O pão de queijo mais fácil do mundo – Receita da Leitora

segunda-feira, 03 de dezembro de 2012

A receita de hoje não é minha, e veio do outro lado do mundo! A leitora Gláucia, que mora em Dubai me enviou esta receita deliciosa de pão de queijo na semana passada e quando eu bati o olho na receita na hora já percebi que era daquelas receitas porretas de boas. Imagine só um pão de queijo com apenas 4 ingredientes e que fica sensacional? Pois esta receita da Gláucia é exatamente assim, de fato o “pão de queijo mais fácil do mundo” como ela mesma diz.

Como em casa eu tenho um apaixonado por pão de queijo aproveitei que tinha farinha de tapioca em casa (ainda da viagem que fiz para a Bahia) para testar a receita no final de semana para o café da manhã e fiquei realmente encantada com a facilidade dela. O trabalho é quase zero, não faz sujeira e os pãezinhos de queijo crescem que é uma beleza! Gláucia, receita aprovadíssima! Bom, então agora vou deixar a própria Gláucia se apresentar e colocar aqui as fotos lindíssimas que ela mandou aqui pra nós:

“Oi Fabi!!
Você precisa fazer esse pão de queijo!!!
Moro em Dubai ha 3 anos, e aqui não temos pão de queijo!!!
E sempre da aquela vontade de comer um pão de queijo quentinho, macio por dentro, crocante por fora… Mas todas as receitas que vi ate hoje, são muito complicadas… Então nunca tentei fazer!!
Dai que tenho uma amiga brasileira que também mora em Dubai e ela me disse que tinha uma receita danada de boa! E não e que e verdade??
O MELHOR E MAIS FÁCIL PÃO DE QUEIJO DO MUNDO!
Ele fica extra macio por dentro, suuuuper crocante por fora, douradinho… Fica LINDO!
Um beijo enorme e obrigada por compartilhar receitas excelentes com a gente! Você é muito querida!
Gláucia Alves 

O melhor Pão de Queijo DO MUNDO

Pré aquecer o forno a 250ºC

Em uma tigela grande colocar:

- 250g farinha de tapioca
- 400g cream cheese (usei Philadelphia) 
- 50g queijo parmesão ralado
- 1 colher cafe de sal

Misturar tudo muito bem e fazer bolinhas medias.

Colocar em uma assadeira (não precisa untar).

Assar por 10 minutos a 200ºC. Depois de 10 minutos diminuir pra 150ºC e deixar assar por mais 10 minutos. Rende mais ou menos uns 18 pães de queijo.

Gláucia, muito obrigada pela sua receita, eu testei e aprovei. Maridão gostou tanto que só me deixou comer 3…hahahaha :)

Gente, quem tiver interesse em saber um pouco sobre Dubai a Gláucia tem um blog onde ela conta suas experiências de lá do outro lado do mundo: http://www.glauciaemdubai.com/

 

64 Comentários para “O pão de queijo mais fácil do mundo – Receita da Leitora

  1. Nossa menina… É a 1ª vez que comento, mas com uma receita assim não poderia deixar de comentar, rsrsrsrs. Eu amo pão de queijo, moro aqui em Portugal, que até tem… Mas não são muito bons. Faço só que muuuuuito de vez em quando, isso porque a receita que geralmente tem na internet, é aquela típica que leva, ovos,leite e etc… E quando faço a massa fica mole, e fica horrível pra enrolar, não sei porque, mas essa é diferente e você me animou a tentar, vou fazer! E logo digo o resultado.
    Beijos.

      • Oiii, olha eu fiz! O que posso dizer é que… Para quem quer um pão de queijo express, acho que é uma receita magnífica, mas não sei se foi pela grande quantidade de Philadelphia, que ao provar, sentí um gosto algo forte (para o meu paladar ) a leite. Mas como disse, quem quer um pao de queijo express e sem muito trabalho, tá aprovado, meu marido adorou.
        Obrigada pela receita.

        • Oi Cléo, muito obrigada pelo seu retorno. Fiquei feliz em saber que deu certo, eu fiz em casa e também deu certo, mas a Liana que comentou aqui em cima disse que pra ela não deu certo pois a massa ficou mole demais. Você usou a goma de tapioca mais fina e o cream cheese geladinho? Estamos tentando descobrir o que pode ter dado errado na receita da Liana, que foi a mesma que nós duas fizemos ;)
          Beijo

          • Oii. Bem eu ví que na receita está como farinha de tapioca. Mas eu usei o que uso sempre pra fazer essas coisas, ou seja, polvilho, que é bem fino mesmo. E a philadelphia na hora que comecei fazer me bateu a dúvida, se fria ou à temperatura ambiente, portanto eu usei fria mesmo, tal como tirei da geladeira coloquei num recipiente com o resto dos ingredientes, misturei e pronto.

          • Obrigada pela resposta Cléo. A Glaucia também reforçou a minha suspeita e disse que o segredinho é usar o philadelphia bem frio mesmo.
            Beijo!

    • Claudia, quando estive na Bahia comprei como goma para tapioca, mas é a mesma que vende nos supermercados já embalada, os flocos são finos.

  2. Eu fiz e ficou uma delicia! Fiz umas modificações, coloquei creme de ricota misturado c ocorram cheese, n sobrou nenhum p contar história!

    • Olha só Dani! Feedback em tempo recorde hein! hahahha
      Menina, eu também fiz e adorei esta receita, é fácil e deliciosa MESMO!
      Beijos!

    • Jussara, não é polvilho nem doce nem azedo, esta receita é diferente e se faz com farinha de tapioca mesmo. É uma farinha fina (também conhecida como goma de tapioca) que vende em supermercados comuns, tem até da marca Yoki, bastante conhecida.

  3. Que saudade de comentar aqui!!! Sempre passo e olho com pressa… rs..
    Mas nesse post não poderia deixar de comentar!!! AAAAAMOO pão de queijo fresquinho e quando é fácil assim e dá para fazer diariamente, nem se fala!!!
    O blog está cada vez mais lindo…
    Beijos!

  4. Eu sou louca por pão de queijo!
    Vou testar hoje à tarde.
    Nunca vi farinha de tapioca, também nunca procurei, mas daqui há pouco sairei à cata. :)

    Bjs!

  5. Oi!
    Eu acabei de testar a receita direitinho, com as medidas e tudo, mas deu errado!
    Usei goma pra tapioca, 250g; 400g de cream cheese Philadelphia; 50g de parmesão ralado e 1 col chá de sal.. ficou uma massa super molenga, não dava pra fazer as bolinhas com as mãos e mesmo com a colher tava difícil..
    Será que as medidas estão mesmo certas? Ou seriam 400g de farinha pra 250g de cream cheese?

    :(

    Beijo!

    • Oi Liana, que estranho menina, sua receita desandou total! Eu fiz em casa esta receita e usei também a goma de tapioca (a mesma para fazer tapioca na frigideira, aquela mais ralinha), o cream cheese Philadelphia e etc., mas as minhas fizeram bolinhas. Se bem que o meu cream cheese estava bem firme porque ele estava na geladeira há algum tempo e eu fiz a receita com ele bem gelado. Será que foi esta a diferença? Não sei se foi este o seu caso, mas eu imagino que se o cream cheese estiver em temperatura ambiente fique mole demais mesmo.
      Vou perguntar para a Glaucia se ela tem algum palpite sobre o que houve com você e se ela pode nos ajudar.
      Beijo!

      • Liana, enviei um e-mail para a Glaucia (a dona da receita) e ela respondeu dizendo que o cream cheese tem que estar bem gelado mesmo e que a farinha de tapioca é aquela bem fina, o que nós por aqui chamamos de goma, mas que lá em Dubai ela compra como “Tapioca flour” (farinha de tapioca). Vou até atualizar o post com estas dicas para ninguém mais errar.
        Beijos!

        • A minha também deu errado e eu fiz com o cream cheese bem gelado. :(( Quando coloquei a mistura toda já senti na mão que não era o ponto certo, que tava com muito cream, mas ao invés de seguir o “feeling” resolvi colocar pra assar assim mesmo, pois poderia ser que no forno ele tomasse forma. Não deu, mas não vou desistir! Da próxima vez coloco menos cream cheese e tento achar o ponto certo, vamos ver como fica. A parte da textura, o sabor ficou ótimo e eu e marido comemos do mesmo jeito! hehehe. Beijos!

  6. Olá Fabi!

    Ver esta receita num fim de tarde preguiçoso e frio, deixou eu e o marido belga (que, entre as especialidades brasileiras, é uma das que ele mais gosta!) com tanta água na boca que fomos à procura da “farinha de tapioca” numa loja portuguesa daqui da regiao em Neuchâtel. Nem eu (e muito menos a vendedora!) sabia o que era a tal da “farinha de tapioca” e se era a mesma coisa que “farinha de mandioca”. No final das contas, comprei tudo: um pacote de “Tapioca Yoki”, um pacote de farinha de mandioca e, caso tudo desse errado, um pacote de pao de queijo pronto pra matarmos mesmo assim a vontade! hehe. A “Tapioca Yoki” (na embalagem nao diz “farinha de tapioca”) me deixou com dúvidas e, pra nao gastar energia e philadelphia sem ter certeza do resultado, fiz no pacote mesmo.
    Vc saberia me dizer se esse tal de “Tapioca Yoki”, com uns graos menos ralos, poderia servir pra fazer essa receita??
    Nao sei mais pra quem perguntar, nem amigo de Pernambuco daqui nao soube me dizer, rs.. Tapioca é especialidade deles, mas pao de queijo, nao é… hehe!
    Bjos,
    Michèle

    • Oi Michele, então, esta Tapioca Yoki tem da bolinha e tem da farinha mais fina, é a mais fina que você precisa usar. Mas se não tiver outra tenta dar uma moída (ou coloque um pouco no processador) nesta tapioca em bolinhas que eu acho que também dá certo. Eu fiz esta receita em casa e ficou uma delícia. Depois venha me contar se você testou e se deu certo!
      Beijos

    • Tathiane, ela não é hidratada não, é a farinha seca mesmo, também conhecida como goma, mas é um pozinho bem sequinho e de flocos bem finos.
      Beijos

    • Fernanda, faça o teste. De repente para ajudar a não queimar você pode tentar assar os pães de queijo com uma tigelinha de água na prateleira de baixo. Pode ser uma saída.
      Beijos

    • Oi Chimene, não precisa não, é só mesmo o que está indicado na receita. Esta versão é bem diferente mesmo! Mas pode fazer porque dá certo, eu já fiz e deu super certo ;)
      Beijos

  7. Olá, tudo bem?
    Tô triste, fiz com a tapioca da Yoki, seguindo comentários aqui no blog, e ficou horroroso, com o perdão da sinceridade. E olha que fiz questão de seguir à risca a receita e tenho muita experiência com cozinha.
    Ficou granulado, estranho, esfarelento e muuuuuito sem sal.
    Na hora que comprei a tal tapioca da Yoki achei mesmo muito grossa/granulada, mas resolvi confiar nos comentários e imaginei que amassando com o restante dos ingredientes ela ficaria boa.
    Se eu repetir a receita, vou usar goma de tapioca já pronta ou polvilho escaldado mesmo.

    • Renata, que pena que não gostou.
      Mas acho que você não leu direito os comentários porque as leitoras que comentaram dizendo que usaram a tapioca de bolinhas disseram que não deu certo. Se você reparar nos meus comentários você vai ver que eu usei a GOMA DE TAPIOCA, ou seja, aquela farinha bem fina mesmo, que é exatamente o que a Gláucia (dona da receita) recomendou. Além disso, como também ficou esclarecido nos comentários, o cream cheese precisa estar gelado.
      Já que você cozinha bem você sabe que fazer pão não é uma ciência exata, então você pode acrescentar mais goma de tapioca até dar o ponto desejado, colocar mais sal, ou até mesmo algumas ervas picadas à gosto, como manjericão, salsa ou alecrim. Não fique triste, cozinhar é assim mesmo, um dia dá certo e em outro dá errado e é assim que aprendemos mais! Eu vi esta receita pela primeira vez e não botei fé que fosse dar certo (porque quando é assim eu preciso testar antes de publicar pra vocês), mas eu fiz a deu certo pra mim, como também deu para as leitoras que voltaram para comentar.
      Agora, uma coisa nós temos que combinar: este pão de queijo aqui é express e hiper prático (é uma receita adaptada na verdade pela Gláucia que mora fora do Brasil e não encontra nossos ingredientes com facilidade por lá), mas o pão de queijo MAIS GOSTOSO MESMO é o tradicional, com polvilho e muito queijo meia cura ;)
      Beijos!

    • Eu moro na Noruega e sou Goiana e quase morria de ficar sem pão de queijo até que descobri uma receita parecida e usa 4 ingredientes fica perfeita, faço toda semana.
      - 1 xícara e meia de pouvilho ( me ensinaram com o azedo como aqui tem só o pouvilho doce eu usei e ficou ótimo)
      - 1/2 xícara de farelo de aveia
      - 400 gr de queijo light ( já fiz com philadelphia light, contage, outro dia misturei o resto de ricota, contage, tofu e um pouquinho de parmesão até das as 400 gr e ficou perfeito)

      - 2 ovos

      Misturo tudo enrolo as bolinhas asso no forno de cerca de 225 graus as vezes até congelo cru e asso depois.

      Fabiana amo suas receitas são sempre excelentes!

      • Dhaniella, obrigada pela sua dica, vou testar qualquer dia ;)
        E obrigada pelo elogio, fico muito feliz que goste de vir aqui!
        Beijos!

    • Heli o cream cheese é muito fácil de ser encontrado em qualquer supermercado. Contudo, caso não o encontre você pode tentar fazer este pão de queijo de tapioca com o creme de ricota. Embora eu nunca tenha testado esta substituição acredito que fica boa sim.
      ;)

  8. Acabei de fazer! Nem segui as medidas exatas ate porque so tinha 1 embalagem de 250g de cream cheese na geladeira. Misturei o que tinha de cream cheese com o queijo ralado ( tbm so no olhodromo) e fui adcionando a tapioca ate ver q ficou com consistencia de pao pra enrolar. Coloquei no forno e voila! Meus paezinhos ficaram lindos e deliciosos! (So precisa maneirar na quantidade porque o cream cheese tem 45 calorias em cada colher de 15g. Isso faz o pao de queijo mais facil do mundo o tambem mais calorico…rsrs Andreia, Toronto, Canada.

    • Hahahahah, Andreia, você me fez rir! Pois então os pãezinhos de queijo mais fáceis do mundo são também os mais calóricos? Oh God! Mas a gostosura faz valer à pena estas estripulias alimentares de vez em quando né? kkkk
      Fico feliz que você aí no Canadá possa ter matado a saudade do nosso brasileiríssimo pão de queijo com o truque ensinado pela nossa amiga Gláucia ;)
      Beijos!

  9. Gente, eu nunca fiquei tao feliz com uma receita antes na vida kkkkkk, moro na França ha 5 anos e sonho com pao de queijo sempre!!! as vezes qdo a vontade era demais sempre comprava massa pronta nas lojas brasileiras que custam uma fortuna… mas eu sempre via no mercado chines e nas lojas africanas essa farinha de tapioca que tem exatamente a mesma textura do polvilho e sempre me perguntei se daria certo, mas nunca tive coragem de tentar… hoje passando na frente do mercado africano decidi comprar! chegando em casa fui procurar na net uma receita e… BINGO! até senti uma lagrima descer pelo meu rosto kkkkkkkkkkkk OBRIGADA! MERCI

    • Juliana, que delícia ler seu comentário e descobrir que esta receitinha enviada pela nossa miga e leitora Gláucia te ajudou a matar as saudades do nosso pão de queijo! Fico muito feliz quando isto acontece :)
      Beijos e obrigada por comentar!

  10. Oi, aqui na Holanda a farinha de tapioca (tapioca meel) vem da Tailandia, é beeeeem fininha, parece polvilho… Ainda assim a receita funcionou uma maravilha ! Eu também usei Philadelphia bem geladinho, mas como a caixinha é menos que 200g (185g), botei mais queijo parmesão (90g em vez de 50g), menos sal (já que o parmesão é bem salgado), mais um ovo pequeno para melhorar a liga… Fica ótimo. Nos últimos minutos eu liguei a função “grill” do forno para dar uma dourada extra… Eu faço as bolinhas bem pequenininhas (tamanho festa), dá um monte, uns 50 ! Obrigada pela receita, só não faço o tempo todo senão engorda muito !!!

  11. Hoje, encontrei via Prato Fundo este site; AMEI!!!!
    As receitas estão maravilhosas, o blog, a simpatia e atenção da Fabi ao interagir com as leitoras, tudo dez!
    Amanhã vou testar o pão de queijo; faço sempre o tradicional, escaldo o polvilho com a mistura de leite óleo, água, sal, acrescento os ovos e o queijo meia cura ralado. Esse é vapt e vupt, rs.

  12. Fabi! Tem um outro muito ninja tb, e barato! Uma caixinha de creme de leite, um copo de queijo (eu uso o canastra, pq moro em minas, mas rola uma mistura de mussarela com parmesão, ou qq outro queijo), um copo de polvilho doce e sal. Mistura tudo e faz bolinhas, pronto!! \o/

  13. Ameeei! Estou morando no Canadá e estava morrendo de saudade de um pãozinho de queijo!!! Deu super certo a receita! Será que dá pra usar outros queijos também?

  14. Gente atentem para o teor de gordura do cream cheese, minha experiência diz que tem que ser o tradicional. Fora isso nao dá liga!

    Eu tenho a receita de pao de queijo de liquidificador de uma amiga, nunca dá errado, e você pode fazer um blend de queijos. Depois é só derramar naquelas formas para muffin, nem precisa untar e levar ao forno.

  15. Mais uma brasileira, canadense, mas em Dubai, quase morrendo de vontade, tendo um infarto do miocardio, de tanta falta que sinto de comer o tal do pão de queijo… Que em Minas a gente comia divinos em cada café de esquina! Vou fazer e quero trazer para o trabalho para o pessoal provar! E quando eu voltar pro Canadá, meus cafés da manhã de fim de semana voltarão a ser cafés da manhã de verdade! Tô quase morrendo de água na boca, quero sair correndo daqui, passar no supermercado, comprar a tal da tapioca e depois só felicidade!!! Ai que lindoooo!!!! Ai meu Deus, tenho que esperar até as 17h pra ser feliz! São apenas 10 da manhã! sniffff

  16. Oi Glaucia eu vi que falta o fermento ele vai crescer assim mesmo? Desculpe a pergunta è que nunca fiz pao de queijo, sò comi umas duas vezes aqui na Italia nao tem, entao como eu gostaria de fazer queria ter certeza se vai ou nao fermento. Desde ja agradeço. CICILIA

    • Su, eu preferiria substituir por requeijão, que tem consistência mais parecida com a do cream cheese. O queijo minas acho que não dá a consistência correta que é necessária para enrolar a massa.
      :)

  17. Estou morando na Alemanha e descobri o site procurando uma receita de pão de queijo. Fiz e foi tanto sucesso que tive que fazer de novo no mesmo final de semana. Uma coisa que fiz na segunda vez e deu muito certo foi rechear com pedacinhos de bacon. Ficou delicioso!

  18. Obrigada pela a receita! Fiquei muito feliz em tê-la encontrado porque estou á procura já a tempos de uma receita fácil e como moro na alemanha nao existe o queijo minas aí pronto! Os paezinhos estao no forno. Quando eles saírem te falo o resultado. beijoss!!

  19. Olá, nossa tentei fazer a receita e infelizmente não deu certo, só queria falar que quando vc fala goma pra tapioca é aquela mistura de polvilho e água, pelo menos é desse jeito que conhecemos aqui em Fortaleza, e a Yoki não comercializa a goma pronta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>