos, mexendo. Junte agora a lata de tomates pelados e a lata de água. Coloque metade da salsinha picada e tampe a panela. Cozinhe a carne em fogo alto até a panela começar a chiar. Depois reduza o fogo para o médio e cozinhe por 40 minutos, sempre prestando atenção na panela, chegando perto mas sem mexer. Depois dos 40 minutos em fogo médio desligue o fogo e deixe a pressão sair. Abra a panela e verifique se a carne já está macia, se não estiver tampe novamente e deixe cozinhar em fogo médio por mais 15 ou 20 minutos. Assim que a carne estiver macia junte os legumes descascados e cortados e deixe cozinhar em fogo baixo com a panela destampada por uns 15 minutos, ou até que estejam macios. Na hora de servir finalize com o restante da salsa picada.

 

Bom Apetite!

 

12 Comentários para “Carne de Panela básica

  1. Oi Fabi!

    Viajar é maravilhoso, mas retornar também!
    Ontem estive aqui no seu blog, assisti (de novo) seus vídeos, que ficaram o máximo! Espero ansiosa pelos próximos, viu? E eu ainda não tinha visto o novo layout… ficou lindo! Super delicado! Adorei!!!
    Carne de panela pra mim é um clássico da cozinha Brasileira e, feito em casa então, é irresistível! Nunca fiz com ponta de peito, eu geralmente uso acem ou paleta, e fica bem gostoso também. Da próxima vez, vou experimentar a sua versão! Me deu água-na-boca!

    Bjs e ótimo fds pra vc!

  2. Fabiana querida, todos temos este sentimento, é maravilhoso viajar mas chegar em casa, tomar banho no seu chuveiro, dormir na sua cama, comer a comidinha de casa, hummm é bom dimais.Agora carne de panel é boa a qualquer hora e a sua ficou linda, de comer com os olhos.Beijos querida, tenha um ótimo final de semana.

  3. Oi, Fabi!
    Ficou uma gracinha o novo layout do blog. Gosto muito do trabalho da Nana.
    Comidinha de casa e de mãe é pra gente ficar ansiosa pela volta.
    Estou de mudança e o tempo é cronometrado… Muito trabalho, mas estou feliz!
    Bjs.

  4. Me interessei pela sua receita e fiz no mesmo dia em que ví.(28/01)… ficou divina, meu marido adorou e minha filha de 7 anos também. Moramos em Petrópolis – RJ. Gostaria de lhe enviar as fotos, como faço? Abraços, Ana Paula.

  5. Menina… eu achei teu site no google, sem qualquer pretensão e me A-P-A-I-X-O-N-E-I!
    Serio… cada receita deliciosa, daquelas tipo comida da vó. Hummmmm
    Como não sou expert e nem é minha intenção ser uma chef de cozinha, sigo sem medo de ser feliz os teus passos.
    Parabéns e vida longa ao teu site!

    • Só pra acrescentar, acabei de fazer a receita, mas com uma adaptação. Como essa receita tem gostinho de “vó”, fiz com batatas (inglesas mesmo), cenoura e vagem. A velha jardineira que ela fazia, sabor de infância. Hummmmmmmmm…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>