Salada Niçoise adptada

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A salada Niçoise é uma salada tradicional francesa à base de vagens e tomatinhos e incrementadas com atum, folhas verdes e ovos cozidos. Bem, pela foto já dá para perceber que esta salada é totalmente adaptada pois eu não utilizei vagens e nem tomates porque não os tinha no momento do preparo, e substituí o atum por salmão defumado em lascas. 

De qualquer forma, o que importa é que a salada ficou deliciosa e todos os ingredientes combinaram muito bem entre si. Pra mim o ponto alto foram os ovos cozidos nem muito moles nem muito firmes, o que deixou a gema com aquela consistência de geleia que eu acho ideal para saladas pois assim não esfarelam e ficam muito mais saborosos.

Para acertar o ponto dos meus ovos eu usei uma dica quente que já publiquei na Fan Page do Figos & Funghis no Facebook, seguindo este quadrinho aqui:

Gente, eu posso garantir que este “truque” para cozinhar os ovos dá muito certo, mas você precisa colocar os ovos dentro da água só depois que ela ferver, aí conta-se o tempo para a consistência de ovo desejada e quando completar o tempo retirar o ovo imediatamente da água fervendo e passar para um pote com água gelada para cessar o cozimento. Se deixar o ovo esfriar naturalmente ele vai continuar cozinhando com o calor e você vai perder o ponto.

SALADA NIÇOISE COM SALMÃO (adaptada)

(serve até 4 pessoas)

Ingredientes:

  • 12 folhas de alface bem lavadas (usei roxa e romana)
  • 12 folhas de rúcula bem lavadas
  • 12 ramos de agrião bem lavado
  • 3 ovos cozidos (9 minutos)
  • 3 filés finos de salmão defumado cortado em tiras

Modo de Preparo: Em um prato grande ajeite as folhas verdes todas juntas, fazendo uma caminha. Cozinhe os ovos, descasque e corte-os em 4 partes cada. Distribua os ovos sobre as folhas verdes e em seguida as lascas de salmão defumado. Para servir um molho bem básico de azeite, limão, ervas frescas picadinhas e sal a gosto.

Bom Apetite!

Imagem ilustrativa via Pinterest

 

5 Comentários para “Salada Niçoise adptada

  1. Oi Fabi. Esse tempo do ovo deve ser mais pros de tamanho de médio a grande (mais ou menos 60 gr). Um ovinho pequeno, de uns 53 gr, uns 5 minutos é mais que suficiente (aliás, 4 minutos e meio já dá, rs) pra gema ficar molinha e a clara levemente cozida.

    • Ah menina, fico com tanta preguiça de calcular tudo isso….hahahha
      Mas eu sempre compro aqueles ovos caipira de casca branca. São ovos médios, não chegam a ser pequeninos e nem grandões, então pra mim o tempo do quadrinho deu em cima, perfeito! Mas eu dei aquele choque em água fria para cessar o cozimento.
      Beijos

  2. Pingback: truques | COMIDA EMOCIONAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *