Espetos de salmão

quinta-feira, 06 de dezembro de 2012

Primeiro preciso dizer que eu adoro pratos deste estilo, tipo comidão mesmo, sabe? Nossa, pra mim um prato assim de massa com alguma carninha enche meus olhos, é sinônimo de felicidade! Ui, como eu amo isso! A combinação de massa + carne mais famosa que eu conheço é o macarrão com almôndegas (ou porpetas), mas são muitos os pratos possíveis que misturam estes dois ingredientes, basta usar a criatividade. É uma verdadeira refeição completa!

Outro dia comprei um pedaço de lombo de salmão para jantar sozinha, já que marido ia num jogo de futebol – nessas noites eu adoro promover o momento “eu”, abrir uma garrafa de vinho e fazer uma comidinha bem especial para compensar a solidão – mas aí como eu sei que ele ama salmão na hora fiquei com peninha de não deixar nada pra ele comer quando chegasse e resolvi fazer aquele salmão render. A melhor forma que eu consegui imaginar na hora foi fazer espetos de salmão e legumes, seria a quantidade suficiente para duas pessoa jantarem. Os meus eu embrulhei em fatias de presunto de parma antes de assar (também poderia ser bacon), e os dele não coloquei nada porque a criatura não come carne de porco de jeito nenhum.

Como sou gulosa resolvi cozinhar uma porção de massa para acompanhar e fazê-la apenas na manteiga com ervas para não ofuscar o delicioso sabor dos espetinhos. O resultado foi incrível, o salmão ficou super saboroso, rendeu bastante e usando o truque de apoiar os espetos sobre as bordas de um refratário antes de assar (foto 2) garantiu que tudo ficasse assado por igual, com perfeição! Depois fiquei pensando e acho que estes espetos em versão mini ficariam lindos na mesa de petiscos de Natal, afinal eles são um charme!

ESPETOS DE SALMÃO COM LEGUMES

(rende 6 unidades)

Ingredientes:

  • 1 pedaço de lombo de salmão com aproximadamente 300g
  • 3 fatias de presunto de parma ou bacon (opcional)
  • 1/2 pimentão vermelho lavado e cortado em cubos grandes
  • 12 tomatinhos (usei amarelos, mas podem ser os vermelhos)
  • 1 abobrinha pequena lavada e cortada em cubos grandes
  • 6 azeitonas pretas grandes
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • suco de 1/2 limão
  • pimenta e sal a gosto
  • 6 palitos de madeira para churrasco
Modo de Preparo: Coloque os palitos de madeira de molho em água por uns 10 minutos (eles precisam ser umedecidos para não queimarem dentro do forno). Corte o lombo de salmão em 12 pedaços (cubos) médios. Preaqueça o forno a 190º. Comece a montar os espetos intercalando um pedaço de cada legume e coloque 2 pedaços de salmão em cada um (se for usar presunto ou bacon para embrulhar os pedaços de peixe faça isto antes de espetar o peixe nos palitos). Finalize com uma azeitona na ponta de cada espetinho e ajeite-os apoiados sobre as bordas de um refratário de modo que fiquem suspensos, sem encostar no fundo do mesmo. Regue todos os espetos com a mistura de azeite, suco de limão, pimenta e sal e leve para assar por 20 minutos a 190º ou até que os legumes estejam macios e o salmão levemente dourado. Sirva como petisco em versão mini, ou como refeição acompanhados de uma massa bem simples, de salada ou de arroz.
Dica: Além de ser uma delícia, embrulhar o salmão em presunto de parma ou bacon faz com que o peixe fique bem suculento e saboroso ao assar pois é como se fosse uma película protetora para não deixar o peixe ressecar. Se não for usar isto na receita certifique-se de espalhar bem o molho sobre os pedaços de peixe.

 

Bom Apetite!

 

 

5 Comentários para “Espetos de salmão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *