Truta assada com legumes ao vapor

terça-feira, 02 de outubro de 2012

Em casa nós adoramos peixe e sempre que encontro uns filés bonitos eu levo pra casa. Desta vez encontrei uma truta bem gordinha e preparei da forma mais simples possível: assada no azeite e servida com legumes ao vapor.

Esta mesma receita pode ser feita com outros peixes como o linguado, a pescada branca, a tilápia (ou Saint Peter), a corvina e outros peixes em filés mais finos. E ela também pode ser feita de outra forma, na frigideira mesmo ou na grelha, eu é que sempre acho mais prático usar o forno porque é só colocar o peixe lá dentro e esperar ficar pronto, sem ter que acompanhar, virar daqui, virar dali, sem contar que fazendo no forno a casa não fica cheirando a peixe dias depois dele ter sido feito. E olha, além de ser bem simples de preparar esta receita é light e fica pronta em 20 minutinhos! Diz se não é uma alegria ter um prato tão gostoso desse para o almoço ou jantar e sem ter tido tanto trabalho na cozinha?

Agora só falta aprender como faz:

Truta Assada com Legumes ao Vapor

(para 2 pessoas)

Ingredientes:

  • 2 filés de truta sem as espinhas (pode ter pele)
  • 1 colher (sopa) de molho inglês
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • pimenta e sal a gosto
  • Legumes variados da sua preferência (usei brócolis, cenoura baby, abobrinha e vagem)
  • azeite e sal a gosto para os legumes ao vapor

Modo de Preparo: Tempere os filés com sal e pimenta a gosto. Misture o molho inglês com o azeite e regue os filés com este molho. Pré-aqueça o forno a 200º e leve o peixe para assar por 5 minutos. Enquanto isso disponha os legumes numa travessa e regue com 1/2 xícara de chá de água. Tampe e cozinhe no microondas por 5 minutos.

DICA: Se preferir cozinhe os legumes ao vapor numa panela tampada com um “fundinho” de água em fogo baixo ou *num escorredor de arroz colocado sobre uma panela com água fervente e tampe. Cozinhe até que os legumes estejam macios. Tempere os legumes com azeite e sal a gosto e sirva com o peixe assado.

* Esta dica é boa para quem não tem panela própria para cozinhar no vapor. Assim você tem sua “panela de cozinhar no vapor” sem ter que gastar nadinha.

Bom Apetite!

4 Comentários para “Truta assada com legumes ao vapor

  1. Fabiana….não te vi no encontroo…tanta gente que não consegui conhecer todo mundoo…por isso estou passando para visitar o cantinho de todos que participaram do encontro gourmet…adorei o seu! E o nome é muito legalll…Bjssss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *