Mexilhões ao vinho branco

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Esta receita de mexilhões pode ser uma opção deliciosa de petisco para as festas de final de ano. Os mexilhões aqui são cozidos em molho de tomates ao vinho branco e ficam com um sabor delicado e irresistível. Outra coisa boa desta receita é que ela pode ser servida fria ou quente, depende apenas da sua preferência.

Outro dia encontrei estes mexilhões com casca a um ótimo preço na peixaria e não pensei duas vezes em trazê-los para casa (apenas R$ 12,00 o quilo). Normalmente mariscos não são um ingrediente caro, tudo depende do lugar onde você compra. Eu amo mariscos e na minha opinião uma das maneiras mais gostosas para apreciar esta iguaria é assim, na casca em um molhinho suave de tomates. Esta receita é muito fácil de fazer e depois que o molho estiver pronto o marisco cozinha em apenas 10 minutos, é só para pegar o gostinho mesmo e como vocês sabem a maioria dos frutos do mar cozinha muito rápido.

Quer arrasar com os amigos no final do ano? Então anota aí esta receita bafônica!

MEXILHÕES AO MOLHO DE TOMATES COM VINHO BRANCO

(serve 4 pessoas)

Ingredientes:

  • 1 dúzia de mexilhões médios ou grandes na casca
  • 2 tomates italianos sem pele picados
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 3 colheres (sopa) de vinho branco seco (ou 1 de vodka)
  • 1 pitada de açúcar
  • salsa fresca a gosto
  • pimenta e sal a gosto
Modo de Preparo: Refogue a cebola no azeite e em seguida junte os tomates sem pele picados. Acrescente o vinho branco, espere 2 minutos e reduza o fogo para o mínimo. Deixe cozinhar por 10 minutos com a panela tampada e adicione a pitada de açúcar, dose o sal e a pimenta. Deixe os mariscos em meia casca e com as cascas já limpas (o ideal é limpar com uma escovinha em água corrente) ajeite-os sobre o molho com os moluscos virados para baixo. Tampe a panela e cozinhe por mais 10 minutos em fogo médio, tomando o cuidado para o molho não secar demais (se for necessário adicione um pouquinho de água). Quando estiver pronto distribua os mexilhões em um prato e coloque mais molho por cima de cada um, finalizando com salsinha picada.

Bom Apetite!

 

5 Comentários para “Mexilhões ao vinho branco

  1. Boa tarde…

    Adorei o blog e passarei aki mais vezes para ver as novidades e “saboreá-las”!!!!

    Já sou tua seguidora..se quisers ser minha também, ficarei muito feliz….

    Voltarei em breve…

    Desejos de muito sucesso e muitas felicidades…

    Beijinhos e até breve…

    • Tati, podem ser os congelados sim, cozinhe normalmente e caso tenha algum fechado depois de cozido descarte. Mas geralmente isso não acontece porque a maioria das marcas vende o mexilhão pré-cozido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>