Molho fácil de manteiga com amêndoas para massas

sábado, 27 de outubro de 2012

Sabe quando você tem uma massa recheada super especial em mãos? Então, para estas massas o ideal é usar um molho simples e delicado, sem muitas fusões de sabores diferentes, justamente para valorizar a delicadeza da massa e o sabor do recheio.

Aqui, no caso eu usei uma massa roxa recheada que ganhei do @Cabertolazzi . A massa faz parte da nova linha Per Paolo in Casa, um agnolotti artesanal recheado com queijo de cabra. Pensei que um molho puxado na manteiga com amêndoas cairia bem e ao mesmo tempo ressaltaria o sabor leve e sutil do recheio. No final uma bela espremidinha de limão para o molho virar aquela festa de sabores, ficou realmente delicioso! Se a massa fosse recheada com carne eu acrescentaria queijo gorgonzola esfarelado, se fosse recheada de mussarela de búfala eu acrescentaria tomates frescos e folhas de manjericão :)

Molho de manteiga de Amêndoas para Massas

(para 2 pessoas)

Ingredientes:

  • 300g de massa fresca recheada
  • 4 colheres (sopa) de amêndoas laminadas
  • 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
  • 2 colheres (sopa) de azeite 
  • 1 dente de alho amassado
  • folhas de tomilho e alecrim a gosto
  • queijo parmesão ralado a gosto
  • sal a gosto
  • suco de 1/2 limão

Modo de Preparo: Aqueça a manteiga com o azeite e retire a espuma que se formar na superfície. Adicione as folhas de tomilho, alecrim e o dente de alho amassado. Deixe fritar até dourar. Junte as amêndoas, tepere com sal a gosto e deixe dourar. Enquanto isso cozinhe a massa fresca em água fervente com sal por 2 a 3 minutos. Escorra a massa. Desligue o molho de amêndoas e esprema o sudo de limão. Regue a massa com o molho de amêndoas e sirva em seguida com queijo parmesão ralado a gosto.

Bom Apetite!

 

7 Comentários para “Molho fácil de manteiga com amêndoas para massas

  1. Olá Fabiana, muito obrigada por esta receita, parece deliciosa! E essa massa recheada, entao… já me deixou com vontade!!
    Moro na Suíça há alguns anos e acompanho há pouco tempo o teu blog. Vejo, pelas tuas receitas, que vc usa muitas tendências da culinária internacional, com uma pitada de culinária brasileira… muito bom! :-)
    Vendo esta receita do teu molho, me permito em te dar uma dica. Aqui, é muito frequente ver em receitas e em pratos o que chamamos de “amandes grillées”, que sao amendoas laminadas grelhadas no forno ou na frigideira (à temperatura baixa), o que deixam as amendoas ainda mais saborosas e crocantes! Recomendo! Ainda mais com essa receita, acho que ficaria ainda mais especial, pois as amendoas ficam ainda mais saborosas! Experimente quando puder ;-)
    Um abraço, e boa continuaçao com o blog!
    Michèle

    • Oi Michèle, muito obrigada pelo seu e-mail, fiquei feliz em dizer que estou caminhando junto com as tendências da cozinha internacional mesmo sem saber disso – quanta honra! Adorei sua dica, da próxima vez vou fazer assim!
      Beijos e volte sempre!
      Fabi

  2. Oi Fabi. Otima dica
    Vou tentar fazer o molho hoje, mas estou com uma duvida. No meu caso a massa fresca que tenho deve ser levada ao forno por 20 minutos com o molho pra assar. No caso, se colocar o pronto da panela no forno por mais 20 minutos nao corre o risco dele secar?
    Estou em duvida pq não sei como fica a consistência do molho.
    Obrigada e parabéns pelo blog

    • Oi Ana, é um molho bem levinho, apesar de ter manteiga…fica bem líquido mesmo, mas te garanto que qualquer massa fresca, até mesmo as recheadas, podem ser colocadas em água fervente em vez de serem levadas ao forno. Para assar a massa eu recomendaria que você usasse um molho mais farto, como por exemplo o molho branco, ou o 4 queijos ou até mesmo o sugo, assim ele não corre o risco de “sumir” quando a massa ficar pronta. Beijo e obrigada pelo elogio ao blog :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *