Filé com Batatinhas ao Vinho do Porto

terça-feira, 04 de dezembro de 2012

Está aí uma receita coringa para qualquer ocasião ou todas as ocasiões: filé com batatinhas! Eu amo este prato tão tradicional e comum, e quando tenho vontade de variar acrescento um ou outro ingrediente novo. Desta vez o teste foi com vinho do Porto, aquele vinho bem licoroso que é mais forte e mais docinho do que o vinho comum.

Carne com molho de vinho a gente sabe que é bem gostoso né, e vou dizer que com vinho do Porto também fica um arraso! E é claro que se você não tiver vinho do Porto pode sim usar o vinho tinto. Para completar eu coloquei cebolas (muitas) e cogumelos paris frescos, mas o principal é mesmo o filé com as batatinhas :)

Aproveito para dar uma dica. Muitas vezes temos na família pessoas que não comem carne suína, nem peru e nem peixe, então esta receita pode sim brilhar na sua ceia de Natal mesmo sendo uma receita bem comum, bem tradicional. Não podemos negar que carne com batatas faz sucesso sempre, independente do contexto, principalmente com as crianças. O charme fica por conta do molho de vinho, e também pode ser incrementada com mini cenouras, vagens, couve de bruxelas, enfim, você é quem manda!

FILÉ COM BATATINHAS AO VINHO DO PORTO

(serve 4 pessoas)

Ingredientes:

  • 1 peça de filé mignon de 600g aproximadamente (ou duas de 300g)
  • 12 batatas bolinha com casca e lavadas
  • 2 cebolas grandes cortadas em meia lua
  • 1 xícara (chá) de cogumelos
  • 1/2 xícara (chá) de vinho do Porto
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 2 dentes de alho bem picados
  • pimenta preta moída à gosto
  • sal a gosto
Modo de Preparo: Coloque as batatinhas para cozinhar em bastante água e sal até que fiquem macias. Escorra e reserve. Tempere os filés com azeite, sal, pimenta e alho e esfregue bem o tempero na carne. Deixe descansar por 15 minutos. Aqueça bem uma panela ou frigideira e sele os filés de todos os lados até que mude de cor. Acrescente o vinho do Porto, as batatinhas pré-cozidas, as cebolas cortadas, os cogumelos e retire do fogo. Se a sua panela puder ir ao forno tampe e leve para assar em forno pré-aquecido em 200º por 40 minutos. Se a sua panela não puder ir ao forno transfira a carne para uma assadeira ou refratário com os outros ingredientes e cubra com papel alumínio, vedando bem para o ar não sair. Asse por 40 minutos ou até que a carne esteja bem assada mas ainda suculenta e o molho reduzido. Sirva com arroz e salada.

Bom Apetite!

2 Comentários para “Filé com Batatinhas ao Vinho do Porto

    • Dá sim Ana, mas no caso da maminha (que é uma carne um pouco mais rígida) eu adicionaria 1 xícara de chá de caldo de carne e deixaria cozinhar por pelo menos mais 1 hora em 180°. Nos últimos 10 minutos 220° para dourar por cima. Fica bom viu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *