Bacalhau Patriota para Riberalves

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Quem já é leitor fiel do blog sabe que eu amo bacalhau e são muitas as receitas com esse delicioso pescado por aqui. Hoje eu trago mais uma delícia de receita com bacalhau que é super fácil de preparar e fica com uma apresentação incrível de linda!

Como eu já falei algumas vezes por aqui, costumo usar nas minhas receitas o bacalhau que já vem dessalgado, o que facilita muito a minha vida na cozinha e faz com que seja possível preparar o bacalhau no mesmo dia em que bate a vontade. Sem contar que, com toda essa facilidade que a vida moderna nos proporciona, não há razão para ficar fazendo a dessalga em casa por dias – no caso dessas postas altas, por exemplo, se eu fosse dessalgar em casa, teria que trocar a água de 3 em 3 horas e levaria aproximadamente 3 dias inteiros para que todo o sal saísse do peixe. Dá preguiça até de pensar, né?

E como eu e meus leitores gostamos das coisas práticas, a Riberalves, marca líder de vendas em bacalhau dessalgado em Portugal, me convidou para participar com uma receita de bacalhau em um projeto muito bacana, chamado “Hoje é dia de bacalhau” (http://www.bacalhauriberalves.com.br/), que conta com um site recheado com 365 receitas de bacalhau.

A minha contribuição para este projeto tão saboroso é esta receita aqui que eu criei exclusivamente para a Riberalves, o Bacalhau Patriota! Além de ter as principais cores da nossa bandeira, os sabores dos ingredientes casam perfeitamente. O adocicado da mandioquinha com o salgadinho do bacalhau e o azedinho do espinafre são capazes de me fazer suspirar… Não precisa de mais nada!

Receita do Bacalhau Patriota

 (para 4 pessoas)

Ingredientes:

Para o bacalhau com crosta de farinha de pão:

4 postas grandes e altas de bacalhau Riberalves

2 dentes de alho espremidos

2 colheres (sopa) de azeite

2 colheres (sopa) de salsa picada

½ xícara de farinha de pão (ou farinha de rosca)

1 pitada de pimenta moída

Sal a gosto

Para o purê de mandioquinha:

1kg de mandioquinha (batata baroa) descascada e cortada em pedaços

½ xícara (chá) de água quente do cozimento

1 fio de azeite

Sal a gosto

Para o espinafre:

500g de folhas de espinafre bem lavadas e sem os talos

2 colheres (sopa) de azeite

2 dentes de alho cortados em lâminas finas

Sal a gosto

Modo de Preparo:

Bacalhau: Inicie preparando a farinha de pão temperada. Use pão amanhecido esfarelado ou farinha de rosca como base. Junte à farinha de pão os dentes de alho espremidos, o azeite, a salsa picada, a pimenta e o sal. Misture muito bem até formar uma farofinha. Tempere o bacalhau com pimenta e sal. Cubra cada posta de bacalhau com uma porção da farinha de pão temperada e leve ao forno por 30 minutos a 200ºC ou até perceber que se formou uma crosta dourada e crocante sobre as postas.

Purê: Enquanto o bacalhau assa, cozinhe a mandioquinha em água fervente abundante e, quando estiverem macias, escorra a água e reserve uma xícara da água do cozimento. Amasse as mandioquinhas e devagar incorpore a água reservada até obter o ponto desejado. Se quiser um purê mais fino, coloque mais água; se quiser mais encorpado, coloque menos água. Tempere com o azeite e o sal e sirva acompanhado do bacalhau em crosta de pão.

Espinafre: Doure as lâminas de alho no azeite e junte as folhas de espinafre. Refogue por 3 minutos e desligue. Sirva com o bacalhau e o purê de mandioquinha.

O seu sonho é conhecer Portugal? Agora você tem esta chance! Através da Fan Page no Facebook (https://www.facebook.com/bacalhauriberalves/app_422732357784828), a Riberalves está promovendo o concurso cultural “Expedição Portugal”. Para participar, você só precisa entrar na Fan Page da Riberalves no Facebook, montar um cardápio com as receitas de bacalhau sorteadas no aplicativo do concurso e responder à pergunta “Por que você merece passar 5 dias no país onde o Bacalhau Riberalves é líder?”. A resposta mais criativa ganha uma viagem para Portugal com acompanhante.

Ah, e você também pode ganhar prêmios participando do concurso cultural no site do projeto (http://www.bacalhauriberalves.com.br/) com aquela receita especial que rende muitos elogios. Para concorrer, basta enviar uma receita de bacalhau com foto e torcer para ser escolhida. Toda semana 5 receitas serão selecionadas e divulgadas no site. Todas as selecionadas farão parte do livro digital “Hoje é dia de bacalhau” e a melhor receita da semana vai ganhar um delicioso kit com produtos Riberalves.

Dá um pulinho lá no site do projeto “Hoje é dia de bacalhau”! (http://www.bacalhauriberalves.com.br/) Com tantas receitas deliciosas, fica fácil escolher qual delas combina mais com você e com a sua família.

* Este post é um publieditorial para Riberalves

15 Comentários para “Bacalhau Patriota para Riberalves

    • Muito obrigada Carol! Eu sei que você é uma das leitoras que amam quando eu publico receita de bacalhau por aqui, estou ligadinha :)
      Beijos!

  1. Esse prato ta com a cara muiiiito boa!
    Nunca fiz Bacalhau antes. E há dias venho falando que preciso arriscar. Bom saber dessa opção que já vem pronto, e dá menos trabalho. To até com mais coragem de estrear.
    bjs,

    • Sil, faz sim, fica delicioso e é muito tranquilo de fazer, cozinha muito rápido. Aqui em casa tem bacalhau a cada 15 dias mais ou menos, é um dos pratos preferidos do Marcio por isso faço tanto :)
      Boa sorte! Beijos

  2. Nossa que prato maravilhoso vou fazer para o Edy ele vai amar,adoro suas receitinhas Fabiana ,tenho feito algumas em casa e tem sido um sucesso…Abraços

  3. O site está me ajudando a desmitificar a cozinha. Estou amando. Fiz o bacalhau e achei que ficou muito bom. Um verdadeiro achado! Obrigada pela generosidade de compartilhar as receitas. Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *