Quiche de espinafre e milho

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Eu sei que sempre coloco receitinhas de quiches e tortas por aqui, inclusive as que não levam massa na base, mas é porque tortas são tão versáteis e práticas na hora da refeição que eu não resisto, sou uma apaixonada confessa das tortas :)

Agora, vou dizer uma coisa muito importante: esta receita de massa da base é padrão, e você pode utilizá-la para criar sua própria receita de quiche. O pulo do gato nesta receita é usar a manteiga gelada, de verdade! Não adianta usar manteiga amolecida ou esquecida fora da geladeira que o resultado não será o mesmo. O mais bacana desta receita é que apesar de resultar numa quiche lindona a massa é rapidinha de preparar e é bem fácil também. Eu inclusive congelei uma parte da massa crua para fazer um teste e ver se dá para usar depois de descongelada, quando eu fizer o teste conto pra vocês aqui.

Ah, diz se não ficou fofa a quiche na forma quadrada? Comprei há pouco tempo e estava doida para testar. Amei o resultado!

QUICHE DE ESPINAFRE E MILHO

(rende 4 pedaços grandes)

Ingredientes:

Para a massa:

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • 100 gramas de manteiga gelada e picada em cubinhos
  • 1/2 xícara (chá) de água gelada
Para o recheio:
  • 4 ovos
  • 1 copo de iogurte natural (190 gramas)
  • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • 1 xícara (chá) de folhas de espinafre
  • 1 caixinha de milho verde 
  • pimenta e sal a gosto
Modo de Preparo: Comece preparando a massa. Misture a manteiga gelada com a farinha com as pontas dos dedos e vá misturando e esfarelando até que a mistura se torne uma farofa grossinha. Acrescente o sal e misture novamente. Pingue a água gelada aos poucos, mexendo a cada adição, até que obtenha uma massa lisa. Forme uma bola de massa, embrulhe em filme plástico e leve para gelar por 15 minutos. Depois deste tempo abra a massa e forre o fundo de uma assadeira de aro removível. Faça furos na massa com um garfo e leve para assar por 10 minutos em 180º. Enquanto isso prepare o recheio batendo bem os ovos até que aumentem de volume. Junte o iogurte, o queijo, o espinafre, o milho e tempere com pimenta e sal. Retire a massa do forno, cubra com o recheio e retorne ao forno por mais 20 minutos em 200º. Quando a superfície estiver dourada e o recheio firme a quiche está pronta.

Bom Apetite!

 

 

 

12 Comentários para “Quiche de espinafre e milho

  1. Aínnnn… fazer dieta como??? Impossível… 1 pedaço de quiche, batatas rústicas e 1 suco de laranja, beterraba e cenoura, era tudo o que eu queria neste momento rs rs rs!!! Essa vai passar lá em casa!!! Bjão

    • ahahaha Carol, o pior é que EU também estou de dieta amore, mas se eu colocar as receitinhas da dieta todos os dias os que não estão de dieta vão me apedrejar…hahahahha
      Beijos!

  2. O recheio, quando vc fala bater os ovos, é na mão mesmo ou vc usa batedeira? Outra duvida, rsrs, dá pra trocar a manteiga por margarina ou óleo de canola? Bjsss e a cara tá otima!!

    • Mariana, o recheio bate-se todo manualmente mesmo, usando um fouet ou garfo. Para a massa eu não recomendo substituir a manteiga pq ela dá a consistência necessária para a massa, mas se quiser testar depois vem contar pra gente como ficou tá?
      Bjos

  3. Pingback: Quiche de espinafre | receitaquedeucerto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *