Panna Cotta com Purê de Morango

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Este pudinzinho com nome difícil é uma receita típica italiana que ao pé da letra significa “nata cozida”, e nada mais é do que um belo pudinzinho de creme de leite fresco com açúcar, gelatina e canela. Mas esta á a receita original, e depois disso foram criadas muitas outras versões, como esta que eu fiz, por exemplo, com iogurte grego e baunilha em lugar da canela.

Esta é uma das minhas sobremesas preferidas justamente por não ser doce demais e nada enjoativa. Para falar a verdade eu não gosto muito de doces, mas os que eu gosto eu não resisto. Os doces muito doces e enjoativos passam longe de mim, mas estas sobremesas com iogurte especialmente me atraem muito!

Ah sim, por conta do nome difícil se você está pensando que esta sobremesa é difícil de fazer eu já digo que não, coisa facílima e com poucos ingredientes, na verdade 5 para ser mais precisa: creme de leite, iogurte, açúcar, baunilha e gelatina. Para preparar não leva mais que 15 minutinhos, a espera fica por conta do tempo de geladeira mesmo. Esta é uma sobremesa muito prática para fazer com antecedência pois fica na forminha e dura fácil uns 3 dias na geladeira. Parece perfeita para o jantar de Natal, não acham?

PANNA COTTA DE IOGURTE COM PURÊ DE MORANGO

(rende 2 porções de 130g, aproximadamente)

Panna Cotta

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de creme de leite fresco
  • 1  potinho de iogurte grego (100g) (se não tiver use iogurte comum passado pela peneira)
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (café) de raspas de baunilha ou essência
  • 1/2 pacotinho de gelatina incolor sem sabor (12g)
Modo de Preparo: Coloque o creme de leite com o açúcar numa caçarola e leve para cozinhar em fogo médio baixo mexendo sempre sem deixar ferver por aproximadamente 8 minutos. Quando o creme estiver mais encorpado e bem quente desligue e retire do fogo. Enquanto isso hidrate a gelatina em água conforme as instruções da embalagem. Num bowl misture este creme com açúcar ao iogurte e junte as raspas de fava de baunilha (ou essência). Mexa bem para incorporar e junte a gelatina diluída em água. Misture novamente. Distribua a panna cotta em forminhas (ou potinhos de cerâmica/porcelana mesmo) untadas com óleo e água gelada e leve para gelar por no mínimo 3 horas. Depois desenforme e sirva com o purê de morango.
Purê de Morango
Ingredientes:
  • 10 morangos grandes, lavados e picados
  • 1/2 xícara (café) de água gelada
Modo de Preparo: Coloque os morangos picados e a água em um copo grande que caiba o mixer (ou no liquidificador). Com o mixer bata tudo muito bem até virar um purê. No momento de servir a panna cotta distribua o purê em torno dela ou derrame por cima. Você pode ainda enfeitar sua panna cotta com frutinhas vermelhas frescas e folhas de hortelã.
Dicas: Se você quiser dar uma incrementada nesta sobremesa dá para substituir a baunilha por canela em pó ou por gotinhas de limão.
Se não encontrar iogurte grego use iogurte comum mas antes deixe escorrer bem o soro em uma peneira.

Bom Apetite!

 

10 Comentários para “Panna Cotta com Purê de Morango

  1. Delicia!!! e essa apresentação está maravilhosa..rs, gostaria de saber se dá pra fazer com creme de leite normal?? aqui na minha cidade (interiorrr) não acho o creme de leite fresco para comprar!!

    • Pois é Paula, eu frisei bem isso no início do meu texto, acho que você não percebeu. Eu destaquei bem que esta é a MINHA VERSÃO da panna cotta, e na verdade cozinhar é isto, colocar um pouquinho de você na comida. Cozinhar não é ser refém das receitas clássicas e originais, é criar e liberar a imaginação também, né?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *