Bobó de Camarão

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Eu sou uma apaixonada confessa pela comida baiana, simplesmente não resisto a um bom acarajé, uma moqueca ou um bobó, e dia desses eu estava surtando de vontade de comer bobó de camarão, então tive que ir para a cozinha e preparar este delicioso bobó. Aproveitei para usar o azeite de dendê que trouxe da Bahia ;)

Quando estive na Bahia aprendi com as cozinheiras do hotel a preparar bobó de camarão e tentei seguir a receita original deles, mas como eu não anotei a receita pode haver uma ou outra diferença, portanto, não me punam ok?

Preparar bobó de camarão não é tarefa difícil, a única parte mais trabalhosa digamos assim é a parte de refogar os camarões à parte, fazer o refogadão de cebola, alho e pimentão para somente depois juntar ao purê de aipim (mandioca), ou seja, é uma receita preparada em etapas, daquelas receitas gostosas para se fazer sem pressa no final de semana. Gente, a receita é baiana, e baiano não gosta de fazer nada com pressa. A comida baiana é divina justamente por isso, como eles mesmos dizem: é o talento….

BOBÓ DE CAMARÃO

(serve bem 4 pessoas)

Ingredientes:

  • 600g de camarão médio descascado e limpo
  • 500g de aipim descascado e cortado em pedaços
  • 1 xícara (chá) de caldo de camarão
  • 1 cebola grande picada
  • 1 pimentão vermelho picado
  • 2 tomates picados
  • 1 dente de alho picado
  • 1/2 vidro de leite de coco
  • 1 colher (sopa) de azeite de dendê
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 2 colheres (sopa) de coentro fresco picado
  • 2 colheres (sopa) de salsa fresca picada
  • suco de 1 limão
  • pimenta e sal a gosto
Modo de Preparo: Coloque o aipim para cozinhar com água e sal até ficar bem macio. Tempere os camarões com sal, pimenta e suco de 1/2 limão (reserve a outra metade do limão). Aqueça 1 colher de azeite de oliva numa frigideira e refogue os camarões em fogo alto por 3 minutos e reserve. Em outra panela aqueça 1 colher de azeite de oliva e refogue a cebola, o alho, o pimentão vermelho e os tomates até que estejam bem macios. Junte o purê de aipim com o refogado de cebola alho tomate e pimentão e bata com um mixer ou coloque tudo no liquidificador e bata até obter um creme homogêneo. Retorne o creme para a panela e adicione o leite de coco, o azeite de dendê e o caldo de camarão. Ajuste o sal e a pimenta a seu gosto. Cozinhe em fogo médio alto até ferver, e quando ferver abaixe o fogo, junte o camarão refogado, o coentro e deixe cozinhar por 5 minutos. Por fim adicione a salsa e sirva com arroz branco.
Dica: Se quiser fazer o seu próprio caldo de camarão basta comprá-lo com a casca e com a cabeça e quando for limpá-los em casa reserve as cascas e as cabeças e leve para ferver em água com 1/2 cebola e uma folha de louro. Depois é só coar, descartar as cascas e as cabeças e usar o caldo na receita.

Pode confiar porque esta receita é arretada!!!

Bom Apetite!

 

13 Comentários para “Bobó de Camarão

    • Marcelo, eu recomendaria uma saladinha de lulas e folhas verdes ou uma salada de feijão fradinho com vinagrete que também combina bastante com camarão.
      Obrigada pelos elogios ;)

  1. Sou baiana e sua receita está aprovada! Vou até fazer através da sua receita..nem toda baiana sabe fazer comida baiana..rss bj..está belíssimo o prato! Parabéns!

  2. Deve ser gostosa essa sua receita. Eu costumo fazer de outra forma. E sempre sirvo o bobó de camarão com acaçá. Mas mantenho o arroz branco à parte para os que não sejam adeptos ou que não venham a curtir o creme.
    Também não uso leite de coco em vidro. Eu faço o leite de coco.
    Descasque o coco seco, tirando a casca escura, e ele todo aos pedaços, bata no liquidificador com a água filtrada. Pode usar a própria água dele tb.
    Após, coe com uma boa peneira que os buracos sejam bem pequenos. Repita a ação.
    Pode coar também com um pano de prato limpo e seco.
    Verás que o sabor do bobó já ficará totalmente diferente. Muito mais gostoso.
    Mas quanto a receita do bobó, cada um tem a sua. Mas procure tentar fazer um dia o acaçá para servir. Fará um sucesso tb !
    Meu e-mail: xandersouza@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *