X Salada Caseiro

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

É difícil encontrar quem não goste de um delicioso sanduíche, ainda mais se for feito com hambúrguer caseiro, temperado do seu jeito e grelhado no ponto que você mais gosta! Um hambúrguer tão personalizado assim só é possível se for preparado em casa.

Não acho que exista uma receita perfeita e ideal de hambúrguer caseiro, acredito que há a receita preferida de cada um. Tem gente que gosta de colocar a famosa sopa de cebola ou farinha de rosca, tem gente que gosta de colocar queijo no meio para derreter quando for aquecido, tem aqueles que colocam bacon na massa da carne, e eu gosto do meu apenas com carne e alguns (poucos) temperinhos. Também gosto de um hambúrguer alto e rosinha por dentro, ele fica muito suculento feito desta forma.

Já ouvi o Jamie Oliver dizer uma vez que o segredo de um bom hambúrguer é usar uma carne que tenha um pouco de gordura, assim o hambúrguer fica mais macio. Eu prefiro usar fraldinha que tem sim um pouco de gordura, mas já fiz com alcatra, com patinho.

E já vou avisando para quem nunca fez hambúrguer caseiro na vida, que preparar esta delícia é fácil e até um iniciante vai acertar de primeira. Olha só que delícia:

X Salada Caseiro

(para 2 sanduíches com hambúrgueres grandes e altos)

Ingredientes:

  • 400g de carne moída (a fraldinha é a minha preferida para este preparo)
  • 1/2 cebola pequena bem picadinha
  • 1 dente de alho bem picadinho
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • pimenta moída e sal a gosto
  • 2 pães de hambúrguer
  • 1 colher (sopa) de maionese 
  • 2 fatias de queijo (cheddar ou prato)
  • 2 folhas de alface lisa
  • 1 tomate fatiado

Modo de Preparo:

Coloque a carne moída em uma tigela e misture a cebola, o alho, o azeite, a pimenta e o sal. Misture tudo muito bem, de preferência com as mãos, até que perceba que todos os ingredientes estão bem incorporados na massa do hambúrguer. Faça 2 bolotas e achate-as sobre papel manteiga ou filme plástico, moldando os hambúrgueres. Coloque numa assadeira coberta com filme plástico e leve para firmar na geladeira por 1 hora. Aqueça bastante uma grelha ou frigideira e leve os hambúrgueres para grelhar por apenas 2 minutos de cada lado (ou mais se gostar bem passado). Quando estiver no ponto desejado coloque uma fatia de queijo da sua preferência por cima da carne e deixe derreter levemente. Monte com pão de hambúrguer, maionese, alface e tomate fatiado. Sirva em seguida.

Bom Apetite!

 

6 Comentários para “X Salada Caseiro

  1. Sanduíches com bastante salada são os meus preferidos! Sem salada, na minha opinião parece que o lanche fica seco…rsrs. Esse é um dos meus prediletos ainda mais quando é caseiro e a carne fica rosinha como vc descreveu. Combinação perfeita sem erros!
    E a fraldinha, com certeza faz toda a diferença e dá o toque final!
    A foto está super apetitosa!… Cara do feriado que se aproxima!

    Delícia!

    Beijos e uma ótima semana!

  2. Que delícia!!! Eu amo hamburguer caseiro, outro dia eu fiz o pão em casa também, ficou divino!! A única coisa que eu faço diferente de você é colocar o bacon picadinho no meio da carne, é mais prático. Beijinhos

    • Lu, eu ainda não cheguei ao seu nível de preparar o pão de hambúrguer em casa, mesmo sabendo que sem dúvida alguma fica infinitamente melhor do que o comprado pronto. Mas é que dá uma preguiiiiça ;) hahahaha
      Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *