Steak Tartare

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

A primeira vez que eu tive contato com o steak tartare foi quando era criança, mas torcia o nariz por saber que era carne crua, e o engraçado é que carpaccio eu comia e adorava! Depois quando já estava na faculdade uma amiga me contou que a mãe dela fazia muito este prato na casa dela e como naquela época eu já cozinhava fiquei curiosa e um dia ela me passou a receita.

Bom, a história é que eu hoje adoro este prato de origem francesa e dia desses bateu uma vontade de fazer o meu próprio steak tartare, mas como eu sou muito fresca para comer ovo cru eu simplesmente omiti a gema crua da receita, e pesquisando acabei descobrindo que não é obrigatório o uso de gema crua na receita, então ele continua sendo um steak tartare. 

O que eu acabei fazendo foi mesclar a receita que eu tinha com a receita do Ici Bistrô, ensinada pelo chef Benny Novak, fiz algumas substituições e saiu a minha versão :) que modéstia à parte ficou sensacional! hahahahah. Farei sempre! Pela receita até dá a impressão de serem muitos ingredientes, mas basta passar o olho e você vai ver que tem quase tudo na geladeira na sua rotina: cebola, alho, mostarda, molho inglês, catchup, maionese…

Minhas dicas para um bom Steak Tartare:

1) A carne precisa estar absurdamente FRESCA e limpa de gordurinhas, seria um sacrilégio usar carne congelada nesta receita, além de ser arriscado. Se é para comer cru que seja com segurança, certo? Para a consistência ficar perfeita você precisa picar a carne na ponta da faca, o que quer dizer cortar em micro pedacinhos bem miudinhos (ou como alternativa pedir para o açougueiro moer a carne apenas UMA VEZ). Eu usei bifes de filé mignon, mas nesta receita pode-se usar também patinho ou coxão mole, sempre extra limpos, sem nenhuma gordura;

2) Capriche nos ingredientes, que são os temperos que dão sabor à receita, e enquanto mistura tudo vá temperando aos poucos e provando, assim ficará mais fácil controlar o sabor de cada um deles. O tempero no ponto certo garante o sucesso desta receita que pode ser servida com torradinhas, com pão, com salada verde ou com batatas rústicas assadas assim como eu fiz.

E sim, a receita é fácil e fica pronta em apenas 30 minutos!

STEAK TARTARE

(para 1 pessoa)

Ingredientes:

  • 120g de filé mignon 
  • 2 colheres (sopa) de cebola bem picada
  • 1/2 dente de alho triturado
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 mini pepino em conserva bem picado
  • 1 colher (sopa) de alcaparras bem picadas
  • 1 colher (chá) de maionese light
  • 1 colher (chá) de molho inglês
  • 1 colher (sopa) rasa de mostarda l’ancienne (ou dijon)
  • 1 colher (chá) de catchup 
  • sal a gosto (usei sal defumado e ficou incrível)
Modo de Preparo: Pique a carne com uma faca bem afiada em micro pedacinhos.  Coloque em um bowl e junte todos os ingredientes restantes, menos o sal. Deixe o sal por último porque talvez precise de muito pouco dele. Misture tudo muito bem até ficar homogêneo e por fim coloque o sal a gosto. Molde em um aro ou em um potinho apertando a superfície, cubra com filme plástico e leve para gelar por 10 a 15 minutos. Enquanto isso poderá preparar o acompanhamento. Desenforme o steak tartare num prato, regue com um fio de azeite e sirva bem gelado.
Confira aqui a receita das Batatas Rústicas que acompanharam este prato.
Bom Apetite!

 

2 Comentários para “Steak Tartare

  1. Oi Faby! Nossa eu amo steak tartare e este seu além de ter ficado lindo tem a receita perfeita pra mim que também não como gema crua de jeito nenhum!
    Obrigada pela receita! Beijão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *