Arroz Carreteiro

segunda-feira, 07 de janeiro de 2013

Para estrear as receitinhas de 2013 eu trouxe hoje mais uma receitinha deliciosa da minha mãe, este arroz carreteiro que ela faz lindamente e que não dá para parar de comer enquanto a panela não chega ao fim, de tão bom que é! Acho que o segredo é o amor de mãe na comida, mas também a forma como ela prepara a carne seca, deixando de molho na água por algumas horas, trocando a água e depois desfiando cada pedacinho retirando toda gordura. É como eu sempre digo, quando se faz a comida com carinho e dedicação não tem como não ficar boa!

Se você for uma pessoa bem prática ou para aqueles dias em que não há tempo para fazer desta forma fique à vontade para usar a carne seca que já vem pronta e desfiada, não vejo mal algum em recorrer a estas facilidades, o que eu costumo chamar de “atalhos”. E até aquela carne assada que sobrou do churrasco pode ser cozida em água (ou um caldo bem suave) para amaciar bem e depois pode ser desfiada para virar um delicioso arroz carreteiro.

ARROZ CARRETEIRO

(serve até 6 pessoas)

Ingredientes:

  • 500g de carne seca desfiada
  • 3 xícaras (chá) de arroz tipo agulha
  • 6 xícaras (chá) de água
  • 1 maço de salsa fresca picada
  • 1 maço de cebolinha fresca picada
  • 1 cebola grande picada
  • 3 dentes de alho picados
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • pimenta e sal a gosto

Modo de Preparo: Numa panela grande refogue a cebola e o alho no óleo até que comecem a fritar. Junte a carne seca desfiada, metade da salsa picada, metade da cebolinha picada e refogue por 5 minutos, mexendo para não grudar. Junte o arroz cru e frite bem. Depois cubra com a água e cozinhe em fogo alto até levantar fervura. Ajuste a pimenta e o sal a gosto. Reduza o fogo para o mínimo e com a panela semi tampada deixe cozinhar por mais 20 minutos, ou até que o arroz esteja cozido. Finalize com a outra metade da salsa e da cebolinha picadas e sirva quente.

Dica: Purê de batatas, salada verde e carne de churrasco são ótimos acompanhamentos para esta receita de arroz carreteiro.

Bom Apetite!

 

8 Comentários para “Arroz Carreteiro

  1. Olá, olá…

    Passei para ver as novidades neste novo ano e vejo que são muito boas e apetitosas!!!!

    Desejo-te um ano cheio de conquistas, felicidades e muito sucesso…

    Vou continuar a passar sempre por aqui para me deliciar com as tuas excelentes criações!!! :D

    Relembro que já sou tua seguidora, para poder chegar aqui sempre e mais facilmente….e tu, já és minha seguidora???

    Beijinhos e até breve….

  2. Adoro arroz carreteiro, e já faz muito tempo que não saboreio.Fiquei aqui com vontade de um pratinho dessa delicia.Adorei.Beijos querida, e um 2013 cheio de paz, amor e realizações.

  3. Fabi!!! Feliz 2013!!! Que você tenha um ano cheio de amor, paz, saúde, sucesso e que você conquiste todos os seus objetivos!!!!
    E esse arroz hein??? Tenho em casa um #arrozcarreteirolover que vai pirar com essa delícia… só preciso de forças prá cuidar dessa carne seca e deixar ela toda desfiadinha assim rs rs rs!!!
    Bjão

    • Carol, muito obrigada sua linda! Adoro ver os leitores que estão sempre aqui, fiéis e comentando sempre! Um 2013 lindo pra você também viu!
      Olha só, eu tenho um segredinho para desfiar a carne seca assim bem fininha. Basta desfiá-la ainda morna ou quente com luvas de borracha (daquelas fininhas que dentistas e cozinheiros usam, sabe?), a carne desfia como manteiga! Faço isso com bacalhau também e nunca falha!
      Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *