Sopa Creme de Brócolis

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Por aqui o tempo anda bem doidinho, hora faz calor e sol forte, hora faz frio e chove. Eu curto um tempinho mais cinza, uma chuvinha e um friozinho de vez em quando, e para estes dias eu gosto de fazer sopas, cremes e afins.

Esta sopa cremosa de brócolis foi uma descoberta porque é muito saborosa, light e pode ser servida quente ou fria. O brócolis é um vegetal muito saboroso e uma sopinha de brócolis cai bem em qualquer ocasião. Outra coisa boa: sopa dá sensação de saciedade e então é uma ótima opção para o jantar se você estiver querendo perder peso, mas tem que ser uma sopa light, não adianta fazer sopa cheia de calorias e achar que está comendo algo leve. O segredinho para deixar esta sopa menos calórica é usar iogurte natural desnatado no lugar do creme de leite, e por isso também a sopa fica tão saborosa. Experimente!

SOPA CREME DE BRÓCOLIS

(serve bem 2 pessoas)

Ingredientes:

  • 1 pé de brócolis japonês separado em buquês
  • 1 litro de água quente
  • 1 cubinho de caldo de galinha light (com menos sódio)
  • 1 cebola picadinha
  • 1 dente de alho picadinho
  • 1 colher (chá) de óleo de canola
  • 1 copo (170g) de iogurte desnatado
  • pimenta e sal a gosto

Modo de Preparo: Em uma panela aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho. Junte o brócolis, reduza o fogo e cozinhe com a panela tampada apenas no vapor por uns 5 minutos, ou até ficar macio. Cubra com a água quente, junte o cubo de caldo e deixe ferver. Cozinhe por mais 5 minutos, tempere com pimenta e sal a gosto, separe alguns brócolis para enfeitar o prato e reserve. Na panela da sopa junte o iogurte e bata com um mixer manual ou bata tudo em um liquidificador. Torne a aquecer a sopa por mais 3 minutos e sirva em seguida. Se preferir sirva a sopa fria.

Bom Apetite!

 

7 Comentários para “Sopa Creme de Brócolis

  1. Fabi, que linda essa sopa! Quero fazer, mas fiquei com duas dúvidas:
    1ª: Tem como substituir esse caldo de galinha? (não posso comer!)
    2ª: Qual a quantidade de brócolis? Porque quando vou comprar vejo pés de diversos tamanhos, acho que para se adaptar aos “novos” estilos de vida, famílias menores, etc.
    Obrigada pela paciência e atenção. Adoro o blog! Sucesso!

    • Mari, você pode sim substituir o caldo de galinha por caldo de legumes caseiro (1 litro de água + cenoura + alho poró + cebola + folhas de louro – deixa tudo ferver, coa e usa).
      Para o rendimento desta receita é aquele pé pequeno de brócolis ninja, o menorzinho, sabe?
      Pergunte sempre que quiser, o blog é pra isso ;)
      Beijos!

  2. Pingback: Sopa Creme de Brócolis | Na Cozinha da Poly

  3. Faço o meu caldo de maneira mais simples e sem lactose!!! Refogo o alho e a cebola, acrescento o brócolis cru (aquele com cabo e folhas, vai tudo), água até cobrir e vai tudo na pressão por 15 minutos!
    Acrescento um pouco de aveia, sal, bato tudo no liquidificador e fervo mais uma vez, para a aveia deixa-la cremosa!!! Espero que gostem!!!

  4. Pingback: Hortelã » Creme de brócolis light

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *