Terrine de Salmão Defumado para arrasar no Natal!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Na semana passada teve uma festa prévia de Natal da minha família e como não foi na minha casa eu quis levar alguma comidinha gostosa e logo pensei em algo para completar a mesa de petiscos. Acabei me decidindo por esta receita de Terrine de Salmão Defumado que está há anos na minha família, mas como eu já me apropriei dela há uns bons 10 anos atrás com o tempo fui fazendo algumas adaptações, mas o que importa mesmo é que esta terrine de salmão é de arrasar, muito fácil de fazer, uma opção light de petisco natalino e sem contar que os elogios estão garantidos!

Uma coisa bem bacana desta receita é que a terrine pode ser montada conforme o jeito que você pretende servi-la. Eu mesma já fiz esta terrine com recheio, sem recheio, embrulhada no salmão e assim sem embrulhar. Se eu fosse servir a terrine como uma entrada eu embrulharia em salmão defumado e serviria as fatias sobre salada de folhas verdes. Neste caso um recheio também ficaria bem, basta procurar as combinações que mais lhe agradam.

Ah, a apresentação, claro, não poderia ficar de fora, afinal de contas é uma ocasião de festa e ocasião de festa merece aquele capricho a mais não é não?! Geralmente embrulha-se a terrine de salmão em finas fatias de salmão defumado, mas como eu achei que faria muita sujeira já que a intenção era servir como petisco preferi usar a mesma quantidade de salmão defumado para fazer uma cobertura dele bem picadinho, assim todos poderiam colocar um pouco nas torradinhas sem desmontar o prato todo.

Dica esperta: Para finalizar eu usei esta erva fresca que mais tem cara de Natal: o dill (ou endro como também é conhecido). Olha, e vou dizer que não sou a pessoa mais apaixonada por esta erva, uso em poucas receitas inclusive, mas saiba que salmão e dill são uma combinação perfeita de sabores, então qualquer coisa que se faça com salmão vai ficar gostoso com o toque especial do dill.

TERRINE DE SALMÃO DEFUMADO

(rende aproximadamente 800g)

Ingredientes:

  • 400g de ricota ralada ou picada
  • 1 pote de creme de ricota (250g)
  • 1 copo de iogurte natural (170g)
  • 1 saquinho de gelatina incolor e sem sabor (10g)
  • 5 colheres (sopa) de água
  • 300g de salmão defumado picado
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • suco de 1/2 limão
  • pimenta e sal a gosto
Para a cobertura:
  • 1 cebola roxa bem picada
  • 200g de salmão defumado bem picado
  • 4 colheres (sopa) de alcaparras
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 100g de dill (endro)
  • suco de 1/2 limão
  • pimenta e sal a gosto
Modo de Preparo: Hidrate a gelatina na água e em seguida leve por 15 segundos ao microondas. No processador ou liquidificador junte a ricota picada ou ralada, o creme de ricota, o iogurte, e bata bem até formar uma pasta grossinha. Junte o salmão defumado picado, o azeite, o suco de limão, algumas folhas de dill, a gelatina derretida, a pimenta e o sal a gosto. Forre duas formas de terrine (são retangulares e mais baixas que as de bolo inglês) com filme plástico deixando sobrar um bom pedaço nas bordas e divida a terrine nas duas formas, despejando sobre o filme plástico. Feche com as bordas e pressione levemente vedando bem e tirando o ar. Leve para gelar por aproximadamente 3 horas, depois desenforme e sirva gelado com a cobertura de salmão defumado picado, cebola roxa, alcaparras e tempere com azeite, suco de limão, pimenta e sal. Ajeite as folhas de dill em torno das verrines e sirva.

No processador tudo fica mais fácil, mas se quiser amassar a ricota com um garfo e depois misturar tudo à mão também dá certo.

 

Diz se uma terrine dessas não ia arrasar na sua festa de Natal?

Bom Apetite!

 

13 Comentários para “Terrine de Salmão Defumado para arrasar no Natal!

  1. Que delícia que deve ser!… Além de que é um charme. Adoro receitas assim…
    Uma pergunta: o que é creme de ricotta? nunca vi (tb nunca procurei) aqui em Portugal. Se não encontrar haverá substituto?

    • Oi Babette, esta receita fica muito gostosa mesmo, vale à pena.
      Aqui o nosso creme de ricota tem quase a consistência de um cream cheese (e este poderia perfeitamente ser um substituto), mas o creme de ricota tem sabor levemente mais suave e é menos calórico. A diferença basicamente é esta, mas se você não encontrar por aí pode usar o cream cheese tranquilamente, fica delicioso nesta receita também.
      Beijos!

  2. Fabiana,
    Que ótima ideia esta sua, de picar o salmão e colocar por cima da terrine! Parabéns!
    Eu sempre faço terrines e, como vc, fiz muitas variações mas nunca me ocorreu colocar por cima, para que todos possam se servir de um pouquinho sobre a torradinha. Adorei! Um abraço da Sandra

    • Que bom que você também gostou da ideia Sandra! Faça que você vai aprovar, esta terrine é mais light que a versão tradicional e fica bem suave, muito gostosa!
      Beijos

    • Carla, então somos duas pessoas felizes! Você por ter encontrado a receita que tanto procurava e eu por ter acertado os desejos dos meus leitores queridos ;) Adoro quando isso acontece!
      Beijos e boas festas!

  3. Nossa, esta receita parece deliciosa!!! quero fazer!
    Sobre o processador, será que você pode me ajudar? Estou querendo comprar um, mas são tantos modelos, marcas e tamanhos… estou procurando alguma indicação de um bom (sem querer que você faça propaganda, é claro). Se puder me ajudar com alguma indicação de marca/modelo, desde já agradeço, meu e-mail é vivianecrvieira@yahoo.com.br.
    Um grande abraço!

    • Oi Viviane! O meu processador é da Arno, é aquele vermelho bem bonito que é da linha chef. Tem outras marcas boas, mas como eu uso este só posso recomendar este, fica complicado falar dos outros que eu nunca testei. O preço dele é meio “salgadinho” mas eu uso demais!
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *