Picadinho na cerveja

sexta-feira, 09 de novembro de 2012

Em casa nós amamos um picadinho de carne, principalmente por conta do molhinho muito saboroso que se forma durante o cozimento e que depois vai direto sobre o arroz. Pra mim o picadinho é um dos ícones da comfort food, adultos e crianças amam este prato.

Receitinha simples, fácil e muito deliciosa. Este picadinho aqui eu fiz com cerveja e preparei de forma muito parecida com a receita de Flemish Stew, que á aquela receita de carne de panela à moda belga que a minha amiga Pri me ensinou. A receita da Pri você confere neste link aqui: http://figosefunghis.com.br/2011/07/flemish-stew-ou-carne-de-panela-a-moda-belga.html

Que tal preparar esta delícia para o final de semana?

PICADINHO NA CERVEJA

(para 2 pessoas)

Ingredientes:

  • 500g de alcatra cortada em cubos
  • 1 colher (sopa) de óleo vegetal
  • 1 cebola pequena picada
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 cenoura pequena descascada e cortada em cubos
  • 300ml de cerveja clara
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 fatia de pão de forma
  • 2 colheres (sopa) de mostarda
  • pimenta e sal a gosto

Modo de Preparo: Já na panela de pressão aqueça o óleo e refogue a cebola. Junte a carne, tempere com pimenta e sal e refogue até dourar levemente. Junte o alho, a cerveja e a água. Passe toda a mostarda no pão de forma e mergulhe o pão dentro da panela com a mostarda virada para baixo. Tampe a panela e quando perceber que começou a fazer barulho reduza o fogo para o médio e cozinhe a carne por 20 minutos. Depois desse tempo desligue o fogo, espere a pressão sair e abra a panela. Se o molho estiver mais encorpado a carne está pronta, se ainda estiver muito líquido reduza o fogo para o mínimo e deixe cozinhar por mais uns 15 minutos, mexendo de vez em quando. Sirva com arroz de sua preferência.

Dica: Como eu tinha uns 5 cogumelos na geladeira depois que a carne já estava pronta coloquei os cogumelos picados no molho e deixei cozinhar em fogo baixo por uns 3 minutos, mas na verdade nem precisa colocar se não tiver ou se não gostar de cogumelos. Desta vez eu servi o picadinho acompanhado de arroz integral e milho verde, na hora de montar o prato reguei o arroz com o molhinho delicioso da carne e fiquei bem feliz :)

Curiosidade: Por que o pão de forma na receita? O pão de forma é usado para engrossar o molho da carne sem ter a necessidade de colocar farinha de trigo ou amido de milho, e como a receita é feita na panela de pressão ao final do preparo o pão estará totalmente diluído. Este truque veio lá da Bélgica e desde então eu uso direto nas minhas receitas. Você pode usar qualquer tipo de pão de forma e em qualquer receita de panela de pressão quando quer um molhinho mais encorpado.

Bom Apetite!

 

10 Comentários para “Picadinho na cerveja

  1. Oie! Essa receita me parece deliciosa. Gostaria de fazer para o meu filho e gostaria de não colocar a cerveja. Vc acha que compromete o sabor?

    Um bjo

    • Oi Tatiana, o sabor vai ficar um pouco diferente sim, mas a receita ficará igualmente gostosa. Basta substituir a quantidade de cerveja por caldo de carne (caseiro ou industrializado diluído em água). Mas já te digo que todo o álcool da cerveja evapora com o cozimento se o seu receio for este.
      Beijos

  2. Galera, eu fiz o picadinho hoje e foi o maior sucesso aqui em casa!
    Nao resisti e enquanto deixava o caldo engrossar um pouco mais coloquei umas batatas picadas.
    DIVINO!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *