Risoto de Frango

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Um delicioso risoto de frango é super fácil de fazer e com poucos ingredientes você consegue um jantar incrível! Ah, sobrou aquele franguinho assado lindo do almoço de domingo? Desfiar a carne e fazer um belo risoto é uma opção a ser muito considerada.

Foi assim que eu preparei este risoto, com frango assado desfiado que sobrou do almoço, mais cenoura ralada, mais alguns temperinhos e pronto, ficou uma delícia! O desperdício nunca vale à pena, reaproveitar é a palavra chave nos dias atuais e na verdade desperdiçar chega até a ser cafona. Se eu tivesse jogado o frango que sobrou e que ainda estava em perfeitas condições de consumo eu não teria esta refeição tão saborosa.

Fazer risoto não é tarefa difícil, se você caprichar na escolha do arroz e se dedicar ao preparo com carinho com certeza não vai errar. Como eu sempre digo aqui os maiores “truques” do risoto são prepará-lo em fogo médio a alto o tempo todo e não parar de mexer, sempre adicionando a próxima concha de caldo quando a anterior secar. Se o risoto for preparado em fogo baixo corre o risco de virar uma papa. Basta prestar atenção nos detalhes :)

Risoto de Frango

(para 2 pessoas)

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de arroz para risoto (arbóreo, vialone, carnaroli)
  • 1 litro de caldo de frango ou de legumes
  • 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
  • 1 cenoura grande descascada e ralada
  • 1 cebola pequena picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 4 cogumelos fatiados (opcional)
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
  • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • pimenta e sal a gosto
Modo de Preparo: Aqueça o caldo de frango ou de legumes e mantenha-o bem quente durante todo o preparo do risoto. Em uma panela grande refogue a cebola até ficar transparente e depois junte o alho. Acrescente o arroz cru e frite brevemente até o grão ficar brilhante. Regue com o vinho e sem parar de mexer comece a adicionar o caldo, uma concha de cada vez e adicionando a próxima sempre que o caldo secar. Depois da 4ª concha de caldo adicione o frango desfiado, a cenoura ralada e continue mexendo e regando com o caldo até que o arroz esteja al dente (mais durinho no centro do grão e macio nas bordas). Regue com mais uma boa concha de caldo, adicione os cogumelos e misture delicadamente. Junte o queijo parmesão, a manteiga e mexa com o fogo já desligado. Tampe e deixe o risoto descansar por 3 minutos antes de servir. Regue com azeite e sirva com queijo parmesão ralado à parte.
 
Bom Apetite!

 

 

Um comentário sobre “Risoto de Frango

  1. Oi, Fabi.
    Eu sou super fã de risoto, muito mesmo, dessa forma, procuro sempre seguir a risca a forma tradicional de fazer. No entanto, esses dias bateu uma vontade louca de comer um risotinho de mignon, tinha todos os outros ingredientes pra fazer menos o vinho. Sei eu que poderia ter feito sem, mas acho que o sabor do etílico faz muita diferença no resultado final do prato… dae veio o pulo do gato! substituí a mesma quantidade que deveria usar de vinho por Stella Artois, que é uma das cervejas pilsen mais suaves pro meu paladar. O resultado foi incrível! Vale a pena conferir…

    Beijos, sua linda. ;*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *