Ratatouille no papelote

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Em casa procuramos ter uma alimentação bem saudável, rica em vitaminas e super colorida na maior parte da semana, o que quer dizer que de segunda à sexta rola muita receitinha delícia com legumes, verduras, castanhas, etc…e engana-se quem pensa que uma alimentação assim rica em nutrientes só faz bem para quem quer emagrecer, quando na verdade é uma alimentação que faz bem para qualquer pessoa. No meu caso eu enxergo como uma tentativa diária de mudar para sempre meus hábitos alimentares e conseguir controlar de forma consciente o que eu como e de que maneira eu como, enfim, pra mim isso só está fazendo bem, um bem enorme! Os excessos ficam para o final de semana :)

Um dia desses estávamos assistindo ao programa de receitas do Chuck (GNT) e ele preparou um peixe maravilhoso assado sobre uma caminha de ratatouille e na hora marido me falou: faz hoje este peixe pra mim?! Bom, fazendo um pedido assim com cara de dó eu não teria como negar e fui para a cozinha para preparar o nosso almoço – peixe assado com ratatouille.

Nem posso dizer que eu segui a receita do Chuck porque no fim das contas como ele usou alguns ingredientes que eu não tinha no momento ficou mesmo como inspiração, eu acabei ajeitando a receita toda, fiz o ratatouille assado em papelote e um peixe assado à parte (não fiz o peixe sobre o ratatouille porque o peixe que eu usei estava com a pele, então não ia ser legal).

A principal razão deste post é mostrar pra vocês que um acompanhamento tão simples e fácil como o ratatouille pode ficar muito mais charmoso se for montadinho assim com capricho e pode ser uma guarnição perfeita para carnes vermelhas, aves ou peixes, inclusive fazendo parte da sua ceia de Natal.

RATATOUILLE EM PAPELOTE

(para 2 pessoas)

Ingredientes:

  • 1 berinjela pequena lavada e fatiada
  • 1 abobrinha pequena lavada e fatiada
  • 2 tomates maduros lavados e fatiados
  • 1 cebola roxa grande descascada e fatiada
  • folhas frescas de tomilho e manjericão
  • azeite a gosto
  • pimenta e sal a gosto

Modo de Preparo: Recorte um pedaço de papel manteiga ou papel alumínio e ajeite sobre uma assadeira, deixando ainda um bom pedaço sobrando para fechar o papelote. Comece fazendo duas fileiras com os legumes, intercalando as fatias e apoiando umas sobre as outras em sequência até acabar. Regue com azeite, tempere com pimenta moída na hora e sal. Por fim distribua várias folhinhas de tomilho e manjericão sobre os legumes e feche o papelote vedando bem todas as laterais. Leve para assar por 30 minutos em 180º. Quando estiver pronto regue com mais um pouquinho de azeite e sirva.

Bom Apetite!

 

4 Comentários para “Ratatouille no papelote

  1. Oi Fabi
    Parabens pelo seu blog,pois é clean e facil de navegar.
    Suas receitas também são rápidas, fáceis, explicadas de forma bem didática e principalmente saborossìmas. Fiz ontem no almoço esse ratatuille e adorei!!!
    E no jantar comi com pãozinho integral e ficou ainda melhor!!!
    Obrigada por compartilhar tão gentilmente seus dons com todos nos.
    Abraços
    Vilma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *