Escondidinho light

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

E quem foi que disse que escondidinho não pode ser light? A boa notícia é que pode sim gente! Dá para se deliciar com esta gostosura sem ter que usar batatas ou mandioca que são em tese mais calóricas. O segredinho é fazer com outros vegetais mais magrinhos. No caso desta receita eu usei cenoura e abóbora japonesa e vou confessar que ficou até mais gostoso do que o escondidinho tradicional!

Eu sou suspeita para falar porque amo abóbora, em sopas, em purês, em massas, em risotos, sou super fã! E esses dias eu queria muito comer um escondidinho, mas aí eu pensei em fazer uma versão light com pouca gordura e resolvi usar umas cenouras e alguns pedaços de abóbora em vez de mandioca para fazer o purê do escondidinho e o resultado de fato me surpreendeu, ficou muito saboroso!

Para quem não dispensa uma carne esta opção é bacaninha porque usa carne e usa vegetais, é um prato completo. Queridos amigos nordestinos, vocês me perdoam por excluir a querida macaxeira da receita tão tradicional? E logo aviso que não é que eu não goste, pelo contrário, amo uma macaxeira, mas para um dia de semana a abóbora é mais levinha e permite consumir mais do que um prato no jantar ;) E “gordinho” sempre gosta de pensar assim, né?!

Então bora copiar esta receita que é boa demais!

ESCONDIDINHO LIGHT – COM PURÊ DE CENOURA E ABÓBORA

(para 2 pessoas)

Ingredientes:

  • 1 cenoura grande descascada e ralada
  • 2 xícaras (chá) de abóbora descascada e cortada em cubos (usei a japonesa)
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 250g de carne bovina moída
  • 1 colher (chá) de óleo de canola
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 dente de alho picado
  • 3 colheres (sopa) de queijo branco cortado em cubinhos
  • pimenta e sal a gosto

Modo de Preparo: Pré-aqueça o forno em 200º. Você vai precisar de 2 panelas, uma para o purê de vegetais e outra para a carne. Na panela do purê coloque a cenoura ralada com os pedaços de abóbora, cubra com água quente e leve ao fogo médio com a panela tampada para cozinhar até que os vegetais estejam macios. Quando a água secar tempere com sal a gosto, amasse os vegetais com um amassador de legumes ou bata com um mixer (ou liquidificador). Reserve. Na panela da carne aqueça o óleo de canola e refogue a cebola e o alho. Depois junte a carne moída, tempere com sal e pimenta a gosto e refogue até dourar. Forre o fundo de um refratário com a carne e cubra com o purê de vegetais. Salpique o queijo branco picadinho por cima do purê e leve para gratinar por 10 minutos em 200º. Sirva em seguida.

Bom Apetite!

 

 

4 Comentários para “Escondidinho light

    • Nalhiane, eu sou péssima para calcular calorias, mas sei que como a abóbora é muito pouco calórica e a carne é feita quase sem gordura o escondidinho é magrinho. Imagino que uma porção tenha 200 calorias, calculando bem por cima. Mas se você tiver uma nutricionista de confiança é bom confirmar com ela ;)
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *